Questões de Psicologia da Instituto Quadrix

Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Quadrix para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. Visando superar os problemas ocorridos no cotidiano escolar, cabe ao psicólogo escolar desenvolver trabalhos com os educadores e alunos, visando à explicitação e à superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve apoiar os professores na utilização da metodologia de projetos e na conscientização da sequência do método científico: método indutivo; método dedutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. O psicólogo escolar deve usar sua autoridade para promover a autonomia e a reflexão crítica dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e se apresentar como sujeito de superação das normas impostas por políticas públicas que reafirmem o sistema vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. Uma atitude preventiva do fracasso escolar do aluno é o diagnóstico das dificuldades e o encaminhamento, aos serviços de atendimento da comunidade, daqueles que apresentem problemas psicológicos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. No cotidiano da escola, o psicólogo, em uma atitude preventiva, deve adotar ações que favoreçam o estabelecimento e o fortalecimento dos vínculos, quais sejam: manter uma postura não autoritária; exercer a comunicação com uma linguagem não rebuscada; e atender a princípios éticos de acordo com as normas profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos com base na função preventiva da atuação do psicólogo escolar na identificação das causas de evasão e repetência na Educação Básica. Entre as principais causas da evasão escolar, está o fracasso escolar, que pode ser explicado pela má formação docente, pela cultura e pelas condições e relações políticas e econômicas vigentes. A função do psicólogo na escola é a de assumir uma conduta de enfrentamento da evasão, resolvendo os problemas que a causam.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. A relação entre a aprendizagem e a motivação vai além de qualquer pré-condição estabelecida, não sendo recíproca. Dessa forma, a motivação pode produzir um efeito negativo na aprendizagem e no desempenho, assim como, da mesma forma, a aprendizagem pode não interferir na motivação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. No ambiente escolar, deve-se lançar mão de teorias cognitivas da motivação que deem prioridade ao estudo das crenças, dos valores e das emoções do indivíduo, uma vez que são mediadoras do comportamento e exercem forte influência no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. São funções do psicólogo escolar elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno em situações escolares específicas, visando, por meio de uma ação coletiva e interdisciplinar, à implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O procedimento a ser adotado pelo psicólogo escolar no caso hipotético de uma aluna diagnosticada e apontada pela professora como disléxica deveria ser o de assumir para si a responsabilidade de ajudar a aluna a superar, na medida do possível, o comprometimento do mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...