Questões de Política Internacional do ano 2009

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A forte expansão do comércio internacional, acompanhada da diversificação de suas pautas e modalidades a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, e o interesse dos países em imprimir a essa expansão um sentido liberalizante, como resposta à escalada protecionista ocorrida durante o período entreguerras, tornavam imprescindível o estabelecimento de marcos normativos e institucionais para orientar as relações comerciais no plano internacional. Acerca das origens e evolução do arcabouço normativo e institucional do sistema multilateral de comércio, julgue os itens a seguir.

O GATT, embora não fosse um órgão internacional, atuou no sentido de estabelecer regras fundamentais para as trocas comerciais e promover a progressiva liberalização destas, mediante sucessivas rodadas de negociações multilaterais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diversificação das pautas e da própria agenda do comércio internacional, nas últimas quatro décadas, fez-se acompanhar da preocupação, de parte dos governos e das empresas, com o protecionismo no campo não tarifário. A respeito dessa forma de protecionismo, julgue os itens seguintes.

O aumento do protecionismo no campo não tarifário, a partir dos anos 70 do século passado, foi a forma encontrada pelos Estados para compensar o rebaixamento progressivo das tarifas de importação produzido no marco do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relevância da III Conferência de Chanceleres Americanos (Rio de Janeiro, 1942) para o destino dos países latino-americanos em face da Segunda Guerra Mundial e o próprio contexto histórico do conflito, assinale a opção correta.

  • A.

    O presidente Roosevelt aceitou, com relativo conformismo, o predomínio das visões de neutralidade dos países latinoamericanos em relação ao conflito que envolvera os EUA na guerra européia.

  • B.

    A transferência gradual do eixo de poder mundial da Europa para os EUA, bem como as oportunidades de investimento em projetos de industrialização e desenvolvimento, animaram países como o Brasil a buscar barganhas e negociar brechas na ordem internacional, durante a Segunda Guerra Mundial.

  • C.

    Países como a Argentina, mesmo ante a relevância econômica de suas exportações de couros, cereais e carnes para países beligerantes, sentiam-se animados a optar, na Conferência do Rio de Janeiro, pelo alinhamento com os EUA e seus aliados na guerra.

  • D.

    A visão da harmonia pan-americana, idéia que migrara do século XIX para o século XX no ideário político das Américas, teve discreta presença nos debates da III Conferência de Chanceleres Americanos.

  • E.

    A agenda da integração latino-americana, criada no contexto da Conferência do Rio de Janeiro, decorreu da percepção de que essa era a única saída política diante da hegemonia hemisférica norte-americana.

A respeito das relações internacionais do Brasil, julgue os próximos itens.

A II Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia, realizada em 2008, comprova a importância do velho continente para a política externa brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

A importância da integração regional, o fortalecimento do multilateralismo e o favorecimento da multipolaridade representam pontos em que há convergência de interesses entre o Brasil e a União Europeia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

As preferências comerciais concedidas pelos países da União Europeia aos demais países latino-americanos no âmbito do Sistema Geral de Preferências (SGP) suscitam divergências com o Brasil no que se refere à discriminação que tais preferências representam em relação às exportações brasileiras no mercado europeu.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

Diante da especificidade de seus interesses comerciais e de seu maior grau de desenvolvimento, relativamente aos demais sócios do MERCOSUL, o Brasil tem preferido negociar, isoladamente com a União Europeia, os temas mais sensíveis da agenda bilateral, juntamente com os temas relacionados ao acesso a mercados para produtos não agrícolas, à facilitação de comércio e à resolução de controvérsias comerciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

Na agenda comercial, do ponto de vista brasileiro, o protecionismo agrícola por parte da União Europeia representa o principal foco de divergências; na perspectiva europeia, elas consistem nas restrições brasileiras nos campos dos serviços e investimentos e do acesso a produtos industrializados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações internacionais do Brasil, julgue os próximos itens.

Para aumentar a disponibilidade de eletricidade para a próspera indústria de autopeças no país, o governo paraguaio deseja comprar cada vez mais energia de Itaipu, o que tem sido recusado pelo Brasil por aumentar os custos da indústria paulista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações internacionais do Brasil, julgue os próximos itens.

Durante o ano de 2008, ficou caracterizado o estabelecimento de uma parceria estratégica militar entre a França e o Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado
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