Questões de Pedagogia da ACCESS Seleção

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Paulo Freire aponta, em seu livro Pedagogia da Autonomia, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

A afirmação acima significa que:

  • A.

    a seleção de conteúdos deve ser guiada pela prática do professor.

  • B.

    a escola é um espaço de construção e produção de conhecimento, de cultura

  • C.

    a escolha dos conteúdos não é uma opção instituída de significados.

  • D.

    a educação escolar transfere conhecimentos de geração a geração.

  • E.

    o conhecimento escolar não deve considerar seu contexto de produção.

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

  • A. inatista.
  • B. cognitivista.
  • C. sociointeracionista.
  • D. comportamentalista.
  • E. humanista.

As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.

Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.

Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.

Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.

Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.

As questões colocadas acima dizem respeito ao:

  • A. conceito de aprendizagem significativa somente.
  • B.

    desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente.

  • C. grau de elaboração do trabalho escolar oferecido.
  • D.

    tipo de conhecimento curricular existente fora da escola.

  • E.

    objeto de aprendizagem revelado pelo processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.

  • A.

    discussão, após observação feita, das transformações que estão acontecendo na sua paisagem cotidiana

  • B.

    organização de um esquema apresentando a escola como centro polarizador, para alunos e funcionários, e polarizado

  • C.

    representação gráfica das formas naturais e construídas que compõem a paisagem de um bairro

  • D.

    mapeamento do lugar onde o aluno mora, mostrando o uso do solo e os espaços por onde circula em seu dia-a-dia

  • E.

    leitura e interpretação de um texto sobre a modificação do espaço geográfico feita pelo trabalho de muitas pessoas

O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção.

  • A.

    descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório

  • B.

    controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações

  • C.

    democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório

  • D.

    reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas

  • E.

    empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações

Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:

É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:

  • A. as diferenças sociais e culturais.
  • B. a diversidade racial.
  • C. a aculturação.
  • D. a divisão natural do trabalho.
  • E. os diferentes tipos de preconceito.

Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.

Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:

  • A. histórico.
  • B. intuitivo.
  • C. social.
  • D. físico.
  • E. psicológico.

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

  • A.

    intenciona perpetuar valores culturais e sociais e traduz as opções pedagógicas do sistema de ensino.

  • B.

    favorece a reprodução dos valores sociais e propõe opções educativas que levam à construção das estratégias pedagógicas.

  • C.

    expressa a formação do cidadão para um tipo de sociedade e define as ações educativas para que a escola cumpra suas intenções educacionais.

  • D.

    traduz os anseios da sociedade e coordena as ações pedagógicas traçadas pelo corpo técnico-administrativo da escola.

  • E.

    rompe com as estruturas sociais e políticas e trata de especificar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e sua equipe.

Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.

  • A.

    organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato

  • B.

    elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado

  • C.

    confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário

  • D.

    utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção

  • E.

    discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica

Observe atentamente a foto abaixo.

Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.

A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.

A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:

  • A. estruturalista.
  • B. positivista.
  • C. fenomenológica.
  • D. tecnicista.
  • E. crítica.
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