Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a Metodologia Phillips ROI, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Utiliza-se de técnicas e fórmulas matemáticas
  • B. Não tem relação com treinamentos
  • C. É utilizada para identificar o lucro após investimento
  • D. Identifica a efetivação do aprendizado
  • E. Tem intrínseca relação com treinamentos

Leia atentamente os fatores a seguir:

I. A satisfação com o trabalho executado.

II. As possibilidades de futuro na organização.

III. O reconhecimento pelos resultados alcançados.

IV. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

V. O ambiente psicológico e físico de trabalho.

Quanto aos fatores referentes à Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. I, V apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. III, IV, V apenas
  • D. I, II, III apenas
  • E. I, II, III, IV, V

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III,V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. I, III, IV apenas

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV apenas
  • E. II, V apenas

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II IV apenas
  • B. II, III, V apenas
  • C. I, II, III, IV, V
  • D. III, IV apenas
  • E. III, IV, V apenas

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:

( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional.

( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território.

( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde.

( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.

  • A.

    V; V; f; f.

  • B.

    V; V; V; V.

  • C.

    V; f; V; f.

  • D.

    f; f; V; V.

Dentre os enunciados abaixo, quais podem ser relacionados às discussões sobre a atuação dos professores reflexivos:

I- Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula.

II- São profissionais diferenciados que realizaram pesquisa na graduação e, por isso, têm experiência.

III- Estão atentos ao contexto institucional e cultural no qual trabalham e ensinam.

IV- Tomam parte no desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança.

V- Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional.

VI-Procuram trabalhar em grupos, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.

VII-São apenas os professores que desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado.

VIII-São profissionais atentos às questões e impasses que surgem no cotidiano da sala de aula e/ou da escola.

  • A.

    Apenas I, III e V são corretas.

  • B.

    Apenas II e VII não são corretas.

  • C.

    Todas são corretas.

  • D.

    As afirmações I, III, VI e VIII são contraditórias.

Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:

  • A.

    Teóricos, procedimentais e exercícios.

  • B.

    Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.

  • C.

    Conceituais, Práticos e formação ética.

  • D.

    fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • A.

    I-b, II-C, III-A.

  • B.

    I-A, II-C, III-b.

  • C.

    I-C, II-b, III-A.

  • D.

    I-b, II-A, III-C.

As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:

I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.

II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.

III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.

IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.

V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.

VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.

  • A.

    Todas as afirmações são corretas.

  • B.

    Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.

  • C.

    As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.

  • D.

    Apenas III e V são corretas.

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