Questões de Português do ano 2020

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Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.


“Texto de prazer: aquele que contenta, enche, dá euforia; aquele que vem da cultura, não rompe com ela, está ligado a uma prática confortável da leitura”. (BARTES, Roland. O prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 20).

A assertiva acima nos faz refletir sobre

    A) elencar habilidades de leitura como pretexto para explorar conteúdos gramaticais.

    B) colocar em prática, apenas, uma metodologia de decodificação para que os alunos se apropriem da competência linguística.

    C) considerar a leitura como uma atividade exclusiva da aula ou do professor de português, sem considerar a leitura de outras disciplinas

    D) ler somente na perspectiva informativa para ampliação dos conhecimentos, observação e análise.

    E) desenvolver habilidades de prazer na compreensão e interpretação de textos verbais e multimodais, vendo a leitura como uma porta de entrada que leva ao partilhamento, ao encontro com a alteridade.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O texto contemporâneo, multissemiótico ou multimodal envolve diversas linguagens, mídias e tecnologias”[...]. (ROJO, Roxane. (Org.). [email protected]: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 19. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que: A alternativa que responde CORRETAMENTE ao que propõe a ideia na citação é:

    A) A linguagem digital tem prejudicado o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

    B) Essas novas formas de escrita convocam novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua “multissemiose” ou em sua multiplicidade de modos de significar.

    C) A pluralidade de linguagens em sala de aula tem causado confusão aos alunos, não permitindo acomodar essas formas de significação.

    D) as tradições de educação para o letramento ficam prejudicadas com as inovações tecnológicas.

    E) As capacidades de autoria hipermídia e de análise crítica não correspondem às capacidades tradicionais de produção de texto e de leitura crítica.

É possível a vida dos gêneros como uma tessitura de redes discursivas, provenientes dos mais diferentes focos da cultura oral e escrita. Nessas esferas de realidade, o gênero piada constitui-se como um discurso que faz parte do universo da sala de aula.

Leia a piada a seguir e, em seguida, responda o que se pede. 


Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou:

- Oi, meu filho, como foi a aula hoje?

E o menino respondeu sem muito entusiasmo:

- Foi bem!

-Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo?

- Acho que não, Mãe! Amanhã vou ter que ir de novo.

(Fonte: CEREJA, William e COCHAR, Thereza. Português/Linguagens. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 160).

Do gênero textual acima, pode-se depreender:
I- A ideia central da piada retrata a mesmice da sala de aula, evidenciando, sob a forma de humor, a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem. II- O gênero lúdico incentiva o riso em sala de aula, cria um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o professor a conquistar a atenção do aluno e a reter o conhecimento. III- A transposição do gênero piada ao discurso didático se configura e reflete as múltiplas possibilidades de uso da linguagem, provocando o riso, que nega o discurso autoritário.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II apenas.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I, II e III.

    E) III apenas.

Os gêneros textuais são fenômenos vinculados à vida cultural e social e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do cotidiano. Desta forma, pode-se afirmar que:
I- O texto é uma produção cultural fundada na linguagem e se realiza no cruzamento de sujeitos discursivos, porque mobiliza sentidos gerados no evento comunicativo. II- A dimensão dos usos de gêneros textuais passa a ser elos de uma cadeia que dinamiza as relações entre os sujeitos discursivos ou sistemas de linguagem. III- Os gêneros textuais não podem hibridizar-se, cruzar-se, fazendo o texto ganhar novas significações.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I e II.

    B) I.

    C) II e III.

    D) II.

    E) III.


(Fonte: dialetosportugueses.blogspot.com. Acesso em 08/10/19.)


A charge acima aborda uma questão de variação linguística que contempla as múltiplas possibilidades de a língua realizar-se em suas multimodalidades. Neste sentido, é pertinente afirmar que:

( ) A modalidade oral admite variações fonéticas, de modo que, a rigor, não existe uma maneira de fala padronizada e submissa a uma única forma.

( ) As formas de atuação social que as pessoas empreendem definem a variação como um fenômeno pelo qual, no cotidiano da atuação verbal, uma língua nunca é uniforme.

