Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quando se identifica um problema de acentuada apatia e desinteresse do empregado, pelo trabalho,

  • A.

    deduz-se que ele esteja com sérios problemas psicológicos e deverá ser encaminhado à terapia.

  • B.

    aprofundam-se as investigações quanto às causas para que o diagnóstico e a conduta de orientação sejam adequados.

  • C.

    deduz-se que as suas condições de trabalho são desfavoráveis.

  • D.

    levanta-se como hipótese pressão, por parte das chefias.

  • E.

    conclui-se que ele esteja com stress, encaminhando-o ao médico para obter licença.

Em psicopatologia, o conceito duplo vínculo é fundamental em determinada tendência teórica norte-americana, a qual considera a esquizofrenia como um produto, principalmente, de

  • A.

    um modo de comunicação patogênico.

  • B.

    fatores genéticos e enzimáticos.

  • C.

    fatores sociais ligados ao modo de produção capitalista.

  • D.

    um defeito biológico na constituição do indivíduo.

  • E.

    um desvio no desenvolvimento psicossexual.

Do ponto de vista psicanalítico, a devolução das informações obtidas no processo psicodiagnóstico

  • A.

    não deve ser feita nem ao examinando nem à pessoa responsável, pois essas informações são de sigilo absoluto.

  • B.

    deve ser feita diretamente ao examinando, somente no caso dele ser adulto; caso contrário, as informações devem ser transmitidas ao responsável.

  • C.

    deve ser feita diretamente ao examinando porque, no transcorrer do processo, ele depositou no psicólogo suas partes doentes e adaptativas e, por meio da devolução, permite-se que a separação dos dois possa ser elaborada.

  • D.

    não deve ser feita ao examinando pela ansiedade e possível desestruturação que essas informações possam lhe acarretar.

  • E.

    não deve ser feita diretamente ao examinando, porque o processo traz informações que, por serem científicas, só interessam ao psicólogo.

Com relação à utilização de testes no processo psicodiagnóstico, deve-se

  • A.

    evitar incluir na bateria de testes aqueles que mobilizem condutas ligadas ao sintoma.

  • B.

    organizar uma bateria exaustiva evitando, assim, deixar-se influenciar pelos dados da entrevista.

  • C.

    incluir o mínimo de testes, se possível evitá-los, visto que despertam muita ansiedade.

  • D.

    evitar concluir o psicodiagnóstico enquanto o indivíduo não responder satisfatoriamente a todos os testes incluídos na bateria.

  • E.

    organizar uma seqüência de aplicação considerando os dados obtidos nas entrevista, e iniciando, em geral, pelos testes menos diretivos.

Nas organizações em geral, o processo de socialização de novos funcionários visa a criar

  • A.

    um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego.

  • B.

    um processo de estimulação direcionado ao cumprimento de metas e resultados.

  • C.

    uma análise do perfil do candidato escolhido.

  • D.

    um diagnóstico o mais próximo possível da realidade que o novo funcionário enfrentará em determinado dia de trabalho.

  • E.

    um compromisso explícito do novo funcionário para com o cumprimento de regras estabelecidas.

Para Plano de Carreiras são necessários os seguintes instrumentos:

  • A.

    missão da organização, programas de qualificação, política de salários e posicionamento mercadológico.

  • B.

    planejamento estratégico, planos de benefícios diferenciados, programas de treinamento gerencial e avaliação de performance comparativa.

  • C.

    planejamento estratégico, programas de qualidade, avaliação de resultados efetivos e programas de remuneração.

  • D.

    trajetória de carreiras, avaliação de desempenho, avaliação de potencial e política de recursos humanos.

  • E.

    política de recursos humanos, análise mercadológica, programas de incentivo e projetos de cargos e salários.

O treinamento, processo cíclico e contínuo, é composto pelas quatro etapas seguintes:

  • A.

    análise dos cargos, análise da produção presente, missão da organização e fatores críticos de resultados.

  • B.

    diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

  • C.

    elaboração do programa de treinamento, aplicação do programa de treinamento, avaliação da reação dos treinados e implementação de melhorias.

  • D.

    análise dos cargos, elaboração do programa de treinamento, missão da organização e fatores críticos de resultados.

  • E.

    análise dos resultados, pesquisa de satisfação dos clientes internos quanto aos investimentos realizados em treinamento, análise dos cargos e elaboração do programa de treinamento a ser aplicado aos funcionários da organização.

O treinamento em uma organização tem como objetivo principal

  • A.

    estimular a participação dos empregados em cursos, para elevar o nível cultural da organização.

  • B.

    levar a organização ao alcance de resultados mais perceptíveis pelos empregados.

  • C.

    contribuir para a obtenção de resultados pela organização, atuando na prevenção ou solução de problemas de desempenho, cuja causa esteja relacionada com a mão-de-obra.

  • D.

    estimular novos métodos e técnicas de trabalho, visando a motivar os empregados e aumentar a produtividade.

  • E.

    contribuir para a obtenção dos resultados da organização, atuando na prevenção e solução de problemas por ela apresentados.

Para produzir mudança de atitudes, a técnica mais eficaz, segundo Lewin, é

  • A.

    palestra informativa.

  • B.

    conferência

  • C.

    projeção de filmes.

  • D.

    aconselhamento psicológico.

  • E.

    dinâmica de grupo.

A reabilitação difere da readaptação, principalmente, por

  • A.

    colocar o empregado em outro cargo.

  • B.

    envolver remediação de características psicofísicas.

  • C.

    visar a uma boa adaptação ocupacional do reabilitando

  • D.

    incluir um exame médico e psicológico, no empregado.

  • E.

    ser uma prática de caráter paternalista.

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