Questões sobre Políticas Públicas no SUS

Lista completa de Questões sobre Políticas Públicas no SUS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. Com relação à Política Nacional de Planejamento Familiar, julgue se verdadeiro (V) ou falso (F).

I - ( ) As ações de planejamento familiar serão exercidas exclusivamente pelas instituições públicas, conforme as normas de funcionamento e de fiscalização estabelecidos pelas instâncias gestoras do SUS.
II - ( ) O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.
III- ( ) Não é permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas ações e pesquisas de planejamento familiar.
IV - ( ) Na vigência de uma sociedade conjugal, a esterilização voluntária apenas será permitida com o consentimento expresso de ambos os cônjuges.

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I – F, II – V, III – F, IV – V

    B) I – F, II – F, III – V, IV - V

    C) I – V, II – V, III – F, IV - F

    D) I – V, II – F, III – V, IV – F

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), considere as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e no estabelecimento de condições que possibilitem o acesso, dos que mais necessitarem, às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III – A saúde é direito de todos e dever do estado, o que exime o dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
IV - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

    D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta três fatores determinantes do envelhecimento ativo de acordo com a Política Nacional de Atenção ao Idoso.

    A) Determinantes sociais, corpo físico e determinantes pessoais.

    B) Serviços educacionais, determinantes políticos e determinantes econômicos.

    C) Determinantes sociais, ambientes físicos e serviços sociais de saúde.

    D) Determinantes sociais, corpo físico, determinantes pessoais e serviços educacionais.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modo preferencial de se organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Muitos conhecem o escopo de sua atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através das equipes de Saúde da Família; cada equipe atendendo um território adscrito com uma população delimitada pela qual se tem responsabilidade sanitária. A ESF é estruturada de maneira a facilitar o atingimento dos atributos da APS:

    A) Acesso, longitudinalidade, coordenação do cuidado, integralidade, orientação familiar e comunitária e competência cultural.

    B) Acesso diametral, constitucionalidade, coordenação humana, funcionalidade, orientação familiar e matriarcal e negociação contínua.

    C) Acesso perpetral, paridade, coordenação do acolher, materialidade, orientação familiar matriarcal e patriarcal e diálogo.

    D) Acesso pétreo, paridade, coordenação do cuidado, imaterialidade, orientação matriarcal e comunitária e autoridade materna.

    E) Acesso, constitucionalidade, coordenação do saber, relatividade, orientação matriarcal e comunitária e apetência professoral.

Atendimento de urgência na psicologia:


I- O cliente que enfrenta uma urgência psicológica precisa lidar com um acontecimento que não faz parte da rotina normal de uma pessoa, e essa situação provoca um quadro de stress e trauma;

II- Pode ser considerada uma urgência psicológica um acidente grave, uma situação de violência (sequestro, assalto, etc.), a morte súbita de um ente querido, entre outras;

III- O atendimento de urgência nunca é preventivo, trabalhando com o cliente com o principal objetivo de avaliar o impacto da situação traumática e evitar a consolidação de sintomas.


Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

A partir das reflexões críticas levantadas por Scarcelli e Junqueira (2011) sobre as possibilidades de aproximação da Psicologia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao campo da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.

    A) Na Atenção Básica, considerada o elemento estruturante do sistema público de saúde, as críticas dos autores aparecem em relação à insuficiência nos quadros de pessoal, a inexistência de equipes multiprofissionais e à desvinculação entre a atenção básica e os demais serviços.

    B) Para os autores, a priorização do nível básico de atenção à saúde se faz presente no sistema público principalmente por meio da formulação constante de leis que garantem o serviço.

    C) Na saúde básica, constata-se o predomínio da ampliação das equipes dos Programas de Saúde da Família, hoje Equipe de Saúde da Família, com direcionamento para a população de todas as classes sociais.

    D) Para os autores, os incentivos salariais recebidos constantemente por profissionais das unidades básicas de saúde, conforme a recomendação do Pacto pela Saúde, são um fator importante que beneficia o trabalho na atenção básica.

Analise o trecho a seguir.


Para Rumin (2013), a articulação histórica da Psicologia ao contexto dos cuidados em saúde surgiu a partir da aplicabilidade de construtos da Psicologia por outros profissionais da saúde, no intuito de contribuir com alguns campos de atuação. Entre esses campos de aplicabilidades, o autor destaca

    A) a promoção da saúde, a atenção à reação relativa ao diagnóstico da doença, a pediatria e a relação do profissional de saúde com o indivíduo adoecido.

    B) as políticas públicas e a construção de serviços públicos.

    C) a Atenção Primária nos postos de saúde e a Atenção Secundária, que se dá já em um nível de especialidade.

    D) os programas voltados para a saúde da mulher, desdobrados em gestantes, adolescentes gestantes, vítimas de violência doméstica, mulheres oncológicas e programas voltados para DST / AIDS.

A Lei Orgânica da Saúde estabelece princípios e diretrizes norteadores do funcionamento do SUS. Entre eles destacam-se:

    A) Universalidade de acesso em todos os níveis de assistência, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Gestores.

    B) Igualdade na Assistência Saúde, Participação da Comunidade, e das Secretarias Municipais.

    C) Participação do Conselho Municipal, Conselho Estadual e Gestores.

    D) Integralidade da Assistência à Saúde, Representação de Gestores, Secretarias Municipais.

    E) Universalidade de acesso em todos os níveis de assistência, Integralidade da Assistência à Saúde, Igualdade na assistência à saúde, Participação da Comunidade e Descentralização Político-administrativa.

Para dar materialidade à política de Saúde, a Constituição instituiu o Sistema Único de Saúde, definido em Lei nº 8.080, de 1990, como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídos nesta definição:

    A) Transplante apenas nos casos de grandes necessidades, atividades dirigidas às pessoas, individual e coletiva principalmente ao idoso, acesso as vacinas desde que as condições socioeconômicas sejam comprovadas.

    B) Atividades dirigidas apenas individualmente, voltada para a prevenção, com direito a consultas médicas e consultas nas clínicas básicas.

    C) Atividades dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente, voltadas para a promoção da saúde e prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de agravos e doenças; serviços no âmbito ambulatorial, hospitalar, vacinas, consultas nas clínicas básica e cirurgias.

    D) Diagnóstico e tratamento apenas alguns grupos, por motivos relacionados à renda e cor; consultas em clínicas básicas e serviço hospitalar.

    E) Intervenções ambientais, medicamentos, vacinas, consultas desde que as condições socioeconômicas sejam comprovadas.

Várias propostas de mudanças — inspiradas pela Reforma Sanitária e pelos princípios do SUS — têm sido esboçadas ao longo do tempo. Essas iniciativas, entretanto, apresentam avanços e retrocessos e seus resultados têm sido pouco perceptíveis na estruturação dos serviços de saúde, exatamente por não promover mudanças significativas no modelo assistencial. Assim, o Programa Saúde da Família (PSF) elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para , a reorientação do modelo assistencial. 1997 (com adaptações).
Considerando-se o entendimento do Ministério da Saúde para a implantação da estratégia de saúde da família, é correto afirmar que o PSF

    A) foi concebido de modo semelhante aos demais programas elaborados pelo Ministério da Saúde.

    B) fornece atenção exclusiva para mulheres e crianças, que constituem a base da família.

    C) foi implantado antes da Reforma Sanitária, tendo influenciado decisivamente esse movimento.

    D) substitui práticas e estruturas tradicionais, dispensando mais recursos financeiros para a saúde.

    E) é um sistema de saúde limitado, voltado aos mais pobres, com utilização de tecnologia de baixa complexidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...