Questões sobre Principais Autores

Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques citados na questão anterior, derivam algumas concepções distintas de gestão escolar, quais sejam:


I. Técnico-científica.

II. Partidário-democrática.

III. Autogestionária.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico (LIBANÊO, 2013, p. 167). Neste sentido, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) O método de ensino expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado.
(__) Os métodos dependem dos objetivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade.
(__) Antes de se constituírem em passos, medidas e procedimentos, os métodos de ensino se fundamentam em um método de reflexão e ação sobre a realidade educacional.
(__) Os métodos de ensino são determinados por uma concepção sociopolítica e pedagógica do processo educativo.

A sequência correta é:

    A) F, V, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, F, F.

    D) V, F, V, F.

    E) V, V, V, V.

A Didática e a formação profissional do professor, segundo Libâneo (2003), trazem duas dimensões da formação do professor para o trabalho didático em sala de aula. Nessa perspectiva, marque V para verdadeiro e F para falso:

(__) A primeira destas dimensões é a teóricocientífica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.

(__) A segunda é a prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
(__) A primeira destas dimensões é a científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.
(__) A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.

A sequência correta é:

    A) F, V, V, F.

    B) V, F, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) V, F, V, F.

    E) F, V, F, V.

Sobre a proposta de alfabetização do educador Paulo Freire está correta a afirmação:

    A) Há uma etapa dedicada à descoberta do universo vocabular, em que são levantadas as palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos alunos e do grupo social a que eles pertencem.

    B) A humanização do mundo por meio da ação cultural libertadora, busca na lógica mecanicista a consciência que cria a realidade, elucidando o mecanismo objetivo, portanto, a consciência é reprodução da realidade.

    C) O educador é portador da consciência mais avançada de seu meio, é ele quem determina e estabelece os percursos do aprendizado e das diretrizes nas quais se constrói a alfabetização.

    D) O alfabetizando adulto é visto receptáculo do saber, no sentido do conceito de cultura e sujeito da educação, sempre objeto dela, e se concretiza em um diálogo entre os sujeitos educadores e educandos.

No desenvolvimento infantil, Piaget descreve o surgimento do egocentrismo como uma das características na qual a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica. O egocentrismo é característica de qual fase?

    A) Período das operações concretas.

    B) Período Sensório-motor.

    C) Período das operações formais.

    D) Período pré-operatório.

Para Libâneo (2013), os princípios básicos do ensino fundamentam teoricamente a orientação do trabalho docente. Estes princípios também indicam e orientam a atividade do professor rumo aos objetivos gerais e específicos. Estes princípios básicos de ensino são:

I. Ter caráter comum e sistemático.
II. Ser compreensível e possível de ser assimilado.
III. Assegurar a relação conhecimento-prática. Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem.
IV. Garantir a solidez dos conhecimentos; Levantar vínculos para o trabalho coletivo.

Assinale a alternativa correta:

    A) I, III e IV estão corretas.

    B) I, II e III estão corretas.

    C) I, II, III e IV estão corretas.

    D) I e IV estão corretas.

    E) II, III e IV estão corretas.

Segundo Libâneo, o ato didático é formado por três componentes: o professor, o aluno e a(o):

    A) Avaliação.

    B) Matéria.

    C) Aula.

    D) Exame.

    E) Planejamento.

Ao analisar o movimento denominado de Pedagogia Renovada, Libâneo identifica as seguintes características:
I. Preponderância de agentes externos na formação do aluno. II. Respeito às capacidades e às aptidões individuais. III. Individualização do ensino conforme os ritmos próprios de aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Para Libâneo, a importância do planejamento escolar para o trabalho docente está em:
I. Assegurar sua unidade e sua coerência. II. Facilitar a preparação das aulas. III. Possibilitar a realização de um trabalho de qualidade.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Para Perrenoud (2000), o professor deve adotar algumas competências necessárias para ensinar. Com isso, ele elenca competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo de sua carreira, quais sejam:

I. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
II. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação.
III. Participar da administração escolar.
IV. Administrar a própria formação.

Estão corretas:

    A) Apenas I e II.

    B) I, II, III e IV.

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas I, II e III.

    E) Apenas III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...