Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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A pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas. Quando necessário, a pessoa com deficiência será submetida à curatela, conforme estabelece a lei. A definição de curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva extraordinária, proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível. Em que momento os curadores são obrigados a prestar contas de sua administração ao juiz? (Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, art. 84 e seus §§ 1º, 3º e 4º).

    A) Anualmente.

    B) Mensalmente.

    C) Semanalmente.

    D) A cada 02 (dois) anos.

A Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em seu art. 74 garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. O art. 75 afirma que o poder público desenvolverá plano específico de medidas, que devem ser renovados:

    A) A cada período de 3 (três) anos.

    B) A cada período de 4 (quatro) anos.

    C) A cada período de 5 (cinco) anos.

    D) A cada período de 6 (seis) anos.

Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia. Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise os itens abaixo: I. Por intermédio dessa linguagem é possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, entre outras coisas — sempre envolvendo a ideia da produção do espaço: sua organização e distribuição. II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos. III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas o item III está correto.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas os itens I e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Os conceitos que são a base estrutural da Geografia no âmbito das Ciências Humanas são, EXCETO:

    A) Paisagem

    B) Lugar

    C) Espaço e Tempo

    D) Território

    E) Trabalho, memória e cultura

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Em relação ao raciocínio geográfico analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso: ( ) Uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas. ( ) Extensão: espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. ( ) O conceito de espaço é separável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados separadamente como um processo. ( ) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, F, V, F

    B) V, V, F, V

    C) V, F, F, V

    D) F, F, V, V

    E) V, V, V, F

Em relação ao questionamento do que ensinar, o principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em:

    A) Conteúdos conceituais e atitudinais.

    B) Conteúdos atitudinais e procedimentais.

    C) Conteúdos integrantes, conceituais e atitudinais.

    D) Conteúdos conceituais e integrantes.

    E) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.

Segundo o PCN, as atividades de leitura devem trabalhar com conteúdos que contemplem três tipos de conhecimentos, são eles:

    A) Conhecimento de mundo, conhecimento de organização textual e conhecimento sistêmico.

    B) Conhecimento de mundo, conhecimento literário e conhecimento sistêmico.

    C) Conhecimento literário, conhecimento sistêmico e conhecimento fonético.

    D) Conhecimento de mundo, conhecimento léxico – conhecimento sistêmico.

    E) Conhecimento de mundo, conhecimento léxico e conhecimento fonético.

Em relação a avaliação, o PCN diz que quanto à compreensão escrita, o aluno deverá ser capaz de, EXCETO:

    A) Demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos (gravuras, tabelas, fotografias, desenhos) e/ou em palavras cognatas.

    B) Selecionar informações específicas do texto.

    C) Demonstrar conhecimento da organização textual por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais.

    D) Demonstrar consciência de que a leitura é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra.

    E) Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

    B) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    C) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

    D) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindolhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    B) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    C) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

    D) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

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