Questões sobre Psicologia da Educação

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O âmbito educacional concentra discussões em torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do direito à educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na sala comum da escola regular. Esse direito foi possível mediante a formulação de legislações e de políticas públicas educacionais. A atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas importância, devido:

I. O psicólogo escolar, profissional atuante em ambientes educacionais, também teve de redirecionar as suas práticas para as demandas que emergiram desse contexto.
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, assim, a relevância dos professores como público-alvo de atuação do psicólogo escolar.
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira metade do século XX foi marcada por um modelo clínico de intervenções direcionadas aos problemas de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos como principal instrumento.
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a colaborar com a adequação nas práticas realizadas pelos professores com vista a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos professores diante da Educação Inclusiva mostra-se relevante para a comunidade escolar, sendo professores e alunos os principais beneficiados.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A presença profissional do psicólogo no contexto escolar já aparece desde a regulamentação da profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as expectativas depositadas sobre os psicólogos escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às competências importantes para o psicólogo escolar:

    A) Promoção de eventos e oficinas, estabelecimento de parcerias, recrutamento e seleção, realização de psicodiagnóstico e intervenção psicoterapêutica.

    B) Atuação interdisciplinar, promoção de espaços de diálogo, assessoramento e orientação, análise institucional e atuação com os docentes.

    C) Atenção à saúde, compreensão da interrelação entre abordagens teóricas e diversidades metodológicas. Gestão de projetos e programas, submetendo-os às suas decisões e julgamentos morais e efetivação de políticas públicas educacionais.

    D) Medicalização e inserção de pessoas, grupos, organizações e comunidades no mundo do trabalho. Avaliação e desenvolvimento de agentes educacionais e atuação com os funcionários.

    E) Promoção de esclarecimentos, psicodiagnóstico e tratamento dos transtornos que explicam o fracasso escolar. Treinamento de lideranças, análise do clima e da cultura organizacional e foco no cliente.

O contexto educacional concentra discussões a respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação do direito à educação para o público da educação especial na sala de aula da escola regular. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto aos indicadores que psicólogos e psicólogas, que atuam com educação inclusiva, utilizam para avaliar seus trabalhos:

    A) Evolução do aluno que é público-alvo da educação especial; compreensão e sensibilização do professor em relação às especificidades de cada aluno; segurança e autonomia do professor no desenvolvimento de atividades com o aluno.

    B) Priorização em homogeneizar os critérios de avaliação e metodologias de ensino, com desenvolvimento de atividades similares para todos, de modo que a autoestima dos estudantes se baseie nas suas capacidades de seguir, conjuntamente, com toda a turma.

    C) Realização de integração dos estudantes da educação especial, que pressupõe a participação com tutela, em atividades nas quais se facilita que o estudante se integre às atividades planejadas.

    D) Adequação estrutural da escola, no sentido de contemplar que a educação inclusiva possibilite a adaptação dos alunos às rotinas pedagógicas desenvolvidas para todos.

    E) Aprovação dos pais e familiares de crianças/jovens com deficiência, para que percebam que a atuação do psicólogo ou da psicóloga reforça suas convicções sobre as necessidades dessas crianças e jovens.

Em ambientes escolares, psicólogos têm lidado com desafios como descontroles emocionais de estudantes e professores, dificuldades de aprendizagem, pouco interesse de estudantes e professores, pouco envolvimento dos adultos responsáveis por estudantes, estresse de docentes, sentimento de impotência frente aos alunos em inclusão, carências de recursos, inabilidades para lidar com as questões de sexualidade manifestadas por estudantes, gravidez precoce, consumo de drogas e outros mais. Nesse contexto, destaca-se como compromisso social da Psicologia na escola:

    A) Ser solucionadora dos problemas existentes com os estudantes na escola.

    B) Exercer sua ação social, no sentido de contribuir às políticas públicas e à transformação. O profissional deve fazer um trabalho processual, permanente e dialético, que envolva o coletivo da escola.

