Questões de Programação

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Acerca de desenvolvimento de sistemas, julgue o próximo item.

Na linguagem Python, as listas são coleções de qualquer tipo de objetos, com exceção das próprias listas, e seus elementos são alteráveis.

Analise o código abaixo e responda, a qual linguagem de programação melhor se enquadra essa sintaxe:




Alternativas:

    A) ASP

    B) Pascal

    C) Java

    D) C#

    E) PHP

Há um tipo ou categoria de software que é instalado e tem sua operação feita internamente a um sistema. Essa categoria de software recebe a denominação de software.

    A) crítico.

    B) legado.

    C) embutido.

    D) aberto.

    E) criptografado.

No contexto da programação orientada a objetos, uma das vantagens de se construir módulos com alta coesão é

    A) a obtenção de maior facilidade na manutenção do código-fonte.

    B) a compilação mais rápida do código-fonte.

    C) a possibilidade de construir todo o programa em um único arquivo-fonte.

    D) a possibilidade de acesso a atributos e métodos privados de uma classe a partir de outra classe.

    E) a possibilidade de utilizar uma subclasse na qual é esperada a utilização de uma de suas superclasses.

Em programação orientada a objetos, as interfaces têm como finalidade

    A) possibilitar a criação de classes que possuam apenas métodos com visibilidade pública.

    B) realizar anotações no código-fonte para registrar metadados sobre classes.

    C) permitir a utilização de herança múltipla, possibilitando que uma classe seja subclasse direta de um número arbitrário de superclasses, mesmo em linguagens que suportam apenas herança simples.

    D) possibilitar a criação de classes que possuam apenas métodos, mas não possuam nenhum atributo ou propriedade.

    E) definir comportamento comum que pode ser implementado por um conjunto de classes, a despeito de sua hierarquia de superclasses.

No ambiente integrado de desenvolvimento Eclipse 2020-12, a opção Refactor > Rename... permite

    A) que o projeto seja movido para um novo workspace.

    B) que seja especificado um nome alternativo (apelido) para um elemento selecionado

    C) que as dependências referenciadas pelo projeto sejam renomeadas.

    D) modificar o nome de elementos da linguagem (classes, métodos etc.) considerando sua utilização no programa.

    E) renomear o workspace do projeto.

No desenvolvimento de programas Java por meio do ambiente integrado de desenvolvimento NetBeans 12, é possível especificar uma classe principal para execução considerada(o) cada

    A) projeto aberto.

    B) configuração de execução do projeto.

    C) JDK instalada no computador.

    D) pacote dentro de um projeto.

    E) dependência configurada no projeto.

No contexto do Java EE (Enterprise Edition), um servlet é

    A) uma aplicação Java que é executada em um navegador web por meio de um plug-in, a qual é embarcada dentro de uma página web.

    B) um componente Java gerenciado por um web container que recebe requisições e devolve respostas.

    C) um compilador Java utilizado para aplicações corporativas.

    D) um web container que gerencia e executa tipos específicos de classes Java.

    E) uma classe Java que acessa bancos de dados relacionais, diretamente ou via framework.

O seguinte trecho de código Java pressupõe a existência de uma classe Test que possui um construtor que recebe uma String. Utiliza-se reflexão por meio do tipo Class, da própria linguagem Java.


Test obj = new Test(“myName”);

Class cls = obj.getClass( );

System.out.println(cls.getName( ) );


A saída produzida por esse trecho de código é:

    A) obj

    B) myName

    C) Class

    D) Test

    E) cls

No conjunto de instruções do bytecode Java, executado na JVM (Java Virtual Machine), o mnemônico if_icmpne representa uma instrução que

    A) coloca na pilha uma referência contida em um array indexado por um índice.

    B) coloca na pilha um valor inteiro de uma variável local.

    C) compara dois valores inteiros no topo da pilha e efetua um salto se esses valores são diferentes.

    D) efetua um salto se o valor no topo da pilha for null.

    E) invoca um método virtual de um objeto e coloca o resultado no topo da pilha, o qual pode ser void.

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