Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe.

  • A. Elaboração de uma planilha com previsão de gastos com material de consumo e permanente e aquisição de computadores e softwares de análise de dados.
  • B. Recrutamento e treinamento de pessoas, distribuição de tarefas ou funções e indicação de locais de trabalho.
  • C. Elaboração de um esquema de pesquisa que poderá ser alterado ao longo da investigação e planilha constando os valores a serem pagos para cada pesquisador.
  • D. Elaboração dos objetivos, formulação do problema e definição dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa proposta.

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, apenas.
  • C. III e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.

A construção do projeto de pesquisa exige conhecimentos, tanto sobre o tema escolhido quanto sobre o estágio atual dos estudos referentes a ele. Por isso, no projeto devem aparecer três polos intrínsecos do processo de construção do conhecimento: o epistemológico, o teórico e o metodológico. Qual afirmativa NÃO traduz a definição desses métodos?

  • A. Caracteriza-se pela atitude problematizadora, ou seja, realiza a crítica e discute o caminho percorrido pela ciência no que tange àquilo que o pesquisador deseja aprofundar em termos de conhecimentos e que fundamenta a pesquisa para que possa avançar na explicitação do objeto de estudo e da relação deste com os sujeitos de investigação.
  • B. Refere-se aos estudos já desenvolvidos por diferentes autores sobre aquele tema, bem como o estágio atual das pesquisas.
  • C. Refere-se, exclusivamente, à análise rigorosa dos planos de estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores sobre temas diversos.
  • D. Diz respeito aos caminhos e às técnicas que o pesquisador deve percorrer para realizar sua pesquisa.

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, F, V, F

O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo

  • A. Plano Político Pedagógico.
  • B. Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • C. Plano de Desenvolvimento Acadêmico Institucional.
  • D. Plano Político Acadêmico.

As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar:

  • A. São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, além de recursos da iniciativa privada captados por meio de doações, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino.
  • B. São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, pertencentes aos governos estaduais e municipais, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino.
  • C. Foram criados em cumprimento aos dispositivos do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) que estabelece como uma das diretrizes a necessidade de mais recursos para o cumprimento das metas de novas matrículas na educação básica pública.
  • D. Garantiram a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), pois foram concebidos a partir da definição dos insumos necessários à garantia de uma educação de qualidade.

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, V

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:

  • A. Conhecimento = saber fazer / Habilidade = ser;
  • B. Conhecimento = saber / Atitude = saber fazer;
  • C. Habilidade = ser / Atitude = saber fazer;
  • D. Atitude = saber / Conhecimento = saber fazer;
  • E. Habilidade = saber fazer / Atitude = ser.

O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais. Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:

  • A. implantar um modelo de gestão de pessoas de natureza matricial;
  • B. conceber ações educacionais nas modalidades presencial, à distância e mista;
  • C. alinhar as diretrizes e práticas de desenvolvimento de pessoas às estratégias do negócio;
  • D. ser veículo de disseminação das demandas empresariais e da comunicação organizacional;
  • E. utilizar, de forma intensiva, as tecnologias aplicadas à educação corporativa.
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