( ) A língua que falamos mostra a que grupo pertencemos; é uma espécie de atestado de nossas identidades, por meio da forma, das entonações e dos nossos sotaques.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) V, V e V.

    B) V, V e F.

    C) F, F e V.

    D) V, F e V

    E) F, F e F

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede. “Escrever é deixar uma marca/ É impor ao papel em branco um sinal permanente/ É capturar um instante em forma de palavra”. Margaret Astwood
Neste sentido, pode-se afirmar que a produção textual: I- Impõe uma marca autoral, supõe envolvimento, parceria e interação, por meio de trocas enunciativas instauradas pela interação verbal. II- Exige do professor preocupação com o aspecto de mensuração, uma espécie de ajuste de contas, numa perspectiva “gramatiqueira”, restrita a protocolos escolares, que supõem, de um lado, o aluno que escreve e do outro, o professor que corrige. III- É um “momento mágico” de intercâmbio e interação, em que determinado modo de atuar passa pelo contingente do dizer verbal.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) III.

    B) I.

    C) II e III.

    D) II.

    E) I e III.

Leia com atenção a citação e responda o que se pede.
“Uma evidência nem sempre tida em conta na didática da escrita é que, anterior ao 'como dizer' ou 'em que ordem dizer', está 'o que dizer', ponto onde começa, inclusive, a relevância do texto” (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. p. 168). Neste sentido, é preciso refletir que:
( ) A produção de gêneros escritos na escola e suas deficiências mais significativas se devem ao foco em paradigmas gramaticais, que são legítimos, mas não devem ser prioritários. ( ) O insucesso da escrita escolar tem raízes em espaços e momentos anteriores àqueles da elaboração de um trabalho escrito, insubstituíveis e necessários. ( ) A escrita produzida na escola deve ser pontual, no sentido de ser construída no momento imediato de sua materialização gráfica. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) F, F e V.

    B) F, V e F.

    C) F, F e F.

    D) V, F e V.

    E) V, V e F.

Atente aos itens abaixo e responda o que se pede.


I- Eu só provoco confusão na minha vida, quando não arranjo gripe.

II- Não sei arrazoar sobre política.

III- A mulher entrou no ônibus sobraçando vários volumes.

IV- Avelha senhora perfilhou várias crianças, para afastar a solidão.

V- Sentindo-me, feliz, e para deixa-lo mais feroz ainda, eu o açulava.


Nos enunciados acima, as palavras destacadas podem ser substituídas na sequência, sem causar alteração de sentido, por:

    A) Respeito, respeitar, ameaçando, ratificava, taxava

    B) Obtenho, comprar, despejando, ralhou, comprava.

    C) Desejo, gritar, espalhando, comprou, atirava.

    D) Adoto, enganar, apurando, comprou, comovia.

    E) Gero, discorrer, carregando, adotou, provocava.

De acordo com o texto, analise e responda à questão.



(Alexsandro M. Medeiros, Mestre em Filosofia e Professor, in Sabedoria Política, 2019, adaptado)

A ideia central do texto defendida pelo autor é que:

    A) a sociedade está cansada de tantos escândalos na política nacional.

    B) a população está disposta a mobilizar-se para acabar com a corrupção no país.

    C) ética e política, apesar das controversas, são imprescindíveis para a vida em sociedade.

    D) ética, moral e política são incompatíveis e estão em esferas opostas e inelutáveis.

    E) há esperança para se viver numa sociedade mais justa e menos desigual.

De acordo com o texto, analise e responda à questão.



(Alexsandro M. Medeiros, Mestre em Filosofia e Professor, in Sabedoria Política, 2019, adaptado)

Pelas ideias expostas no texto, o autor só NÃO pode ser classificado como:

    A) utópico diante de um quadro político vergonhoso e irrecuperável.

    B) realista com os fatos políticos e suas consequências desastrosas.

    C) consciente da apatia e da repulsa popular por política por causa de tantos escândalos.

    D) certo da mudança de pensamento e comportamento da população contemporânea.

    E) esperançoso de dias melhores para todos os cidadãos.

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