Questões sobre Psicopatologia do trabalho

Lista completa de Questões sobre Psicopatologia do trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às doenças ocupacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. A doença ocupacional não deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como o câncer que se desenvolve em trabalhadores de minas de metais ou carvão.
  • B. No Brasil, as doenças conhecidas como ocupacionais, que são consequências da espécie de trabalho executada, não possuem equiparação ao acidente de trabalho, e não geram, para fins legais, os mesmos benefícios e direitos.
  • C. Doenças ocupacionais são as doenças causadas pela exposição contínua a agentes nocivos no ambiente de trabalho. Esses agentes podem ser físicos (ruído, vibração e outros), químicos (poeiras metálicas, gases e vapores) e biológicos (vírus, bactérias e fungos).
  • D. Não é necessário o acompanhamento frequente de um responsável nas empresas para que se fiscalizem os trabalhadores no sentido de assegurar que todos se cuidem e saibam que acidentes e problemas estão sempre suscetíveis de acontecer.
  • E. Nos casos em que os trabalhadores já sofreram o problema, um acompanhamento psicológico não é aconselhável.

Existem várias formas clínicas de manifestação dos DORT. Esses distúrbios têm como aspecto comum a dor e as incapacidades funcionais que, frequentemente, são causas de incapacidade laborativa temporária ou permanente. No Brasil, o sistema nacional de informação do Sistema Único de Saúde não discrimina os acidentes de trabalho em geral e nem os DORT, o que prejudica a avaliação dos dados epidemiológicos. As estatísticas disponíveis são fornecidas pelo INSS e referem-se apenas aos trabalhadores do mercado formal e com contrato trabalhista regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, o que totaliza menos de 50% da população brasileira economicamente ativa. Cabe ressaltar que esses dados são coletados com finalidades pecuniárias e não epidemiológicas. Alguns estudos brasileiros tiveram como preocupação central a epidemiologia dos DORT. Sobre os fatores psicossociais relacionados a DORT, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Muitos trabalhadores sentem-se pressionados para se recuperarem em curto período de tempo, o que acarreta insegurança quanto ao retorno às atividades e sentem-se amedrontados quanto à estabilidade no trabalho e perspectivas futuras.
  • B. A psicoterapia de apoio individual ou em grupo, as técnicas de relaxamento, o biofeedback, a hipnose e as estratégias cognitivo-comportamentais não têm sido técnicas eficientemente úteis para normalizar as alterações afetivas não passíveis de controle farmacológico ou para auxiliar esse controle.
  • C. Os cuidados com os aspectos psicossomáticos são muito importantes na reabilitação dos doentes com dor crônica, particularmente dos com DORT. Os doentes são, em geral, ansiosos e depressivos e não sabem “relaxar”; mantém a musculatura em estado permanente de tensão, mesmo fora do ambiente do trabalho.
  • D. Muitos trabalhadores apresentam desajustes nos relacionamentos interpessoais, no lar, na sociedade e no trabalho. Crenças inadequadas e especialmente medo e evitações quanto às atividades físicas e aos exercícios são uma das maiores barreiras à reabilitação. A atitude da equipe deve ser polida, esclarecedora, evitando informações contraditórias ou catastróficas.

O campo da psicopatologia está relacionado com o estudo científico dos transtornos psicológicos, sendo que um transtorno psicológico corresponde a uma disfunção psicológica no indivíduo que está associada com angústia ou prejuízo para o funcionamento (diminuição da capacidade adaptativa) e é uma resposta que não é normal nem esperada no que diz respeito ao aspecto

  • A. organofisiológico.
  • B. cultural.
  • C. metabólico.
  • D. dimensional.
  • E. neurocientífico.

