Questões sobre Morfologia

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Em todas as alternativas, há dois advérbios, exceto:

    A) Ele permaneceu muito calado.

    B) Amanhã, não iremos ao cinema.

    C) O menino, ontem, cantou desafinadamente.

    D) Tranquilamente, realizou-se hoje, o jogo.

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 
Com relação às classes gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os vocábulos “fantasmas” e “marmóreo” são substantivos.

    B) Os vocábulos “gentis” e “trêmula” pertencem à mesma classe gramatical.

    C) O vocábulo “estᔠse trata de um verbo de ligação.

    D) O verbo “empenhando”, considerando sua forma nominal, está no gerúndio.

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas. I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    A) Conclusão; causa; explicação.

    B) Consequência; condição; causa.

    C) Condição; concessão; conclusão.

    D) Explicação; condição; finalidade.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:
Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.
(Machado de Assis. “Pílades e Orestes”. In: Os cem melhores contos brasileiros do século, p.63.)
I. Em “A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo”, considerando a totalidade do texto, tem-se um caso de coesão referencial. II. Os adjetivos empregados ao longo do texto evidenciam uma comparação entre os personagens. III. O texto é narrado em terceira pessoa e predomina a linguagem coloquial.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

    B) Apenas a assertiva III está correta.

    C) As assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 
Com relação às classes gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os vocábulos “gentis” e “trêmula” pertencem à mesma classe gramatical.

    B) O verbo “empenhando”, considerando sua forma nominal, está no gerúndio.

    C) Os vocábulos “fantasmas” e “marmóreo” são substantivos.

    D) O vocábulo “estᔠse trata de um verbo de ligação.

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas.
I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    A) Consequência; condição; causa.

    B) Conclusão; causa; explicação.

    C) Condição; concessão; conclusão.

    D) Explicação; condição; finalidade.

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma crônica sobre o vazio deixado pelas festas de Natal durante a pandemia

domingo 03 janeiro 2021 0:00 Por Italo Wolff


Pela primeira vez em minha vida, eu passei a noite do dia 24 de dezembro distante de minha família. Sendo órfão e tendo sido criado pelos avós em uma casa marcada pela tragédia, o Natal sempre foi para mim uma reafirmação dos laços de parentesco e da normalidade. Nunca fomos religiosos, mas o pinheiro cheio de enfeites, o presépio com seus pequenos camelos de plástico e o forro de mesa verde e vermelho e dourado pareciam querer dizer que, apesar de tudo, estávamos juntos - éramos uma família unida por tradições estranhas, mas capaz de demonstrar o amor que sentimos uns pelos outros.

Neste ano, a celebração seria mais do que bem-vinda. A estoica matriarca da família, de 94 anos, hoje viúva e solitária, disse que não se importava com pandemia alguma; preferia contrair uma doença mortal do que admitir em seus últimos anos que o caos e a tragédia do mundo haviam vencido. Na­tura­lmente, o restante da família desconsiderou a ideia e obrigou o amor, desajeitado, a procurar outras vias para se manifestar: telefonemas, chamadas de vídeo e entrega de presentes a distância.

Entretanto, percebemos - eu percebi, na voz da matriarca da família - que alguma coisa se rompeu neste Natal. Não houve o reassegurar de normalidade nenhuma - porque nada está normal - e nem a tranquilização da presença dos parentes que, de uma forma ou outra, calharam de sobreviver juntos e decidem continuar unidos. Talvez a matriarca não esteja mais por aqui no ano que vem; talvez os primos decidam aproveitar essa suspensão temporária para interromper o Natal de vez, passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges.

