Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a

  • A. subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo.
  • B. dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional.
  • C. eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista.
  • D. dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional.

No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que

  • A. ensinar a memorizar é uma de suas tarefas primordiais, independentemente da área de atuação de sua disciplina.
  • B. ele é a autoridade máxima em sala de aula, cabendo-lhe controlar as manifestações que possam colocar em risco o êxito do ensino.
  • C. a repetição dos conteúdos é a prática pedagógica fundamental para a aquisição de novos conhecimentos.
  • D. normas claras e explícitas e respeito às diferenças individuais contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho educativo e para o sucesso da aprendizagem.

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia

  • A. tradicional.
  • B. libertadora.
  • C. histórico-crítica.
  • D. da Escola Nova.

Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):

  • A. compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
  • B. entendimento da educação como processo tecnicista.
  • C. efetivo processo de transmissão de conhecimentos
  • D. comprometimento com a educação bancária.

Dentre as características da gestão democrática de uma escola, destaca-se o (a)

  • A. liberdade de organização do grêmio estudantil.
  • B. liberdade e a autonomia para a comunidade escolar definir o currículo.
  • C. fortalecimento das relações entre a família e a escola e dos laços de solidariedade humana.
  • D. participação de pais, alunos e professores no processo de discussão e deliberação das questões político-administrativas e pedagógicas da instituição escolar.

Considerando-se a importância da interação social para o processo de humanização do indivíduo, pode-se afirmar, em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, que

  • A.

    é impossível que seu desenvolvimento ocorra em um processo previsível, linear e gradual.

  • B.

    seu processo de desenvolvimento segue parâmetros previamente definidos e padronizados.

  • C.

    os espaços específicos de ensino-aprendizagem devem ser homogêneos e individualizados, distinguindo grupos específicos e privilegiando procedimentos reabilitadores e terapêuticos.

  • D.

    as diversidades pessoais, culturais e sociais dos educandos funcionam como fatores limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a

  • A.

    amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o humano, o ambiente e o conhecimento.

  • B.

    importância do livro didático como vetor principal da prática pedagógica.

  • C.

    estrutura curricular oficial como eixo disciplinador da ação pedagógica e do ambiente escolar.

  • D.

    preponderância do papel do professor em relação ao do aluno, em seus diferentes níveis e dimensões.

Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve

  • A.

    motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.

  • B.

    buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.

  • C.

    transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.

  • D.

    garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.

As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo

  • A.

    infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.

  • B.

    infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.

  • C.

    de adultos especialmente dotados.

  • D.

    juvenil, após a conclusão de sua formação básica.

Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

  • A.

    o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.

  • B.

    brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.

  • C.

    o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.

  • D.

    o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.

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