Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Clara, funcionária pública, queixa-se de dificuldades de relacionamento no trabalho e considera seus colegas oportunistas e hostis. Produz a contento apenas quando existe uma clara ameaça de perdas reais em função da baixa produtividade; falta ao trabalho com freqüência e solicita à chefia compreensão e abono de suas faltas sem justificativa documentada. Periodicamente, apresenta comportamento sedutor de conotação sexual no trabalho. Por vezes, se envolve em propostas de grandes projetos e, outras vezes, demonstra apatia e descaso por tudo que se refere ao trabalho.
Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
A funcionária pode ser portadora de um transtorno do humor, mais provavelmente distimia.
A Psicologia entende que a linguagem consiste num dos mais importantes instrumentos de gerenciamento, porque, através da linguagem:
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a classificação mostrada no texto acima, julgue os seguintes itens.
Para a maioria das pessoas, as multidões, a alta densidade populacional e o isolamento social são estressores.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
A socialização na adolescência está relacionada à busca de apoio social em grupos de amigos, que pode ser acompanhada de certa resistência a regras sociais estabelecidas pelos adultos e impeditivas de comportamentos valorizados pelo grupo. Essa característica do desenvolvimento da sociabilidade na adolescência pode contribuir para explicar os problemas de não-adesão de pacientes adolescentes a tratamento médico cujo controle deixe de ser supervisionado pelos pais ou outros cuidadores.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de motivação e satisfação no trabalho, julgue os itens a seguir.
A teoria motivacional da expectativa de Vroom concebe a motivação como uma força de natureza emocional e consciente, que é ativada no momento em que um indivíduo é levado a escolher entre diversos cursos de ação. A escolha seria função de três variáveis: valência, expectativa e instrumentalidade.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
A adolescência termina quando o jovem se ajusta aos padrões normais de comportamento do adulto e das expectativas da sociedade, independentemente da idade cronológica.
Com relação aos aspectos éticos nos quais o psicólogo organizacional deve pautar sua prática profissional, julgue os seguintes itens.
O sigilo deve proteger o atendido em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional. Apenas uma exceção, concernente à guarda de sigilo pelo psicólogo, é permitida: quando os resultados do trabalho e(ou) intervenção forem solicitados por pessoas que ocupam cargos de direção e comando nas organizações.
A Psicologia entende que o diálogo no ambiente de trabalho tem como obstáculos:
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
Transtornos de personalidade, como a obsessivocompulsiva, inviabilizam o trabalho de um profissional em áreas de saúde como enfermagem e odontologia.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estudo de Klish (1988) mostra que 25% das crianças obesas aos seis anos de idade e 75% das crianças obesas aos 12 anos de idade se tornam adultos obesos. Outros estudos, como os de Whitaker et al. (1997) e de Styne (2001), mostram que metade a um terço das crianças obesas aos seis anos se tornam adultos obesos. Considerando os dados disponíveis na literatura sobre a obesidade na infância e na adolescência, julgue os itens subseqüentes.
A obesidade desenvolvida na infância, diferentemente da obesidade desenvolvida na idade adulta, é um tipo de obesidade de etiologia genética, na qual variáveis ambientais e comportamentais têm influência menor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...