Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Terapia Cognitiva concebe a personalidade como:

  • A.

    moldada por crenças centrais ou esquemas superiores que desenvolvem-se cedo na vida, os quais resultem de experiências pessoais e influências dos pais e da sociedade, constituindo a base para a codificação, categorização e avaliação das experiências ao longo do curso da vida, sendo que os problemas psicológicos são decorrentes de processos tais como aprendizagem falha, inferências incorretas e falta de diferenciação adequada entre a imaginação e a realidade.

  • B.

    um processo de individuação ou autodesenvolvimento, no qual o indivíduo transforma-se em si próprio, um ser único e homogêneo, processo este de desenvolvimento da totalidade do eixo ego-self, fazendo um movimento em direção à amplitude da liberdade.

  • C.

    uma composição de expressões diretas de instintos do organismo, acreditando que os métodos psicanalíticos de interpretação e associação livre constituíam uma fuga de experiência direta do material interpretado e associado, sendo, portanto, métodos de autoexploração ineficientes e, via de regra, ineficazes.

  • D.

    composta por quatro componentes do intelecto: um impulso para a compreensão, que pode ser chamado de curiosidade ou necessidade de competência; um intelecto "axiomático", que é a capacidade de entender relações lógicas; o conhecimento empírico, que é o aspecto relacionado com coisas e eventos externos; e um intelecto "desenvolvido", que é uma forma mais elevada do impulso original para a compreensão.

  • E.

    uma coleção de padrões de sentimentos, em que situações diferentes evocam variados padrões de respostas, sendo que cada resposta individual é baseada apenas em experiências prévias e na história genética, uma vez que o eu é definido pelo comportamento subjetivo e, muitas vezes, não observável.

Melanie Klein introduziu a expressão "identificação projetiva" para designar um

  • A.

    mecanismo de defesa utilizado pelo indivíduo quando confrontado com um perigo exterior, identificando- se com o seu agressor, ou assumindo por sua própria conta a agressão enquanto tal; pode imitar física ou moralmente a pessoa do agressor ou adotar certos símbolos de poder que o designam.

  • B.

    processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa.

  • C.

    modo primitivo de constituição do indivíduo segundo o modelo do outro, que não é secundário a uma relação previamente estabelecida, em que o objeto estaria inicialmente situado como independente.

  • D.

    mecanismo que se traduz por fantasmas (fantasias), em que o indivíduo introduz a sua própria pessoa, totalmente ou em parte, no interior do objeto para o lesar, para o possuir ou para o controlar.

  • E.

    processo de operação pelo qual um fato neurológico ou psicológico é deslocado e localizado no exterior.

A Esquizofrenia paranóide é apresentada na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID - 10 (F20.0) como um quadro clínico

  • A.

    no qual perturbações do afeto e sintomas catatônicos são proeminentes.

  • B.

    dominado por delírios relativamente estáveis, acompanhados por alucinações, particularmente da variedade auditiva, e perturbações da percepção.

  • C.

    no qual as mudanças afetivas são proeminentes, os delírios e as alucinações são fugazes e fragmentários e o comportamento é irresponsável e imprevisível, com a presença de maneirismos.

  • D.

    com perturbações psicomotoras proeminentes, que podem se alternar entre extremos, tais como hipercinesia e estupor ou obediência automática e negativismo.

  • E.

    composto por um conjunto de fenômenos psicóticos, que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de substâncias psicoativas, que são caracterizadas por alucinações vividas (tipicamente auditivas, porém, freqüentemente, em mais de uma modalidade sensorial), falsos reconhecimentos, delírios e/ou idéias de referência (freqüentemente de natureza paranóide ou persecutória).

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), o Transtorno de Personalidade Narcisista (301.81) tem por característica essencial um padrão de

  • A.

    preocupação com organização, perfeccionismo e controle.

  • B.

    desconfiança e suspeitas, de modo que as intenções dos outros são interpretadas como maldosas.

  • C.

    distanciamento dos relacionamentos sociais, com uma faixa restrita de expressão emocional.

  • D.

    desconsideração e violação dos direitos alheios.

  • E.

    grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.

Cultura organizacional é

  • A.

    um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.

  • B.

    um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.

  • C.

    a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.

  • D.

    a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.

  • E.

    o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder

  • A.

    "vende sua decisão" aos subordinados.

  • B.

    permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.

  • C.

    apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.

  • D.

    permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.

  • E.

    apresenta idéias e permite questionamentos.

Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no

  • A.

    "objeto" da motivação.

  • B.

    "como" da motivação.

  • C.

    "tempo" da motivação.

  • D.

    "estímulo" da motivação.

  • E.

    "ponto" indicador.

O fator unitário que mais influencia o tipo de estrutura de uma organização é

  • A.

    o tipo de bens ou de serviços que ela oferece.

  • B.

    o tipo de pessoas que a integra.

  • C.

    o contexto social em que ela está inserida.

  • D.

    seu tamanho.

  • E.

    sua finalidade.

Burocracia, segundo Max Weber, caracteriza a organização

  • A.

    ineficiente.

  • B.

    eficiente.

  • C.

    em que inexistam regras escritas.

  • D.

    em que os fluxos de comunicação são indefinidos.

  • E.

    em que há relativa liberdade de decisão dos supervisores.

Do ponto de vista ético, espera-se que o psicólogo, no exercício de sua profissão,

  • A.

    influencie o cliente com convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas.

  • B.

    induza pessoas a recorrerem a seus serviços.

  • C.

    prolongue, desnecessariamente, o atendimento ao cliente.

  • D.

    esclareça ao cliente quanto aos prejuízos da interrupção inoportuna da assistência que vem recebendo.

  • E.

    omita informações sobre o trabalho que realiza, a fim de que o cliente possa aceitá-lo com mais facilidade.

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