Questões de Política Internacional

Lista completa de Questões de Política Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na avaliação de programas de treinamento, a avaliação de impacto mede

  • A. a produção da organização.
  • B. a relação entre custos e benefícios de um programa.
  • C. o grau de recomendação do instrutor para outros cursos.
  • D. o desempenho dos colaboradores.
  • E. as habilidades dos colaboradores.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos países nos dias de hoje é o de conciliar metas de longo prazo, como a redução das emissões de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de estimular a economia no curto prazo para a geração de emprego e renda às populações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Constatações como a de que os países desenvolvidos têm responsabilidade na poluição do planeta e a de que os países pobres necessitam receber dos países mais ricos apoio financeiro, tecnológico e humanitário para superarem a miséria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econômico, incluídas nos documentos produzidos durante a Rio-92, estão na origem das discussões promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Antes da Rio+20, conferência que marcou os vinte anos da Rio-92, outras conferências mundiais para a discussão da questão ambiental foram promovidas pela Organização das Nações Unidas em diversos continentes, como a chamada Rio+10, em Johanesburgo, na África do Sul, dedicada, entre outros assuntos, à avaliação do cumprimento dos compromissos firmados em 1992, no Rio de Janeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criado em 1945, o Fundo Monetário Internacional (FMI) serviu para estruturar o acordo entre os Estados Partes em torno da manutenção de taxas de câmbio atreladas ao chamado padrão Ouro-Dólar, que previa ajustes cambiais apenas por ocasião de desequilíbrios fundamentais e supervisionados pelo próprio FMI. Este padrão vigeu até 1971, quando a paridade do Dólar com relação ao Ouro foi alterada, abrindo espaço para ulteriores ajustes tanto na moeda americana quanto de outras moedas conversíveis. A respeito da regulação do sistema financeiro internacional, é correto afirmar que:

  • A.

    o FMI, por meio de suas políticas, impõe aos Estados Partes modelos de administração fi nanceira e econômica visando promover distribuição de renda, estimular a redução da pobreza e das desigualdades entre os territórios aduaneiros que o constituem.

  • B.

    a principal função do FMI é promover a estabilidade do sistema fi nanceiro internacional, isto é, o sistema de taxas de câmbio e de instrumentos de transferências de titularidade de ativos mediante o qual os Estados nacionais e seus cidadãos realizam trocas fi nanceiras. Da estabilidade desse sistema dependem os esforços para promover o crescimento econômico, reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida.

  • C.

    originada de um acentuado desequilíbrio entre produção e consumo na Grécia e na Espanha, com características infl acionárias, a crise econômica de 2008 contaminou a dimensão fi nanceira da economia internacional, espraiando-se por outros países, a exemplo de Itália, Irlanda e Portugal e atingindo, em seu apogeu, os próprios Estados Unidos, cujo mercado fi nanceiro, caracterizado por regulação conservadora e prudencial, vem se mantendo relativamente à margem das turbulências internacionais.

  • D.

    concebidos como instrumento destinado a substituir, no longo prazo, as reservas aportadas ao FMI pelos Estados Partes, os Direitos Especiais de Saque recentemente observaram signifi cativo aumento, em função da crise econômica, superando o volume global de 4 trilhões de DES, correspondentes a mais de 6 trilhões de Dólares americanos.

  • E.

    conhecido como o Banco Central dos bancos centrais, o Bank for International Settlemens (BIS) tem a missão de impor às autoridades monetárias um padrão comum de atuação, mediante regulação específi ca dos sistemas monetário e fi nanceiro internacionais a que todos os bancos centrais independentes estão sujeitos.

O termo BRIC foi cunhado, em 2001, para combinar Brasil, Rússia, Índia e China como quatro grandes mercados emergentes. Hoje, o desempenho de cada um desses países se dá, em grande parte, graças ao contexto de globalização, já que nenhum deles possui, internamente, as condições necessárias para o crescimento econômico.

Com relação aos países inicialmente incluídos no termo BRIC, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    As estratégias de desenvolvimento da China e da Índia estão baseadas na produção interna para exportação de bens manufaturados e serviços, respectivamente.

  • B. As economias do BRIC combinam países industrializados como a China, provedores de serviços como a Índia e produtores de commodities como a Rússia e o Brasil.
  • C.

    A Índia e a China são economias com enormes contingentes de agricultores e com mercados de capitais relativamente fechados e regulamentados pelo Estado.

  • D.