    C) Interferir nas formas como professores lidam com estudantes, em especial no momento da ação pedagógica. O profissional deve ensinar em conjunto com os docentes e abarcá-los para enfrentar aos conflitos e os incentivar para que troquem experiências com os colegas.

    D) Aplicar a psicoterapia no contexto escolar, com vistas à diminuição das queixas de mal-estar subjetivo, sofrimento emocional e potencialização das condições de saúde mental das pessoas que convivem no ambiente escolar.

    E) Trabalhar sempre no sentido de ajustar estudantes, principalmente, e professores com dificuldades para se adaptarem ao sistema de ensino, melhorando suas condições de bem-estar subjetivo, assim como identificar ou diagnosticar e tratar condições patológicas que culminem em dificuldades de aprendizagem.

A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:

    A) Deve ser pensado como uma questão cognitiva, cabendo ao profissional de Psicologia realizar a intervenção de maneira individual.

    B) Deve ser pensado como uma produção do próprio sistema social e, consequentemente, do sistema educacional, uma vez que os discursos normativos privilegiam determinados saberes em detrimento de outros, determinadas condutas em detrimentos de outras, produzindo, assim, o fenômeno do fracasso escolar.

    C) É uma questão relativa à didática, cabendo ao profissional de Psicologia intervir no método de ensino utilizado pelo docente.

    D) É uma questão para a qual não se tem solução, uma vez que em toda sala de aula haverá estudantes menos capacitados para determinadas aprendizagens, não cabendo ao profissional de Psicologia, nesse caso, encontrar um modo de resolvê-lo, mas reconhecê-lo e ajudar a comunidade escolar a lidar com a realidade.

    E) O fracasso escolar era visto, a partir das perspectivas críticas, como uma produção do sistema de ensino neoliberal, portanto, determinada por fatores históricos e políticos, sendo que tal interpretação perde força a partir da década de 1980.

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:

    A) Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.

    B) É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.

    C) É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.

    D) É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.

    E) Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.

A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:

    A) É um tema que já foi extremamente pertinente em outros momentos da história da Psicologia Educacional, mas que na década de 1980 começa a perder força com a emergência da Psicologia Escolar Crítica.

    B) É um tema que esteve sempre presente nas discussões da Psicologia Educacional, tendo seu auge a partir de 1964.

    C) É um tema relativamente recente, em comparação à história da Psicologia Educacional, pois foi só, na década de 1980, período conhecido como abertura democrática, que tal possibilidade se anunciou com mais contundência.

    D) É um tema considerado irrelevante dentro da área educacional, visto que a perspectiva clínica, que representa a grande força da Psicologia da Educação, não se articula a essas questões.

    E) É um tema que surge, principalmente, em 2018, após os acontecimentos políticos das eleições para presidência.

A respeito das características e dos desafios da educação especial, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) É uma área de conhecimento e atuação exclusiva da Psicologia, cabendo, portanto, a esses profissionais promover estratégias de inclusão. ( ) É uma área que se ocupa, também, do fenômeno da superdotação intelectual, uma vez que seus estudos não se resumem aos deficits de aprendizagem. ( ) Sob a ótica da educação inclusiva, passou-se a problematizar a segregação, afirmando a necessidade de promover o convívio entre pessoas que apresentam diferenças nos processos de socialização e aprendizagem com aquelas que não apresentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V

    B) F – F – V

    C) V – V – F

    D) F – V – F

    E) V – F – V

O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:

    A) Uma invenção de um grupo de pesquisadores com vieses ideológicos específicos para justificar a fraqueza de um indivíduo ou de um grupo, em vez de reconhecê-la.

    B) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada sob um viés clínico, levando em consideração os problemas do indivíduo ou do grupo que sofrem tais agressões.

    C) Uma prática de violência física ou moral que ocorre no período da adolescência, portanto, apenas na fase que compreende a faixa etária dos 13 aos 18 anos de idade.

    D) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada levando em consideração a situação de maneira ampla, o que inclui, necessariamente, problematizar os valores culturais instituídos.

    E) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores, que costuma se resolver após o regresso do período escolar.

Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – F

    B) V – F – F

    C) V – F – V

    D) F – V – V

    E) F – F – F

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