Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação ao sono e à segurança do sono do bebê, assinale a opção correta.

    A) A posição mais segura para o sono do bebê é a de barriga para cima (posição supina), em superfície firme, sem brinquedos, cobertores ou travesseiros.

    B) A posição mais segura para o sono do bebê é a de bruços.

    C) A posição mais segura para o sono do bebê é a de lado.

    D) Práticas populares como ninar o bebê no colo e balançá-lo em redes ou carrinhos são recomendáveis, pois garantem um sono tranquilo e sem despertares.

    E) É recomendável que o bebê, durante seus primeiros meses de vida, durma na cama com seus pais, visto que essa prática é a mais segura.

Um bebê de três meses de idade com bom desenvolvimento neuropsicomotor deve ser capaz de

    A) rolar em superfícies planas, mudando da posição de barriga para cima para a de bruços.

    B) sentar-se sem apoio.

    C) emitir sons com sílabas duplicadas, como “papᔠe “dadá”.

    D) sorrir quando estimulado.

    E) buscar ativamente objetos e levá-los à boca.

Acerca do papel da ludicidade e do direito da criança à brincadeira, é correto afirmar que

    A) as brincadeiras priorizam o desenvolvimento da capacidade física em detrimento da cognitiva.

    B) as brincadeiras constituem uma linguagem expressiva e motora, sendo um suporte para a estruturação psíquica da criança.

    C) o lúdico torna-se um espaço de aprendizagem somente quando os objetivos pedagógicos, assim como as regras específicas, são previamente definidos e obedecidos.

    D) a brincadeira competitiva deve ser central na educação infantil, porque traz uma concepção de sucesso para a vida.

    E) o auxiliar do professor deve sempre observar as crianças na brincadeira, fazendo anotações sobre o desempenho delas.

No âmbito de uma instituição de educação infantil, contemplar o cuidar e o educar significa

    A) compreender o cuidar como uma forma secundária ao processo pedagógico do educar.

    B) compreendê-los a partir de parâmetros que respeitem a diversidade, o momento e a realidade próprios da infância.

    C) compreendê-los como aspectos exclusivos do atendimento nas creches.

    D) compreender como seu objetivo primário a educação assistencialista voltada aos mais carentes.

    E) compreender como objetivo primário do processo educativo preparar as crianças para a alfabetização.

Acerca da criança, do ato de educar e de primeiros socorros, assinale a opção correta.

    A) A dicotomia entre educar e cuidar na educação infantil é resultado da função social da creche.

    B) O Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até onze anos de idade completos e adolescente aquela com idade entre doze e dezesseis anos.

    C) Assoprar o rosto da criança é uma técnica primordial de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que, entalado nas vias respiratórias, impeça a pessoa de respirar.

    D) A ludicidade envolve atividades de caráter livre, cabendo à criança a escolha de participar ou não delas.

    E) Promover o lúdico na educação infantil é essencial, pois, a partir de jogos e brincadeiras, as crianças se relacionam com instrumentos e signos que permitem a sua aculturação no processo de aprendizagem.

A respeito de jogos educacionais e atividades lúdicas, assinale a opção correta.

    A) Brincadeiras como desafio, brincadeiras de rua e jogos de imaginação podem prender a atenção e ensinar com eficiência.

    B) Os jogos no ensino formal têm como desvantagem a limitação de estimular somente os sentidos da audição e visão.

    C) Atividades lúdicas e jogos educativos não são adequados à educação infantil.

    D) Brincadeiras e jogos devem ser propostos apenas quando o objetivo não for a aprendizagem.

    E) Jogos e atividades lúdicas podem ser aplicados em qualquer situação e sempre produzirão aprendizagem.

A respeito da aprendizagem colaborativa, assinale a opção correta.

    A) A aprendizagem colaborativa deve ocorrer presencialmente.

    B) Na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é resultado de um consenso entre os membros de uma comunidade de conhecimento.

    C) Na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é resultado da atuação de um líder, que busca fazer suas ideias prevalecerem sobre as dos demais membros do grupo.

    D) A aprendizagem colaborativa busca reforçar os papéis sociais de subordinação e de autoridade.

    E) Na aprendizagem colaborativa, a reflexão ocorre apenas por parte dos aprendentes.

Com relação à educação social, que é objeto material da pedagogia social, julgue os itens a seguir.
I A educação social recorre à análise da situação existente, refletindo sistematicamente sobre essa realidade para poder atuar.
II As mudanças e novas emergências da sociedade transformaram, em alguma medida, a educação social e a atuação do educador social.
III A prática educativa e o processo de ensino-aprendizagem acontecem exclusivamente no ambiente escolar.
IV Embora existam várias concepções de pedagogia social, atualmente, no Brasil, ela é abordada sob a perspectiva do assistencialismo.

Estão certos apenas os itens

    A) I e II.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I, III e IV.

    E) II, III e IV.

Dia 25 de janeiro de 2000, cabeça baixa na viatura, de repente um portão de ferro me assusta depois de ter sido fechado com brutalidade: "escuta aí, ladrão, daqui pra frente você só escuta, mantenha a cabeça baixa e responda ‘sim senhor’ ou ‘não senhor’. Entendeu?". Foi a primeira coisa que ouvi ainda na porta de uma unidade da FEBEM. Quando entrei, o que eu pensava era que há pouco eu estava na rua, depois olhava para o lado e via todos olhando diferente. Não via mais um sorriso amigo. Apenas rostos angustiados, olhares de medo e sem esperança. Isso foi o que mais me chocou: um monte de meninos de cabeça baixa, sem expectativa de vida, sem um objetivo. Para todos, a vida tinha acabado. Para mim também. A capacidade era de aproximadamente 70 jovens, mas havia pelo menos 350 dividindo aquele espaço, e eu dormia no corredor, num colchão com mais adolescentes. Fiquei dois dias nessa unidade e fui transferido para o Cadeião, uma cadeia de verdade. Olhava para os lados e só via grade, grade, grade. Também tinha o problema de superlotação. Fiquei dois meses no Cadeião e foi aí que perdi a esperança mesmo. Foi um longo tempo sem receber visita nem carta. Naquele momento, cercado de grades, percebi que realmente havia feito tudo errado.

Peterson Xavier do Nascimento. Viver para representar! In: Causos do ECA: histórias em retrato. O Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano. São Paulo: Fundação Telefônica, 2006, p. 68 (com adaptações).

Com relação às funções do educador social em casos como o de Peterson, relatado no texto anterior, julgue os próximos itens.
I O tratamento de situações como a de Peterson cabe à escola, pois os professores são os únicos com formação apropriada para atuar nesses casos.
II Casos como o de Peterson devem ser orientados por policiais, que poderão corrigir as falhas na educação.
III A atuação do educador social em casos como o de Peterson é um caminho que, com o apoio de outros profissionais, pode tornar mais viável a inclusão do menor que se encontra excluído na atual conformação da sociedade.
IV Em contextos como o de Peterson, a educação não formal pode contribuir para a construção da identidade e a recuperação da autoestima do jovem.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item III está certo.

    B) Apenas os itens I e II estão certos.

    C) Apenas os itens III e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

A educação formal


I é metodicamente organizada.

II segue um currículo, sendo dividida em disciplinas.

III segue regras e leis, dividindo-se por idade e nível de conhecimento.

IV deve ocorrer, principalmente, fora do espaço escolar. V tem os mesmos objetivos que a educação não formal e informal.



Estão certos apenas os itens

    A) I e V.

    B) I, II e III.

    C) I, III e IV.

    D) II, IV e V.

    E) II, III, IV e V.

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