Questões sobre Psicologia da Educação

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Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)


O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

    A) Meta-prospecção.

    B) Meta-memória.

    C) Meta-observação.

    D) Meta-cognição.

O psicólogo educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais, colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem. Referente a algumas atribuições do psicólogo educacional assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes

    B) Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.

    C) Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.

    D) Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.

A Motivação na aprendizagem, tendo como referência o cenário específico da escola e as atividades para as quais o aluno deve estar motivado, pode ser extrínseca e intrínseca. Sobre a motivação intrínseca analise as afirmativas abaixo:
I- É quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. II- A razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. III- A motivação está fora do sujeito que aprende; são as consequências do aprender, e não a própria atividade em si que movem a pessoa em direção à aprendizagem. IV- Esta motivação está associada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, III e IV apenas.

    B) I , II e IV apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II, III e IV.

A respeito as dificuldades de aprendizagem no campo da linguagem falada sobre disfasia receptiva é CORRETO afirmar:

    A) Caracteriza-se por dificuldades na articulação das palavras, omissões ou trocas de um ou vários fonemas, como o som do “p” pelo b”. Também a criança pode apresentar uma linguagem infantilizada para sua idade. Com uma intervenção profissional adequada, há grandes chances de recuperação.

    B) É relativa ao atraso no início da fala da criança, que pode ser moderado (aos dois anos) ou grave, quando a criança só começa a falar aos quatro anos. Esta dificuldade pode gerar consequências no desenvolvimento da criança, tais como: vocabulário limitado e linguagem telegráfica.

    C) Problemas na relação entre pensamento e linguagem. As crianças têm dificuldades de compreensão, produzindo alterações na aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo. Para a superação dessas dificuldades, a escola pode contribuir bastante, incentivando a interação dos alunos, a livre expressão, a participação, a descoberta, e dispensando atenção individualizada às crianças

    D) A leitura é lenta, há omissões e distorções de palavras, de letras, dificultando que se compreenda o material lido. Consequentemente, associa-se a problemas na escrita. A intervenção profissional será feita em função da causa da dislexia, que pode ser de origem neurológica, cognitiva (pensamento) ou psicomotora.

A psicologia escolar e a psicologia educacional podem promover espaços de diálogo, mediar eventuais situações de conflito, contribuir na compreensão institucional de fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Com base no contexto acima assinale a alternativa que corresponde somente a psicologia escolar:

    A) Envolve o trabalho com estudantes, professores, famílias, funcionários, equipes diretivas e comunidade de modo participativo. Pode dar suporte à equipe pedagógica, participar da construção do plano político pedagógico e do debate curricular da Instituição, assim como promover ações individuais e/ou coletivas acerca de várias temáticas

    B) Pode ser exercida em todos os espaços e instituições onde aconteçam a discussão e o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem.

    C) Cabe problematizar, promover consciência e reflexão, desconstruir preconceitos, mediar relações, coletivizar os saberes, promover diálogo, auxiliar na compreensão das singularidades permitindo visão integral sobre o desenvolvimento do sujeito, bem como a ampliação do olhar acerca dos processos educativos.

    D) Pode promover ações que permitam o desenvolvimento dos sujeitos e favoreçam a comunicação, interface e integração com outros serviços da rede de saúde e assistência social, assim como outras instituições

A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por fases distintas, assim como os demais aspectos dessa área de estudo. Kiguel, que também tem contribuído nesse processo de construção do saber psicopedagógico, afirma que o objetivo central da psicopedagogia está em torno do (a/s)

    A) problema de aprendizagem relacionado com os fatores neurológicos, e como base na concepção organicista.

    B) fracasso escolar, bem como a influência do meio (escola, família e sociedade).

    C) dificuldades e dos problemas de aprendizagem na escola.

    D) processo da aprendizagem humana, seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.

    E) compreensão do enfoque terapêutico, considerando a identificação, diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem, no contexto da escola, família e sociedade.

A sigla ECRO significa Esquema Conceitual Referencial Operativo, proposta pela epistemologia convergente como unidade operacional, que possibilita o psicopedagogo construir seu fazer

    A) psicopedagógico a partir de uma assimilação sem a interação das propostas pessoais e profissionais.

    B) psicopedagogo a partir de aspectos profissionais.

    C) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, ela deixando que a ação interativa seja assimilada somente cognitivamente.

    D) psicopedagogo a partir de um voltar-se para si mesmo na interação mutua dos aspectos pessoais e profissionais.

    E) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, interagindo tecnicamente.

Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta os conceitos de Santos, Perkoski e Kienen (2015) sobre Bullying. ( ) O bullying é definido como a violência que ocorre entre crianças e adolescentes, de forma intencional, repetitiva e sem motivação aparente, demarcada pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima em alguma instância. ( ) O bullying direto envolve ignorar, excluir, difamar ou realizar complôs. ( ) A violência escolar é um tipo de violência que não se apresenta de forma independente ou isolada de outros contextos, sendo apenas uma das várias formas às quais uma pessoa pode ser exposta ao longo do seu desenvolvimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) F – V – F.

    C) F – V – V.

    D) V – F – V.

    E) V – F – F.

Sobre a atuação do profissional da psicologia no âmbito da educação inclusiva, é correto afirmar que:

    A) O trabalho da (o) psicóloga(o), vai na direção de garantir o princípio de que o laço social suporte a diversidade da expressão humana, desde que sejam considerados os princípios cristãos, mesmo quando isso signifique a perda de privilégios e de espaço de alguns grupos e pessoas.

    B) A(O) psicóloga(o), no exercício ético da profissão, não tem a responsabilidade de sustentar na sua escuta a experiência da alteridade, e de garantir, em sua posição, o lugar de todas(os), e de cada uma(um), como sujeito.

    C) O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos

    D) A Psicologia deve incluir em seu compromisso com a educação inclusiva a participação colaborativa no estabelecimento de políticas públicas que garantam a equidade, bem como a produção de políticas curriculares que visem à superação da violência contra a mulher, a população negra, a população LGBTI, as pessoas com deficiência, com transtornos mentais e com superdotação/altas habilidades, entre outros agrupamentos que vivem situações de aviltamento, exceto a população indígena já que a mesma encontra-se dizimada.

    E) Cabe ao profissional de psicologia a oferta educacional adequada para pessoas com deficiência, garantindo que todas as crianças e jovens tenham participação regular no ambiente escolar.

Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia.

    A) Fracasso escolar deve ser tratado em clínica por meio de uma psicopedagogia preventiva.

    B) Fracasso escolar é uma patologia instalada nas modalidades de ensino da escola.

    C) Problemas de aprendizagem devem ser tratados por meio de intervenção institucional.

    D) Problemas de aprendizagem são uma patologia externa ao indivíduo.

    E) As causas do fracasso escolar e dos problemas de aprendizagem são as mesmas.

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