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A respeito do universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue os itens a seguir. Como agente de prevenção e promoção da saúde mental, o psicólogo escolar auxilia na construção de vínculos de afetividade entre o estudante e o professor.
Julgue os itens que se seguem, considerando o trabalho do psicólogo com professores e servidores. É atribuição do psicólogo escolar participar do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participar da constante avaliação e do redirecionamento dos planos e das práticas educacionais implementados.
Julgue os itens que se seguem, considerando o trabalho do psicólogo com professores e servidores. O psicólogo escolar deverá ser o responsável por diagnosticar demandas de formação dos profissionais da escola, planejar, assessorar e ministrar cursos e realizar capacitações que acelerem a melhoria da qualidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Julgue os itens que se seguem, considerando o trabalho do psicólogo com professores e servidores. O papel do psicólogo na elaboração do projeto político-pedagógico é, principalmente, o de contribuir para o desenvolvimento de uma perspectiva emancipadora, por meio de reflexão crítica que propicie o desvelamento e a consciência da realidade em que estão inseridas a comunidade escolar e local.
Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. Visando superar os problemas ocorridos no cotidiano escolar, cabe ao psicólogo escolar desenvolver trabalhos com os educadores e alunos, visando à explicitação e à superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve apoiar os professores na utilização da metodologia de projetos e na conscientização da sequência do método científico: método indutivo; método dedutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.
Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve usar sua autoridade para promover a autonomia e a reflexão crítica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e se apresentar como sujeito de superação das normas impostas por políticas públicas que reafirmem o sistema vigente.
Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. Uma atitude preventiva do fracasso escolar do aluno é o diagnóstico das dificuldades e o encaminhamento, aos serviços de atendimento da comunidade, daqueles que apresentem problemas psicológicos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e comunidade.
Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. No cotidiano da escola, o psicólogo, em uma atitude preventiva, deve adotar ações que favoreçam o estabelecimento e o fortalecimento dos vínculos, quais sejam: manter uma postura não autoritária; exercer a comunicação com uma linguagem não rebuscada; e atender a princípios éticos de acordo com as normas profissionais.
Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. Entre as principais causas da evasão escolar, está o fracasso escolar, que pode ser explicado pela má formação docente, pela cultura e pelas condições e relações políticas e econômicas vigentes. A função do psicólogo na escola é a de assumir uma conduta de enfrentamento da evasão, resolvendo os problemas que a causam.
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