Questões sobre Psicologia Escolar

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No que se refere à violência no contexto educacional, o psicólogo, para atuar eticamente e de acordo com suas atribuições, deve

  • A. analisar as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo.
  • B. mapear as ocorrências do contexto educacional, a fim de reconhecer a gravidade da violência e as políticas educacionais eficazes a serem oferecidas para reduzir a dimensão simbólica da violência.
  • C. aplicar o conhecimento teórico da psicologia dissociado do conhecimento técnico, desde que o objetivo esteja pautado apenas na identificação dos fatores determinantes do agravamento clínico das ações dos sujeitos violentos.
  • D. expor, de forma clara, os agravantes da violência que decorrem das relações do indivíduo violento com a família e com a comunidade, a fim de subsidiar a tomada de decisão dos gestores escolares.
  • E. realizar estudos e análises de processos intrapessoais, uma vez que compreender o indivíduo e seus motivadores é o elemento que está na base da reversão da violência dentro da escola.

A respeito da atuação dos profissionais de psicologia junto a professores e funcionários de escolas, assinale a opção correta.

  • A. O psicólogo deve aplicar técnicas e conhecimentos de avaliação psicológica aos problemas apresentados na escola.
  • B. A realização de diagnósticos institucionais é prática equivocada nesse contexto, pois evoca postura clínica e patologizante, que já foi abolida da psicologia.
  • C. O psicólogo deve assumir o papel de agente escolar centralizador e liderança estratégica das ações pedagógicas de aprendizagem.
  • D. A psicologia do trabalho é a especialidade mais indicada para subsidiar a atuação do psicólogo, visto que aborda questões que envolvem alunos e professores nas escolas.
  • E. Para desenvolver o trabalho com eficiência, o psicólogo deve conhecer as reações e relações de poder entre os profissionais que se entrecruzam no contexto escolar.

A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo.

Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada

  • A. é um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.
  • B. representa a única intervenção necessária para aquelas escolas desprovidas de cultura responsiva no que concerne à diversidade étnica.
  • C. é a principal estratégia de governança pública para implementar a política educacional de inclusão à diversidade.
  • D. é o dispositivo adequado para que gestores de escola reconheçam as lacunas de formação de seus profissionais.
  • E. possibilita boas discussões sobre multiculturalismo e diversidade, no entanto, não visa capacitar o profissional em sala de aula.

No contexto escolar, o fenômeno bullying é uma forma de violência que tem chamado a atenção de educadores e pais pelas sérias implicações a ele associadas. A respeito desse fenômeno, é correto afirmar que

  • A. a vítima típica é aquela que provoca e atrai reações agressivas.
  • B. as características pessoais do agressor não são um fator que influencia ou estimula as ações agressivas.
  • C. ele tem relação direta com o clima organizacional da escola.
  • D. ele ocorre em contextos sociais específicos, e não em qualquer contexto social.
  • E. é caracterizado pelo potencial de poder causar traumas psíquicos, pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima e pela intencionalidade da ação.

Considere as informações da situação a seguir.

Ana está lidando com a ansiedade e depressão com muita frequência. Como consequência, cortou relações interpessoais até com amigos mais íntimos e com as pessoas de sua família. O tempo todo está irritada e frustrada. Abandonou as aulas na faculdade e tem dificuldade para dormir e se alimentar. Acredita que tudo o que faz não tem nenhum valor e é incapaz de experimentar prazer.

Os sintomas descritos na situação hipotética correspondem a

  • A. dificuldade de tomar decisão, ideação negativa e diminuição de repertório.
  • B. pobreza na comunicação interpessoal, delírio de ruína e negação.
  • C. autonegligência, ideias delirantes e empobrecimento do repertório.
  • D. ideação suicida, anedonia e negação.
  • E. funções físicas perturbadas, sintomas de menos valia e anedonia.

No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.

  • A. Nas séries iniciais, o uso de tabuadas e calculadoras por crianças com dislexia é inadequado, porque impossibilita que os alunos desenvolvam a habilidade de realizar cálculos mentais. Nesses casos, a repetição de exercícios de fixação é mais benéfica.
  • B. No caso de alunos com disgrafia, recomenda-se investir no treinamento de aspectos relacionados com a postura e a coordenação visomotora, desconsiderando-se erros específicos de grafismo, como forma, tamanho, inclinação da letra, inclinação da folha ou manutenção das margens.
  • C. Com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem moderada, podem ser realizadas atividades práticas que correlacionem o conteúdo teórico com situações da vida real, buscando-se motivar os alunos a aprenderem tal conteúdo.
  • D. É importante ensinar as crianças com déficit de atenção a lidar com os barulhos do ambiente, encorajando-as a realizar tarefas sem o apoio de terceiros.
  • E. Em vez de métodos fônicos, devem-se aplicar a crianças que apresentem dificuldades de leitura exercícios de reconhecimento e repetição de sons separados, para que a criança não despenda tanto esforço para entender o texto.

A metodologia de projetos

  • A. exige, em primeiro lugar, que os próprios estudantes construam significados a partir das suas dúvidas e, por fim, levantem seus próprios problemas de pesquisa.
  • B. visa ao fortalecimento da linearidade curricular.
  • C. representa um processo metodológico de aprendizagem que envolve níveis de integração, interconexão, inter-relacionamento e agregação de informações, conteúdos, conhecimentos e saberes, na busca de uma abordagem mais complexa da realidade.
  • D. foca a produção do conhecimento, para que os recursos utilizados sejam definidos pelo professor e a experiência tenha tempo predeterminado para ser realizada, desconsiderando-se o número de alunos envolvidos na execução.
  • E. busca dar um sentido simples aos problemas de aprendizagem na escola, pois parte da relação entre os fenômenos naturais e pessoais.

Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração

  • A. os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
  • B. a objetividade da avaliação, que depende da validação dos indicadores, a seleção dos conteúdos a serem avaliados e a confiabilidade do ensino e das aprendizagens promovidas, para emissão de juízos de valor.
  • C. o produto final da ação avaliativa e a simplificação da realidade para que a avaliação cumpra sua função diagnóstica.
  • D. as condições de ensino que impeçam de modo definitivo a melhoria dos resultados.
  • E. a avaliação, que constitui momento importante e pontual do processo de ensino e aprendizagem na medida em que permite estabelecer escalas de valores numéricos que facilitem a classificação dos estudantes.

Simone é uma professora que busca interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem dos seus alunos, porque entende que seu papel é trazer à consciência deles o que já conhecem dos conceitos trabalhados em sala de aula, utilizando estratégias para ajudá-los a acessar as informações e organizar os conhecimentos, já que são capazes de aprender por si próprios.

Assinale a opção que apresenta a teoria da aprendizagem que melhor define a prática pedagógica da professora Simone.

  • A. sociointeracionismo
  • B. construtivismo
  • C. conectivismo
  • D. behaviorismo
  • E. inatismo

Com relação à atuação do psicólogo na formação continuada dos profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. Por meio do mapeamento institucional, o psicólogo, com base nas políticas educacionais e nos projetos pedagógicos da instituição, identifica aproximações e contradições do projeto político pedagógico, realizando a análise documental de legislações e dos projetos educacionais que permitam a compreensão da organização e do funcionamento da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
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