    O agrupamento BRIC baseou-se nas similaridades econômicas e políticas existentes entre eles, mesmo que internamente cada um tenha diferentes estratégias de desenvolvimento.

  • E.

    O Brasil e a Rússia tem suas economias significativamente baseadas em recursos naturais, mercados de capitais são controlados pelo Estado e pelo setor privado.

Nos últimos anos, observou-se elevado grau de continuidade na formulação e execução da Política Externa Brasileira (PEB), por exemplo, no que concerne à prioridade atribuída à América do Sul e à aproximação aos países em desenvolvimento. A respeito dessa política e de sua recente evolução, assinale a opção correta.

  • A.

    O Brasil defende o direito de todos os países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear de desenvolver tecnologias para os fi ns defi nidos em sua legislação e políticas internas, com ênfase nas aplicações pacífi cas desses conhecimentos, tais como as medicinais e agrícolas.

  • B.

    Ao privilegiar a relação com a Argentina, a PEB vem permitindo o progressivo desgaste de sua relação com a Grã-Bretanha, manifesta, por exemplo, na redução dos fl uxos comerciais entre os dois países, face ao contencioso entre Argentina e Grã-Bretanha com relação às Ilhas Malvinas / Falklands.

  • C.

    A prioridade conferida à África nos últimos anos, que condicionou a abertura de mais de trinta embaixadas e consulados naquele continente, não se materializou no aumento signifi cativo das relações econômicas ou políticas entre o Brasil e os países africanos. O comércio, por exemplo, ampliou-se apenas na medida do aumento regular do comércio exterior brasileiro.

  • D.

    A PEB visa contribuir para promover a redução da pobreza, mediante iniciativas destinadas a oferecer aos jovens oportunidades de educação de qualidade e a mobilização de capacidades para desenvolver a pesquisa científi ca e tecnológica, além da inovação em todos os campos do conhecimento.

  • E.

    Nos últimos anos, a atuação do Brasil nas Américas concentrou-se na articulação de esforços voltados para promover o livre comércio, em linha com o objetivo de assegurar a estabilização do Haiti, no marco da missão da ONU naquele país do Caribe.

Os blocos econômicos regionais são mercados formados por um conjunto de países com interesses comuns de crescimento econômico.

Sobre os blocos econômicos regionais, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    União Europeia: tem como núcleo econômico a Europa Ocidental, com disparidades de renda entre países e regiões do norte e do sul.

  • B.

    MERCOSUL: tem como eixo estratégico a cooperação bilateral entre Brasil e Argentina, mas sua expansão está limitada pelo veto à entrada de novos membros.

  • C.

    NAFTA: zona norte-americana de livre-comércio em que o México é o integrante mais frágil em termos tecnológicos e financeiros.

  • D.

    APEC: alcança entorno de 50% do PIB mundial e a presença do Japão e da China contribui para que o bloco tenha uma alta capacidade de produção.

  • E.

    ASEAN: composta por países do Sudeste Asiático – Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Myanmar, Laos e Camboja.

Em se tratando de projetos de desenvolvimento social, conforme o Escritório de Avaliação e Planejamento Estratégico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estão corretos os conceitos abaixo, exceto:

  • A.

    outcomes – os resultados de um programa ou projeto relativos aos seus objetivos imediatos, que são gerados pelos impactos do programa ou projeto.

  • B.

    outputs – produtos tangíveis de um programa ou projeto que são necessários para alcançar seus objetivos.

  • C.

    impacto – os resultados de um programa ou projeto que são mensurados com referência aos objetivos de desenvolvimento ou goals de longo prazo do projeto.

  • D.

    impacto – mudanças numa situação, planejadas ou não planejadas, que um programa ou projeto ajuda a efetuar.

  • E.

    outputs – são bens ou serviços a serem colocados à disposição dos benefi ciários ou clientela do projeto.

No âmbito da defesa civil, a partir das Conferências de Estocolmo e do Rio de Janeiro, observou-se a correlação entre risco e desenvolvimento sustentável. Com relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, identifi que a assertiva correta.

  • A.

    Desenvolvimento expropriatório da natureza em benefício dos mais ricos.

  • B.

    Crescimento econômico sem preocupação com o meio ambiente.

  • C.

    Aumento do Produto Interno Bruto (PIB) a qualquer custo.

  • D.

    Desenvolvimento em que a Economia prevalece sobre a Ecologia.

  • E.

    Desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de que as futuras gerações atendam às suas próprias necessidades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questões de concurso

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...