Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    pesquisa participante

  • B.

    pesquisa-ação

  • C.

    pesquisa de campo

  • D.

    estudo de caso

  • E.

    pesquisa ex-post facto

  • A.

    é claramente uma pesquisa de abordagem quantitativa, pois envolveu um grande número de participantes

  • B.

    é essencialmente qualitativa uma vez que utilizou-se do depoimentos que revelam a posição subjetiva dos estudantes pesquisados.

  • C.

    valeu-se de procedimentos de coleta e de análise de dados que combinam as abordagens quantitativas e qualitativas, o que é característico de uma abordagem também denominada de ‘quantiqualitativa’

  • D.

    é quantitativa e amostral sendo, portanto, representativa do que pensam todos os estudantes das diferentes regiões brasileiras.

  • E.

    é tipicamente experimental, pois as tendências apontadas pelo estudo podem ser, posteriormente, testadas e aplicadas à totalidade das escolas brasileiras.

De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:

  • A.

    definição e delimitação do tema de pesquisa

  • B.

    levantamento bibliográfico

  • C.

    leitura e documentação

  • D.

    definição de um plano provisório do trabalho

  • E.

    problematização do tema

  • A.

    o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.

  • B.

    a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.

  • C.

    as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.

  • D.

    o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.

  • E.

    do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.

Por que o fogo queima?

Por que a lua é branca?

Por que a terra roda?

Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?

Por que o vidro embaça?

Por que você se pinta?

Por que o tempo passa?

O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o

  • A.

    motor - intuitivo

  • B.

    operatório - concreto

  • C.

    sensório - motor

  • D.

    formal - concreto

  • E.

    questionador - sensório

Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    I

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.

I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento.

II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço.

III. De acordo com o behavorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    II e III

Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade.

II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar.

III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    III

Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.

I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis.

II. Durante a ditadura militar, houve propostas de “americanização” da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID.

III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...