A publicação “Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde”, divulgada pelo Ministério da Saúde do Brasil (2001) utiliza a taxonomia da CID-10, para identificar algumas doenças identificadas como do grupo LER/DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Consta no Manual, que uma intervenção multi ou interdisciplinar é fundamental para a gestão de programas de prevenção de LER/DORT e que sintomas de fadiga podem ser decorrentes de tarefas que solicitam tratamento controlado de informações e ainda atenção múltipla, como tomada de decisões e amabilidade com o público, sendo que a fadiga pode ser agravada em presença de ruído. Se o trabalhador puder estabelecer estratégias para evitar o risco, a doença terá menos chance de se manifestar. Os estudos mostram que o ruído originado de fontes variadas, como sinal sonoro das leitoras vizinhas, conversas paralelas, equipamentos e outros, é perturbador das atividades

  • A. mentais, pois aumenta a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho musculoesquelético.
  • B. perceptuais, pois diminui a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho cerebral.
  • C. sensoriais, pois estabiliza a exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo fisiológico.
  • D. motoras, pois acresce sinais perceptuais à exigência cognitiva e essa interfere sobre os efeitos da carga física sobre o dinamismo glandular.
  • E. fisiológicas, pois dispersa a atenção e isso interfere sobre os efeitos da carga física sobre o aparelho molecular.

Os estudos realizados sobre o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho − DORT apontam que há influência de fatores psicossociais no desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos. Assim,

  • A. a ausência de controle sobre o trabalho e a insatisfação no trabalho têm apresentado associação negativa com os DORT’s.
  • B. a pressão no trabalho, o controle da tarefa e as cotas de produção podem alterar o comportamento dos trabalhadores e, consequentemente, aumentar a tensão musculoesquelética.
  • C. os mecanismos que relacionam os fatores psicossociais aos DORT’s são classificados em duas categorias: psicofisio lógicos e físicos.
  • D. embora existam estudos que apontem a relação entre fatores psicossociais no trabalho e DORT, ainda não há evidência de que podem influenciar o desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos.
  • E. a definição do mecanismo causal entre fatores psicossociais no trabalho e DORT tem facilitado o diagnóstico e a adoção de programas preventivos e terapêuticos nas organizações.

O aumento dos transtornos psíquicos relacionados ao trabalho, apresenta como uma das problemáticas associadas à questão da reabilitação do trabalhador. Nesse sentido,

  • A. para que obtenha êxito, deve ser conduzida pelo psicólogo que atua na organização por meio de técnicas de acolhimento e escuta junto ao trabalhador.
  • B. a reabilitação deve ser centrada no trabalhador que adoeceu, tendo em vista que é este quem apresenta necessidades específicas que o diferencia dos demais.
  • C. a alta e o retorno ao trabalho configuram-se como o fechamento do processo de reabilitação, já que o trabalhador está considerado apto para o retorno ao trabalho.
  • D. a reabilitação e o retorno ao trabalho devem ser planejados enquanto processo contínuo, cujo início se dá nos ambientes e nas organizações do trabalho.
  • E. as ações de reabilitação profissional devem buscar provocar mudanças individuais, ou seja, promover o autoconhecimento de cada trabalhador sobre sua história de vida.

No que diz respeito à ergonomia, julgue os itens subsequentes. A ergonomia busca a padronização no contexto sociotécnico do trabalho, com base nas noções abstratas de trabalhador médio e de desempenhos iguais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador. Para a ergonomia da atividade, o trabalho constitui o meio físico no qual o indivíduo é sujeito ativo que pensa, age, sente, constrói e desconstrói a experiência de trabalho no cotidiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador. A ergonomia da atividade e a psicodinâmica do trabalho estudam a relação entre indivíduo e ambiente de trabalho, bem como as ferramentas, os métodos e a organização de trabalho que constituem o contexto de atuação profissional e produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador. Por adotar uma abordagem voltada à relação homem-trabalho-doença, sem envolvimento com os aspectos ativos da ação humana sobre o contexto de trabalho, a psicopatologia do trabalho cedeu lugar aos estudos da ergonomia da atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...