Questões de Psicologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Com relação à ética profissional do psicólogo, fornecer a quem de direito na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, está no âmbito dos (das):

  • A.

    Proibições legais.

  • B.

    Princípios gerais.

  • C.

    Orientações gerais.

  • D.

    Deveres fundamentais.

  • E.

    Contribuições técnicas.

Sigmund Freud (1856-1939) deixou contribuições indiscutíveis à Psicologia.

Assinale a alternativa que se refere corretamente a algumas de suas contribuições:

  • A.

    As instâncias psíquicas identificadas por ele são denominadas inconsciente, pré-consciente e consciente.

  • B.

    A associação livre para eliminação de sintomas e traumas nos tratamentos foi desenvolvida por ele em conjunto com Yung e Charcot.

  • C.

    Pulsão é a busca de um estado de equilíbrio entre instâncias psíquicas de natureza autodestrutiva, oriundas de Eros, e aquelas de sobrevivência, emanadas de tanatos.

  • D.

    O desenvolvimento humano ocorre em três estágios, denominados de psicossexuais, a saber: oral, fálico e de latência, todos tendo por característica principal a descoberta da sexualidade.

  • E.

    Neurose e psicose se caracterizam, ambas, por comportamentos resultantes de pensamentos e desejos reprimidos, de origem neuroafetiva.

O desenvolvimento humano se caracteriza como campo clássico de estudos em Psicologia. Não obstante suas diferenças conceituais e/ou metodológicas, esses estudos, particularmente nas últimas duas décadas, têm comungado de aspectos ou princípios gerais. A esse respeito, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:

( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado sua inserção e vínculos em suas redes ou sistemas de interação social.

( ) Relações entre componentes advindos da bagagem genética e aquisições posteriores não têm sido consideradas, como forma de melhor compreender os fatores desenvolvimentais.

( ) As influências religiosas e suas manifestações de caráter anômalo nos diferentes estágios do desenvolvimento, sobretudo na infância, têm tido grande destaque na maior parte das teorias.

 ( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado a dialética entre os sistemas biopsicossociais inseridos nos diferentes contextos de origem e/ou inserção desses indivíduos.

( ) A dinâmica do curso de vida em sua totalidade (ciclo vital), incluindo gerações anteriores e posteriores, tem sido focalizada, sobretudo por teorias do campo sistêmico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    F – V – F – F – F

  • E.

    F – F – V – V – F

Caracteriza-se como um período do desenvolvimento humano onde ocorrem de modo marcante a evolução das capacidades mentais como memória, inteligência, linguagem e aprendizagem, e também das habilidades motoras, inclusive aquelas de natureza mais refinada como atar os sapatos, fechar botões ou comer sozinha, além do aprendizado da própria higiene oral e corporal.

Esse período corresponde aproximadamente à faixa etária dos:

  • A.

    seis meses a oito meses aos dois anos, comumente chamado de sensório motor.

  • B.

    doze a quinze meses aos dois anos, denominado comumente de primeira infância.

  • C.

    dezoito a vinte meses aos três anos, denominado comumente de percepto mental.

  • D.

    dois a três anos aos seis anos, denominado por alguns autores de segunda infância.

  • E.

    dois a três anos aos nove anos, chamado comumente de terceira infância.

Considere o texto abaixo:

O texto se refere à violência que sofrem crianças e adolescentes na forma especificamente de abuso:

  • A.

    social

  • B.

    sexual.

  • C.

    moral.

  • D.

    volitivo.

  • E.

    perceptivo.

Analise a frase abaixo, a respeito de um dos períodos do desenvolvimento concebidos por Piaget.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto:

  • A.

    percepção ; linguagem ; afeto

  • B.

    cognição ; percepção ; corpo

  • C.

    linguagem ; linguagem ; ego

  • D.

    linguagem ; linguagem ; pensamento

  • E.

    linguagem ; consciência ; pensamento

A personalidade, enquanto objeto de estudo da Psicologia, refere-se de modo específico à(ao):

  • A.

    modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo.

  • B.

    forma pela qual diferentes indivíduos reagem diante de distintas situações a partir de suas percepções.

  • C.

    conjunto de percepções e sentimentos que permitem ao indivíduo desenvolver sua socialização e identificação social.

  • D.

    modo relativamente variável de sentir e agir no mundo, demonstrando o grau de plasticidade atingido pelo indivíduo.

  • E.

    manejo adequado de situações cotidianas com as quais o indivíduo se confronta, demonstrando seu controle de ansiedade.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro períodos ou fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, corretamente nomeados e divididos.

  • A.

    1o período: Sensório concreto (0 a 2 anos); 2o período: Operatório (2 a 5 anos); 3o período: Operações concretas (5 a 14 ou 15 anos); 4o período: Operações formais (14 ou 15 anos em diante).

  • B.

    1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

  • C.

    1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

  • D.

    1o período: Sensório motor (0 a 1 ano); 2o período: Operatório (2 a 7 anos); 3o período: Pósoperatório (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).

  • E.

    1o período: Sensório motor (0 a 4 anos); 2o período: Pré-operatório (4 a 7 anos); 3º período: Operações formais (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).

Um importante princípio que tem marcado a Psicologia do Desenvolvimento na atualidade é o(a):

  • A.

    interesse exclusivo na compreensão daquilo que distingue o comportamento infantil em suas diferentes fases ou períodos.

  • B.

    necessidade de compreender o desenvolvimento humano no ciclo completo da vida (life-span), com ênfase para a plasticidade interindividual.

  • C.

    necessidade de compreender o desenvolvimento humano, tendo como referência o adulto, entendido como ponto de chegada no ciclo vital.

  • D.

    prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da evolução psiconeurológica.

  • E. prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da assimilação dos avanços tecnológicos pela criança.

Embora geralmente seja compreendido sob uma perspectiva global, o desenvolvimento humano, dependendo da teoria, é estudado com ênfase em um determinado aspecto.

Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento:

  • A.

    ambiental.

  • B.

    hereditário.

  • C.

    psicossexual.

  • D.

    psicossocial.

  • E.

    intelectual.

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