Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Produzir textos escritos é um ato complexo, pois envolve o desenvolvimento da capacidade de coordenar e integrar operações de vários níveis e conhecimentos diversos: linguísticos, cognitivos e sociais. Assinale alternativa que se aos aspectos sociais:

    A) Levar em consideração quanto o campo psicológico a qual essa atividade está vinculada.

    B) Levar em consideração assim como o objeto de conhecimento envolvido.

    C) Levar em consideração tanto o contexto de produção e interlocução.

    D) Levar em consideração o registro do texto atendendo a finalidade.

A mediação da aprendizagem é uma forma especializada de interação entre um sujeito que aprende e um sujeito que ensina, sobre o critério Intencionalidade e reciprocidade de mediação assinale alternativa CORRETA em relação ao mediador:

    A) O mediador precisa ter o objetivo de ensinar e, por meio de suas ações, garantir que o que está sendo ensinado realmente seja aprendido.

    B) O mediador deve auxiliar o aluno a desenvolver metacognição para que seja possível, a partir do trabalho, da reflexão e da interação com o objeto de aprendizagem, a generalização e abstração objetivando a construção de novos conceitos a partir daqueles iniciais.

    C) O mediador deve agregar valores ao que ensina que vão ao encontro das necessidades e contexto do mediado, aumentando sua motivação para aprender.

    D) O mediador deve conduzir o próprio mediado a buscar ou agregar significado às suas experiências, da relação do aprendido com a realidade do sujeito.

Referente ao Projeto Político Pedagógico, complete a lacuna abaixo:


“______________é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira, exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não-permanência do aluno na sala de aula, inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.

    A) Qualidade

    B) Igualdade

    C) Gestão Democrática

    D) Liberdade

O Projeto Político Pedagógico é um documento que mostra os objetivos e ações que devem ser adotados por uma escola, porém esses objetivos e ações devem sempre pensar no ambiente que a escola está inserida, no público que a frequenta e nos profissionais que ali trabalham. Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA acerca do Projeto Político Pedagógico.

    A) O Projeto Político Pedagógico é elaborado apenas pela equipe diretiva.

    B) Os pais podem participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico.

    C) O Projeto Político Pedagógico deve ser revisado a cada 5 anos.

    D) Os alunos não têm participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico.

A educação abrange os processos ____________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações ___________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) formativos – culturais

    B) fundamentais – políticas

    C)

    gerenciais – administrativas



    D) cognitivos – religiosas

    E) biotecnológicos – tecnológicas

A educação tem por finalidade:

    A) A interpretação dos objetivos propostos pela escola para reduzir o grau de incerteza e possibilitar mais segurança quanto ao desempenho do educando.

    B) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    C) A execução e a manutenção das rotinas da escola e o envolvimento de uma maior interação humana do que nas demais funções pedagógicas.

    D) A identificação antecipadamente de quais são os objetivos da sociedade, definindo os meios disponíveis e relacionando o melhor curso de ação para atingi-los.

    E) A implementação dos planos organizacionais, estabelecendo a divisão do trabalho e alocando, de forma otimizada, os recursos disponíveis na escola.

Em relação à Pedagogia das Competências, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, segundo as teorias de Perrenoud.

( ) As competências não são vistas como um caminho, mas como um efeito adaptativo do homem às suas condições de existência. ( ) Para as competências que percebemos já ter desenvolvido, necessitamos adequá-las aos usos a que se destinam, o que, por si só, já mobiliza outras competências em nós, relativas à capacidade de avaliação. Tal processo avaliativo pode ser utilizado como estratégia facilitadora ao trabalho do professor em sala de aula, bem como estratégia para impulsionar tal profissional em busca de cursos de formação continuada que auxiliem na continuidade do seu desenvolvimento enquanto educador. ( ) No que diz respeito aos alunos, devemos saber que existem competências não escolares que desenvolvemos a partir das relações sociais que estabelecemos e as nossas condições de existência. Por isso, a escola deve levá-las em consideração, aproveitando-as de forma a auxiliar o desenvolvimento das competências escolares que ainda necessitem ser desenvolvidas pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) F – F – V.

    D) V – V – V.

    E) F – F – F.

De acordo com Vasconcellos, o ____________________________ é o plano dos níveis intermediários (cursos, departamentos, áreas) ou dos serviços no interior da escola (direção, coordenação/supervisão, orientação, secretaria). Esse plano, em termos institucionais, é equivalente ao projeto de ensino-aprendizagem, devendo, portanto, estar referido também ao Projeto Educativo da Escola.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Projeto de Trabalho

    B) Planejamento Setorial

    C) Planejamento Curricular

    D) Planejamento do Sistema de Educação

    E) Projeto Universal de Educação

De acordo com Moran, as instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos: um mais suave – mudanças progressivas – e outro mais amplo – com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como:

I. O ensino por projetos de forma mais interdisciplinar. II. O ensino híbrido ou blended. III. A sala de aula invertida.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a proposta curricular dentro do Projeto Político-Pedagógico( PPP) na escola:

    A) A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.

    B) Tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da escola para transformar sua realidade cotidiana em algo melhor.

    C) Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

    D) Deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...