Questões sobre Treinamento e desenvolvimento

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A modelagem de cargos é um tema importante na abordagem do desenvolvimento e treinamento de pessoal nas empresas. Sua definição envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos da empresa ou organização. Atualmente, existem três modelos de desenho de cargos:

  • A. o clássico, o holístico e o tradicional.
  • B. o clássico, o mecanicista e o holístico.
  • C. o clássico, o humanístico e o contingencial.
  • D. o tradicional, o holístico e o comportamental.
  • E. o clássico, o humanístico e o comportamental.

O Desenvolvimento Organizacional (DO) se caracteriza por uma série de intervenções na organização com o objetivo de aumentar a eficácia da organização e o bem-estar dos funcionários. Respeito pelas pessoas, confiança e apoio, confrontação e participação são os valores que alicerçam esse modo de intervenção. Existem técnicas diferentes de DO que servem para a produção de mudança numa instituição.

Com base nessas informações, analise as situações a seguir.

Situação A: Durante o momento de crise econômica, a empresa Y promoveu encontros com seus funcionários, incentivando-os a falar de seu orgulho em trabalhar na organização, apontando os pontos fortes da empresa, e a pensar em uma visão de como a empresa poderia agir para superar a crise e se fortalecer no futuro.

Situação B: Uma universidade particular, que representa um ensino superior de ponta no país, promoveu uma série de sessões de treinamento entre os professores de sistema de informação, ciências sociais e psicologia. Essas sessões focaram nas diferenças entre as profissões e os departamentos para tratar dos estereótipos criados por cada um dos participantes sobre a sua e as demais profissões, com o intuito de possibilitar um maior diálogo entre os profissionais.

Essas duas situações exemplificam as seguintes técnicas de DO:

  • A.

    construção de equipes e desenvolvimento intergrupos

  • B.

    consultoria de processo e levantamento de feedback

  • C.

    investigação apreciativa e desenvolvimento intergrupos

  • D.

    treinamento de sensibilidade e investigação apreciativa

  • E.

    levantamento de feedback e treinamento de sensibilidade

Uma empresa de telemarketing tem o objetivo de aumentar a satisfação de seus clientes em relação ao atendimento pessoal. A partir de uma estratégia relativa à gestão de competências, é necessário mapear as lacunas de competências apresentadas na organização para se chegar a esse objetivo.

Para realização da análise requerida, é necessário ater-se de antemão ao fato de que

  • A.

    a gestão de competências visa a eliminar ou minimizar o gap de competências.

  • B.

    a descrição de competências apresenta uma abstração relativa ao desejado e exigido pela organização ao trabalhador.

  • C.

    as competências são o conjunto de conhecimento e atitudes do trabalhador para exercer uma atividade.

  • D.

    as atitudes são as capacidades de as pessoas usarem o conhecimento para atingir os objetivos prescritos.

  • E.

    as atitudes correspondem diretamente à integração das informações recebidas pelas pessoas em ambiente de trabalho.

No que concerne a avaliação e gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

As escalas de avaliação ancoradas em comportamentos seguem os pressupostos da abordagem relativa do desempenho, visto que elas procuram enfatizar comportamentos e atributos individuais como evidências de desempenho no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A reunião de confrontação é a principal técnica de desenvolvimento organizacional que provoca mudanças nas relações intergrupais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Quando consultores ajudam membros da organização a compreender e a mudar a maneira de se trabalhar, evidencia-se a aplicação da técnica de análise transacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A sensibilização é uma técnica de desenvolvimento organizacional voltada para os estilos e os conteúdos da comunicação nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.

O feedback de levantamento é adequado para se abordar cada indivíduo na organização, o que favorece a mudança e a inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, a qual deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho, que incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho, ao

  • A. material bibliográfico de suporte e aos estudos dirigidos para aperfeiçoamento.
  • B. tipo de acomodação para descanso e aos utensílios domésticos disponíveis.
  • C. meio de locomoção utilizado de casa ao trabalho e à forma de utilização das horas de lazer.
  • D. perfil salarial e regularidade da apresentação de novos projetos.
  • E. mobiliário e aos equipamentos.

Dentre os vários métodos de treinamento, há aquele no qual se apresenta um tipo de simulação em que o trainee finge estar realizando uma tarefa. Tal método tem o nome de

  • A. Orientação.
  • B. Treinamento no trabalho.
  • C. Autoinstrução.
  • D. Role-Playing
  • E. Modelagem.
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