Questões sobre Interpretação de Textos

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As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento que possui como um dos eixos integradores o item “Diversidade e Inclusão”. Sobre este eixo, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O documento enfatiza e corrobora com alguns paradigmas sobre a Educação Especial, como o paradigma da integração, que destaca que as pessoas com deficiência precisam se adaptar às escolas e não o inverso.

    B) Neste eixo, o documento inclui a temática das relações étnico-raciais e de gênero não somente como indicação de conteúdos de necessária abordagem no contexto da educação formal mas como um compromisso de um ambiente escolar inclusivo atento também a tais questões.

    C) Ao abordar sobre Educação Especial e Inclusiva o documento esboça um quadro com o histórico das leis sobre a Educação Especial no Brasil.

    D) Os estudos de gênero podem promover reflexões e um confronto com o preconceito e os estereótipos oferecendo aos estudantes bases para o exercício da cidadania, combate ao machismo e à homofobia.

A permanente atenção às condições que permitam uma real inclusão deve estar presente em diversos contextos sociais. Foram muitas as terminologias utilizadas no contexto da Educação Especial e que atualmente não são mais cabíveis. Sobre a temática assinale a alternativa correta:

    A) O termo correto para pessoa com deficiência, utilizado nos documentos legais, é “pessoa portadora de deficiência”.

    B) “Pessoa com transtorno mental” é o termo adequado em detrimento de “doente mental”.

    C) A “Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, em 2006, consolidou o termo “portador de deficiência”.

    D) Deficiência auditiva é o termo utilizado exclusivamente para quem tem perda total da audição.

No que se refere à Acessibilidade e à Tecnologia Assistiva (TA), verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Acessibilidade foi tratada na “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência” como a possibilidade das pessoas com deficiência viverem com uma autonomia relativa, mediante auxílio, assistência e amparo para participar de algumas atividades da vida coletiva.
II. Tecnologia Assistiva é um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem pensada e executada para minimizar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
III. Muitas iniciativas inovadoras da informática resultam em Tecnologias Assistivas responsáveis por equipamentos e softwares no campo educacional desenvolvidas especialmente para a integração dos deficientes em ambientes e mecanismos de aprendizagem. As TAs são, portanto, uma definição exclusiva para estes objetos físicos, dispositivos ou equipamentos.

    A) Somente a afirmativa II e III estão corretas.

    B) Somente a afirmativa I e III estão corretas.

    C) Somente a afirmativa I e II estão corretas.

    D) Somente a afirmativa II está correta.

Verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. II. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica. III. A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. IV. A meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.

    A) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e IV são corretas.

Sobre a temática fluência digital, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A fluência digital afastou as pessoas de seu lado mais humano, substituindo relacionamentos interpessoais por máquinas e reduzindo o desenvolvimento da colaboração, empatia e outras relações socioemocionais no ambiente escolar.

    B) É necessário preparar os estudantes para saber empregar as ferramentas digitais, com experimentação ainda no ambiente escolar. Para além da fluência, também como forma de trabalhar a autonomia, a segurança, o uso consciente e apropriado, ético, reflexivo e criativo.

    C) Os textos, cada vez mais, apresentam informações variadas, através de recursos multimodais e dinâmicos. A capacidade de disseminação que a esfera digital apresenta traz a necessidade de maior atenção para as informações contidas neles de forma explicita e implícita. Assim, a fluência digital consiste, também, na possibilidade para transformar os estudantes em leitores responsivos e críticos.

    D) As habilidades de aprendizagens devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares, sendo primordial abordar gêneros digitais, notícias falsas e o pensamento computacional.

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.

    A) São corretas apenas as assertivas III e IV.

    B) São corretas apenas as assertivas I e III.

    C) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    D) São corretas apenas as assertivas I e II.

O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).


Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens. 

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum. 

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC)

Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma análise cuidadosa do texto permite ao leitor entender que, em um mundo rico em recursos tecnológicos, onde os alunos têm um amplo acesso às informações da Internet, o papel do professor torna-se cada vez mais obsoleto. Para resgatar a sua importância no meio educativo, os professores devem sempre privilegiar a realização de aulas exclusivamente teóricas e expositivas, utilizando uma linguagem excessivamente rebuscada e repleta de termos técnicos, defende o texto.

II. Fica evidente ao leitor, após a leitura do texto, que a prática do ensino é, antes de tudo, um esforço dialógico que envolve o professor, os alunos e os pais. É, também, o resultado de uma autoavaliação do profissional de educação que busca, antes de formar uma consciência cidadã nos alunos, compreender os próprios interesses e desejos de longo prazo, conforme se pode inferir do texto.

III. O texto apresenta ao leitor um pressuposto de que é evidente a lógica de que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana devem ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente” e que, para tal, é necessário que sejam selecionados conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Após o preenchimento do requerimento de matrícula e a entrega dos documentos pessoais e escolares do aluno, faz-se necessária a organização desses documentos em sua pasta individual. Essa pasta deve conter documentos escolares, EXCETO qual?

    A) Requerimento de matrícula.

    B) Ficha de saúde.

    C) Ficha familiar.

    D) Cópia de documentos pessoais.

Cabe à instituição de ensino, a qual o aluno se desvinculou, emitir o histórico escolar, no prazo de 30 dias. Diante dessa afirmativa quais as informações imprescindíveis devem conter nesse documento? Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - Identificação completa da instituição de ensino e do aluno. II - Informação sobre a série / o ano ou o período, uma etapa, o ciclo ou a fase cursada na instituição ou em outra instituição frequentada atualmente. III - Síntese do sistema de avaliação do rendimento escolar adotada pela instituição de ensino.

    A) Apenas como afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I e III está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

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