Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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A relação professor-aluno já teve vários nuances no decorrer da história. Para chegar ao padrão atual, houve uma trajetória baseada em correntes filosóficas e tendências pedagógicas que determinaram o papel dos atores de acordo com os princípios vigentes de cada época. Para se chegar no modelo de relação professor-aluno que se tem hoje, foi necessário passar por uma série de transformações nos papéis dos envolvidos. Os paradigmas que temos atualmente envolvem: I. Igualdade de oportunidades. II. Respeito a diversidade. III. Democratização do saber. IV. Desenvolvimento humano nos seus aspectos individual, social e transcendental. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos

    E) Todos os itens estão corretos.

Segundo o PCN – Língua portuguesa – 1º e 2º ciclo a produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos:
Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. ( ) Atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados. ( ) Atividades de produção oral de planejamento de um texto, de elaboração propriamente e de análise de sua qualidade. ( ) Atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre sentido de comunicação de fato: exposição oral, sobre temas estudados apenas por quem expõe; descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos em situações onde isso se faça necessário; narração de acontecimentos e fatos conhecidos apenas por quem narra, etc.
Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V

    B) V, F, V, V

    C) F, V, V, F

    D) V, V, V, F

    E) V, V, F, V

Como incentivar a leitura na sala de aula? 4 dicas!

    Aprender a ler é uma das principais conquistas do início da vida. O contato com a literatura favorece todo o desenvolvimento da criança, sendo capaz de melhorar a comunicação, fortalecer os laços afetivos e instigar o raciocínio lógico e a concentração. Saber como incentivar a leitura na sala de aula então é fundamental como exemplo e estímulo para adquirir esse hábito.
    Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. Se para as crianças e adolescentes faz parte das tarefas e da descoberta do mundo, para adultos e idosos pode ser uma bela companhia para relaxar. O importante é que esta atividade nunca desapareça da sua rotina!
    [...]

Por que investir na leitura
    Ler é uma atividade com múltiplos benefícios: ativa o cérebro, desperta a criatividade, melhora a capacidade de interpretação, traz conhecimento, exercita a memória e trabalha a concentração. Sobretudo para o desenvolvimento infantil, é um exercício completo que ainda proporciona o aumento do vocabulário da criança, facilitando a sua comunicação e diversos outros aprendizados.
    A leitura em sala de aula reforça diariamente a aprendizagem, além de ajudar a criar esse hábito. Apesar de o período escolar ser cheio de conteúdos e livros didáticos a serem devorados, é importante estimular a criança a ler nas suas horas vagas assuntos de seu interesse, que lhe tragam prazer, informação e lazer.

Como incentivar a leitura na sala de aula
    Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula e fazer uma criança se apaixonar por esse hábito. Não é incomum ouvir que, nessa fase, eles preferem brincar, praticar algum esporte, jogar videogame ou se dedicar a outras atividades.
    A leitura em sala de aula pode ser o ponto de partida para adquirir esse hábito, principalmente se dentro de casa não há muitos estímulos. Estar atento aos pequenos costumes faz toda a diferença no resultado final, confira algumas dicas de como incentivar a leitura na sala de aula.

Sinalize a importância da leitura
    O passo primordial é demonstrar sempre a importância da leitura como fonte de informação, imaginação, cultura, vocabulário, valores. Incentive o contato e o respeito pelo livro e faça com que este não seja um objeto distante, mas sim parte do seu cotidiano. Essas são boas atividades para incentivar a leitura.

Facilite o acesso às obras
    A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura, onde os estudantes tenham acesso às unidades literárias, também deve ser uma preocupação da instituição e é também um ponto fundamental de como incentivar a leitura na sala de aula.
    Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet, reduzindo custos de aquisição de material, armazenamento ou problemas como perdas. As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades.

Promova eventos
    O teatro, a música, a dança e até a culinária podem ser bons aliados em como incentivar a leitura na sala de aula. Declamar poesias, representar romances ou comédias, testar receitas e diversos outros tipos de apresentações, ajudam a movimentar o ambiente escolar utilizando bases literárias e os talentos de cada um.
    Você ainda pode sugerir a criação de um jornal ou revista da turma. Para isso, divida produção do conteúdo entre os alunos e programe um evento para o lançamento.

Diversifique os temas e os gêneros
    Muitas crianças não se dedicam a ler as mesmas histórias que os outros colegas, mas gostam de ler enciclopédias, livros sobre animais, mapas ou outras curiosidades. Essa é uma maneira generosa de como incentivar a leitura na sala de aula. O essencial é não deixar que esse prazer seja perdido ou visto como uma obrigação, apresentando diversos gêneros e formas de praticar a leitura até que cada uma encontre a que mais lhe agrada.

A escola, muitas vezes, é o principal, senão o único setor da vida da criança em que ela é exposta à leitura. Sabendo que o estímulo à leitura com o público jovem não é uma tarefa fácil, qual das alternativas abaixo NÃO é citada no texto como um obstáculo ao hábito da leitura?

    A) O videogame

    B) Falta de estímulo dos pais

    C) Alto preço dos livros

    D) Prática de esportes

    E) Brincadeiras

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    B) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindo-lhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    C) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

    D) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    B) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

    C) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    D) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

    A) Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

    B) Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.

    C) Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

    D) A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio: História, tendo como referência os princípios enunciados para o ensino médio (competências, interdisciplinaridade, contextualização), apresenta-se a seguir uma proposta de explicitação dos conceitos estruturadores para a disciplina História, sendo estes:

    A) Poder, cidadania, lazer, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho e memória.

    B) Cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, poder e economia.

    C) Poder, cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, memória.

    D) Poder, cidadania, lazer, história, processo histórico, tempo, mudanças e permanências, trabalho, memória.

    E) Lazer, cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, economia, memória.

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:

    A) Diminuição dos espaços escolares.

    B) Manutenção da saúde física do aluno.

    C) Relacionamento com a comunidade escolar.

    D) Imaleabilidade do currículo escolar.

De acordo com os PCNs, as diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade. O tempo é um dos conceitos mais complexos de entendimento, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume. O tempo pode abarcar concepções múltiplas. Relacione as colunas Coluna 1 1. Tempo Cronológico 2. Tempo da Duração 3. Ritmos de Tempo Coluna 2 ( ) No estudo da História, considera-se que o que existiu teve um lugar e um momento. ( ) No estudo da História, considera-se, ainda, a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e sequenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais. ( ) No estudo da História considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades. ( ) Utilizam-se, então, calendários, para possibilitar que diferentes pessoas possam compartilhar de uma mesma referência de localização dos acontecimentos no tempo. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 1

    B) 1, 3, 2, 1

    C) 2, 3, 1, 2

    D) 3, 2, 1, 3

    E) 2, 1, 3, 1

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindo-lhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    B) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

    C) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    D) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

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