Questões sobre Gestão de pessoas

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As organizações são constituídas por relacionamentos intergrupais e individuais, o que implica a necessidade do gerenciamento de conflitos. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem. Desde que haja cooperação e estímulo permanente à criatividade, a existência de conflito nas organizações é evitável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

O princípio tradicional da gestão de pessoas — segundo o qual as pessoas devem ser geridas— foi substituído contemporaneamente pelo entendimento de que as pessoas devem ser lideradas, e não geridas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

Os objetivos dos sistemas modernos de gestão de pessoas incluem a instauração de ambientes de trabalho estimulantes e criativos e o controle dos comportamentos das pessoas no ambiente organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

51 A gestão do capital humano é realizada com base nas destrezas, capacidades e saberes das pessoas e objetiva gerar e manter a vantagem competitiva das pessoas em face do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à aplicação da entrevista clínica em diferentes contextos institucionais.

As entrevistas de avaliação e acompanhamento são realizadas em casos de aposentadoria e desligamento do emprego e não consideram a transferência como foco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma entrevista de desligamento deve abranger os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do gerente e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e, também, opinião a respeito

  • A.

    das oportunidades existentes no mercado de trabalho.

  • B.

    do relacionamento desenvolvido com os clientes externos.

  • C.

    dos produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes no mercado.

  • D.

    do código de ética praticado pela empresa para com os seus fornecedores.

  • E.

    das práticas de governança corporativa adotadas pela empresa.

O método de levantamento de necessidades de treinamento em que as pessoas verbalizam clara e objetivamente que tipos de informação, habilidades ou atitudes necessitam para executarem melhor as suas atividades é denominado

  • A.

    visão de futuro.

  • B.

    retroação direta.

  • C.

    análise de processos.

  • D.

    avaliação de resultados.

  • E.

    análise de sistemas perceptivos.

O modelo de contingências estratégicas para o poder sustenta que

  • A.

    a prática do poder de posição se faz necessária para que os conflitos organizacionais de média complexidade sejam solucionados.

  • B.

    as pessoas e as unidades organizacionais conquistam poder mostrando-se aptas a lidar com os problemas e as questões mais importantes que a organização enfrenta.

  • C.

    deve haver equilíbrio na hierarquia de uma empresa para que todos possam praticar suas competências e administrar conflitos de forma madura e buscando resultados com foco ganha X ganha.

  • D.

    a prática do poder pessoal se faz necessária para que os conflitos organizacionais de alta complexidade sejam solucionados.

  • E.

    a prática do poder de referência não deve ser levada em consideração quando colaboradores e superiores enfrentam discordâncias.

Assinale a opção correta acerca dos atuais modelos de gestão de pessoas no setor público.

  • A.

    Em se tratando de gestão no serviço público, a subjetividade deve ser respeitada e os modelos adotados devem alinhar-se ao contexto, de modo a garantir a saúde do trabalhador.

  • B.

    O gerencialismo é um instrumento eficaz para os processos de trabalho nas organizações públicas e para a saúde dos servidores.

  • C.

    A busca pela produtividade e por resultados permite a construção de um modelo próprio de gestão de pessoas no setor público, voltado para a qualidade de vida e saúde do trabalhador.

  • D.

    A orientação gerencialista está cada vez mais voltada para as pessoas e menos para as tarefas, fazendo com que a criatividade e a motivação do trabalhador aumentem.

  • E.

    Os modelos de gestão social de pessoas no serviço público devem visar a reversão do quadro de apatia em que se encontrem os servidores, estabelecendo metas quantitativas, definindo incentivos materiais e proporcionando um sentido para os trabalhos que realizem.

O atual contexto organizacional está cada dia mais competitivo devido às constantes e diversas mudanças no cenário econômico, político, tecnológico, social e cultural. Para adaptar-se a essa realidade, as empresas estão se atualizando e investindo em seus processos de trabalho para manterem-se competitivas. Considerando que os trabalhadores são fundamentais nesse processo, há uma pressão para a excelência do desempenho e do alcance de metas e por resultados satisfatórios. Assim, a preocupação com o ser humano no seu ambiente de trabalho tem sido uma constante em várias pesquisas e nas organizações, por meio de ações que privilegiam a saúde do trabalhador. Em relação à gestão da qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Qualidade de vida é um conceito novo e que passou a ser aplicado apenas recentemente nas organizações.

  • B.

    A gestão da qualidade de vida deve se preocupar, primariamente, com as questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

  • C.

    A preocupação com a qualidade dos produtos e serviços influenciou o desenvolvimento de programas de gestão de qualidade de vida no trabalho.

  • D.

    A SA 9000 (Social Accountability 9000) é a norma internacional que discute diretamente as questões de qualidade de vida do trabalhador.

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