Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é

  • A.

    introduzir o indivíduo na literatura e na arte.

  • B.

    compreender a finalidade da escrita.

  • C.

    universalizar o entendimento das pessoas a respeito de um dado saber ou pensamento.

  • D.

    entender as convenções sociais de maneira linear, pelo estudo da gramática.

Na produção de textos infantis, deve-se considerar que

  • A.

    é interessante perguntar à criança o significado do que ela escreveu, e é fundamental anotar suas respostas para acompanhar seu desenvolvimento.

  • B.

    os rabiscos e desenhos infantis constituem elementos das habilidades artísticas da criança, não devendo ser confundidos com escrita.

  • C.

    a criança, quando diz que está escrevendo, não tem idéia do que seja a escrita, encarando-a como uma brincadeira. Daí a importância de se estabelecer um roteiro prévio do que ela deve escrever.

  • D.

    a criança, quando escreve, procura copiar palavras já vivenciadas, conhecidas; por isso, o professor deve redobrar sua atenção ao corrigir os escritos infantis.

Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que

  • A.

    não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala.

  • B.

    um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras.

  • C.

    a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala.

  • D.

    suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras.

Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:

  • A.

    é pedagogicamente aconselhável que se ensine a escrita cursiva, devendo-se evitar a escrita de forma.

  • B.

    é mais importante desenvolver a habilidade motora das crianças para desenhar as letras. A representação e o significado do que se escreve é um elemento abstrato e deve ser explorado nas séries seguintes.

  • C.

    o objetivo principal da escrita é permitir a leitura; por isso a finalidade precípua da alfabetização é ensinar a escrever.

  • D.

    a origem social do indivíduo tem interferência secundária na aquisição da escrita.

De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a

  • A.

    formação da consciência dos educandos.

  • B.

    do saber formal, científico, técnico e artístico.

  • C.

    formação do homem como elemento transformador do seu mundo.

  • D.

    adaptação do indivíduo ao meio social, para que aprenda as respostas úteis aos desafios do ambiente.

Sabe-se que um dos papéis da escola é possibilitar às novas gerações a apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade. Sabe-se também que essa instituição é constituída por pessoas, seres que interagem e que buscam incessantemente novos conhecimentos. Por isso, a escola do século XXI deve adotar a seguinte premissa:

  • A.

    para que o professor acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, promovendo uma educação de qualidade, deve-se oferecer-lhe um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, instrumentos de formação continuada.

  • B.

    uma forma de obter o envolvimento do aluno no ensino matemático é explorar sua capacidade de entender o que o professor transmite e relacionar o conteúdo transmitido com o que ele conhece e domina, contextualizando esse conteúdo.

  • C.

    é na escola que o aluno adquire as habilidades de atribuir significados, estabelecer correspondências e fazer ordenações lógicas; daí a importância da escola no desenvolvimento da linguagem científica e matemática.

  • D.

    as brincadeiras e o trabalho com materiais pedagógicos devem ser explorados pelo professor como atividades motoras, mas pouco influem na aquisição da logicidade pelo indivíduo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...