Questões de Política Internacional do ano 2009

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No contexto recente de globalização e liberalização econômica, um número crescente de países em desenvolvimento tem recebido fluxos significativos de investimentos estrangeiros diretos. Contudo, a distribuição desses investimentos entre os países em desenvolvimento permanece altamente desigual. Atualmente, o país em desenvolvimento que mais recebe investimentos estrangeiros diretos é:

  • A.

    o Brasil;

  • B.

    o México;

  • C.

    a China;

  • D.

    a Índia;

  • E. a África do Sul.

Segundo John G. Ruggie, o liberalismo inserido do período pós-guerra é caracterizado pela:

  • A.

    combinação do multilateralismo com o intervencionismo doméstico;

  • B.

    restauração do padrão ouro e do laissez-faire;

  • C.

    subordinação do objetivo de pleno emprego às políticas financeiras externas;

  • D.

    rejeição das políticas do New Deal de F. D. Roosevelt;

  • E. a restauração do mercado auto-regulável.

De acordo com o institucionalismo neoliberal de Robert Keohane, os regimes internacionais são criados e mantidos em razão:

  • A.

    da liderança benévola da potência hegemônica;

  • B.

    da coerção dos países menos poderosos pelos países mais poderosos;

  • C.

    da construção social de interesses comuns dos países;

  • D.

    dos benefícios e da eficiência gerados pelos regimes para todos os países membros;

  • E.

    dos interesses de grupos de pressão domésticos.

Nas negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio, iniciadas em 2001,o tema mais importante e controverso foi o:

  • A.

    dos subsídios agrícolas;

  • B.

    do acesso aos medicamentos essenciais patenteados;

  • C.

    do tratamento especial e diferenciado para os países em desenvolvimento;

  • D.

    das dificuldades de implementação dos acordos da Rodada Uruguai pelos países menos desenvolvidos;

  • E.

    dos investimentos estrangeiros diretos.

Na Rodada Uruguai do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, que teve início em 1986 e foi concluída em 1994, foram firmados diversos acordos multilaterais, dentre os quais:

  • A.

    Acordo que estabelece a Organização Mundial do Comércio, Acordo Geral sobre Comércio em Serviços (GATS) e Acordo Multilateral de Investimentos (MAI);

  • B.

    Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS), Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias e Acordo Multilateral de Investimentos (MAI);

  • C.

    Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio, Acordo para o Registro Internacional de Marcas e Acordo sobre Medidas de Investimento Relacionadas ao Comércio (TRIMS);

  • D.

    Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS), Acordo Referente ao Depósito Internacional dos Desenhos e Modelos Industriais e Acordo Geral sobre Comércio em Serviços (GATS);

  • E.

    Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio e Acordo sobre Medidas de Investimento Relacionadas ao Comércio (TRIMS).

O Mercosul, o Tratado de Livre Comércio da América do Norte e a União Européia exemplificam, respectivamente, os seguintes tipos de blocos econômicos regionais:

  • A.

    União Aduaneira, Área de Livre Comércio e Mercado Comum;

  • B.

    União Aduaneira, Mercado Comum e Área de Livre Comércio;

  • C.

    Área de Livre Comércio, União Aduaneira e Mercado Comum;

  • D.

    Área de Livre Comércio, Mercado Comum e União Aduaneira;

  • E.

    Mercado Comum, Área de Livre Comércio e União Aduaneira.

Segundo o argumento da barganha obsolescente, o poder de barganha dos países em desenvolvimento em relação às empresas multinacionais aumenta na medida em que:

  • A.

    os países em desenvolvimento se organizam para negociação em bloco com as empresas;

  • B.

    os investimentos estrangeiros diretos passam a ser regulados por acordos multilaterais como o TRIMS e o MAI;

  • C.

    os países receptores passam a dominar as tecnologias empregadas e as empresas realizam investimentos em capital fixo;

  • D.

    os países onde as empresas são sediadas dispõem de baixa capacidade para retaliação econômica;

  • E. as empresas atuam em setores de bens de consumo não-duráveis, nos quais a concentração de mercado tende a ser menor.

O Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio discrimina entre países desenvolvidos e em desenvolvimento no que concerne:

  • A.

    aos setores tecnológicos em que as invenções são sujeitas à proteção da propriedade intelectual;

  • B.

    aos prazos para adequação das leis nacionais ao acordo;

  • C.

    aos prazos de vigência da proteção às invenções;

  • D.

    às salvaguardas contra os abusos dos direitos de propriedade intelectual;

  • E.

    às importações paralelas.

A globalização econômica contemporânea se distingue daquela verificada no final do século dezenove e início do século vinte por apresentar entre suas características:

  • A.

    um maior volume de comércio internacional relativo ao produto interno bruto mundial;

  • B.

    um menor volume de comércio intra-firma e intraindústria;

  • C.

    um maior volume de investimentos estrangeiros diretos do que de investimentos domésticos;

  • D.

    uma menor mobilidade da mão-de-obra entre países;

  • E.

    uma maior redução nos custos de transportes e comunicação.

As estratégias de desenvolvimento adotadas a partir de 1970 pela maioria dos países latino-americanos e pelos países conhecidos como Tigres Asiáticos divergiram principalmente no que diz respeito à adoção de políticas:

  • A.

    de substituição de importações;

  • B.

    de proteção comercial;

  • C. intervencionistas no setor financeiro;
  • D.

    pró-mercado/liberais;

  • E.

    de educação e reforma agrária.

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