Questões de Psicologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria do desenvolvimento humano de Piaget é dividida em períodos ou fases, sendo cada uma delas caracterizada por:

  • A.

    aquilo que já está sedimentado no comportamento de desenvolvimento proximal.

  • B.

    aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

  • C.

    aquisições novas e que pertencem a rigor à fase subsequente.

  • D.

    aquelas aprendizagens desenvolvidas nas fases anteriores.

  • E.

    reações afetivas, demonstrando a assimilação das condutas esperadas para a fase.

Sobre situações de abuso e maus tratos infantis, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas.

  • B.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar, porém não influencia sua exposição à ocorrência de situações externas.

  • C.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável para a exposição a situações externas de ocorrência de abuso ou maus tratos, porém não tem implicações em sua vulnerabilidade a abusos ou maus tratos no contexto intrafamiliar.

  • D.

    A fragilidade das relações familiares torna a criança vulnerável à ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar ou para a exposição a situações externas apenas quando o vínculo entre pais e filhos não se estabeleceu adequadamente.

  • E.

    A fragilidade das relações familiares vulnerabiliza a criança tanto para a ocorrência de abuso ou maus tratos intrafamiliar como para a exposição a situações externas de abusos ou maus tratos unicamente se houver distúrbios na relação entre ela e as figuras parentais.

A personalidade é objeto de diversas concepções, elaboradas por diferentes autores na Psicologia.

Sobre essa questão, é correto afirmar:

  • A.

    Fatores culturais e biológicos, somados a aspectos inconscientes do psiquismo humano, são os formadores da personalidade, segundo a perspectiva de Erich Fromm.

  • B.

    Segundo Freud, as fases evolutivas do desenvolvimento têm pouca incidência e impacto nos primeiros seis anos de vida, ganhando destaque significativo após esse período.

  • C.

    O estilo de vida individual, tal qual concebido por Erikson, se constitui no caminho por meio do qual a pessoa tem possibilidade de voltar suas energias a propósitos construtivos.

  • D.

    Skinner concebeu estágios evolutivos de desenvolvimento do ego comportando cada qual um conflito a ser dirimido, para que a personalidade resulte em comportamentos adequados ao convívio social.

  • E.

    O conceito de “espaço vital” de Lewin abrange o conjuntos dos fatos determinantes do comportamento do indivíduo em um dado momento.

Quanto aos fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento humano, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Fatores externos ou endógenos são os referentes ao ambiente, relações familiares e sociais e processos educativos.

  • B.

    Fatores internos ou exógenos são aqueles que envolvem características genéticas, neurobiológicas, afetivas e cognitivas.

  • C.

    Fatores externos ou endógenos são os referentes a elementos de ordem genética ou hereditária, relações familiares e sociais e processos educativos.

  • D.

    Fatores internos ou endógenos são aqueles relativos a características genéticas, neurobiológicas, afetivas e cognitivas.

  • E.

    Fatores internos ou exógenos são aqueles correspondentes a características genéticas sobre as quais incidiram fatores neurobiológicos, afetivos e cognitivos.

Considere o trecho a seguir, relativo ao campo da psicopatologia da criança e do adolescente:

“São os sistemas de classificação mais utilizados na atualidade, não tanto porque são os mais capazes de descrever os transtornos psicopatológicos (…), mas porque fornecem uma linguagem comum, sem a qual a comunicação e a aquisição de conhecimentos são quase impossíveis, sobretudo em uma escala internacional”.

Dumas, 2011.

Os sistemas referidos são:

  • A.

    CID-7 e DSP-III

  • B.

    CID-10 e DSM-IV

  • C.

    DSM-III e APA-II

  • D.

    DSM-IV e CID-IV.

  • E.

    DSP-III e CID-10

Relacione as colunas abaixo, sobre transtornos da infância e adolescência e seus conceitos:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 3 – 1 – 4

  • B.

    3 – 2 – 1 – 4

  • C.

    3 – 4 – 2 – 1

  • D.

    4 – 1 – 2 – 3

  • E.

    4 – 3 – 2 – 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...