Famílias que vivem espalhadas em duas casas ou mais precisam de oportunidades para elaborar sua identidade enquanto grupo. Ainda que o afeto esteja presente no dia a dia, as datas comemorativas fazem parte de quem somos. Individualmente, sei que o núcleo de minha família perdeu membros demais e começou a ganhar novos integrantes distantes demais para que consiga permanecer unida por mais muito tempo, com pandemia ou sem. Mas, em larga escala, me pergunto o impacto geral que um ano de Natal proibido teve na sociedade.


https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/o-ultimo-natal-304313/ Acessado em 29/03/2021

A partir da análise da progressão textual do tema principal da crônica, é correto afirmar que a mesma ocorre por meio da seguinte classe de palavras:

    A) Substantivos.

    B) Verbos.

    C) Conjunções.

    D) Adjetivos.

Para responder à questão, leia o texto apresentado a seguir: 


VISÕES DA NOITE  


Passai, tristes fantasmas! O que é feito

Das mulheres que amei, gentis e puras,

Umas devoram negras amarguras,

Repousam outras em marmóreo leito! 


Outras no encalço de fatal proveito

Buscam à noite as saturnais escuras,

Onde empenhando as murchas formosuras

Ao demônio do ouro rendem preito!  


Todas sem mais amor! Sem mais paixões!

Mais uma fibra trêmula e sentida!

Mais um leve calor nos corações! 


Pálidas sombras de ilusão perdida,

Minh’alma está deserta de emoções,

Passai, passai, não me poupeis a vida! 


(Autor: Fagundes Varella)

Com relação às classes gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os vocábulos “gentis” e “trêmula” pertencem à mesma classe gramatical.

    B) Os vocábulos “fantasmas” e “marmóreo” são substantivos.

    C) O vocábulo “estᔠse trata de um verbo de ligação.

    D) O verbo “empenhando”, considerando sua forma nominal, está no gerúndio.

Leia o texto abaixo e responda a questão 

A potencial vantagem da CoronaVac contra variantes do coronavírus Quando os resultados da CoronaVac foram divulgados, mostrando eficácia global de 50,38% contra a covid 19, o imunizante foi alvo de ataques por ter um percentual de proteção menor que imunizantes como Oxford-AstraZeneca e Pfizer, embora também impedisse 100% de casos graves da doença. Agora, porém, a vacina feita pelo Instituto Butantã em conjunto com a farmacêutica chinesa Sinovac, pode apresentar uma vantagem importante contra as variantes da África do Sul (batizada de 501.V2) e de Manaus (P.1), que possuem a mutação E484K, capaz de driblar a ação de anticorpos do sistema imune. Pesquisas preliminares acenderam um sinal de alerta para a eficácia das vacinas contra essas novas formas do coronavírus. A África do Sul chegou a suspender o início da vacinação com Oxford-AstraZeneca depois de um estudo preliminar da Universidade de Witwatersand, em Joanesburgo, apontar que a vacina oferece "proteção mínima" contra casos leves e moderados causados pela variante que predomina no país. Segundo virologistas e microbiologistas ouvidos pela BBC News Brasil, a CoronaVac possivelmente terá sua eficácia menos afetada por variantes, embora pesquisas ainda precisem ser concluídas para determinar esse impacto.[....] Nathalia Passarinho Da BBC News Brasil em Londres
“embora também impedisse 100% de casos graves da doença.” Os termos em destaque conforme o texto podem ser classificados na sequência em:

    A) Conjunção e advérbio.

    B) Substantivo e interjeição.

    C) Advérbio e conjunção.

    D) Interjeição e substantivo.

Composição é um processo de formação de vocábulos novos pela combinação de vocábulos já existentes. Os vocábulos compostos apresentam algumas propriedades morfossintáticas, assinale a alternativa INCORRETA a respeito dessas propriedades;

    A) A ordem dos termos é rígida e entre eles não se pode introduzir nenhum outro elemento.

    B) Os elementos dos compostos não podem, isoladamente, ser substituídos ou suprimidos.

    C) As formas primitivas se opõem aos compostos. Estas, além do núcleo, apresentam morfes capazes de produzir novos vocábulos

    D) O composto funciona sintaticamente como se fosse uma só palavra.

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