Questões de Publicidade

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A construção da identidade corporativa de uma organização é feita

  • A. através de um trabalho desenvolvido ao longo de um período de tempo.
  • B. com base na identificação apenas dos públicos internos a atingir.
  • C. com objetivo de estabelecer as crenças e os valores associados à organização.
  • D. independentemente do seu comportamento institucional real.
  • E. concomitantemente a anúncios de ocasião para o público externo.

Diante de uma situação considerada de crise, como, por exemplo, a divulgação para a imprensa de informações que prejudiquem a imagem da empresa, o primeiro passo a ser dado deve ser

  • A. agendar as respostas aos questionamentos dos jornalistas para o dia seguinte para evitar reações apressadas.
  • B. contratar espaço pago na mídia para desmentir inteiramente as acusações.
  • C. descobrir o responsável pelo vazamento das informações para poder desmentir a versão dada.
  • D. observar, sem agir, o desenrolar dos fatos para tomar decisões com mais embasamento.
  • E. preparar uma resposta embasada às acusações para tomar o controle da situação.

As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas são motivadas por fatores externos, pressões econômicas ou pela busca de algum benefício, fiscal ou não.

Para que se minimize o risco de descontinuidade, o desenvolvimento dessas ações deve ser motivado por

  • A. benefícios fiscais
  • B. pressões econômicas
  • C. pressões logísticas
  • D. princípios corporativos
  • E. princípios mercadológicos

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

  • A. processo no qual os participantes criam e partilham informação.
  • B. sistema tecnológico complexo.
  • C. atividade de interlocutores isolados.
  • D. causalidade mecânica de sentido único.
  • E. mercadologia de produtos informacionais.

Um produto ideológico faz parte de uma realidade como todo corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo, e, ao contrário desses, também reflete e refrata uma outra realidade, que lhe é exterior. Assim, tudo que é ideológico possui um significado.

Nesse contexto, considerando-se as relações entre signos-simbólico e ideológico, conclui-se que

  • A. não pode existir um universo de signos.
  • B. sem signos não existe ideologia.
  • C. um corpo físico vale ideologicamente por si próprio.
  • D. um produto de consumo não pode ser um signo ideológico.
  • E. Eum signo existe apenas como parte de uma realidade.

Dentre as atividades básicas realizadas pelo profissional de comunicação interna, encontra-se a de

  • A. acompanhar o desenvolvimento dos produtos da empresa.
  • B. acompanhar todas as notícias que são publicadas sobre a empresa.
  • C. desenvolver ferramentas de avaliação da produtividade.
  • D. gerenciar o cronograma de planejamento financeiro.
  • E. estabelecer parcerias com o departamento de RH.

Uma das ferramentas essenciais para uma empresa é a qualidade de sua comunicação interna. Os funcionários sentem a necessidade de participar das decisões e conhecer melhor a instituição em que trabalham.

Essa comunicação tem influência direta no(a)

  • A. cronograma de produção em escala
  • B. plano de contratação de pessoal
  • C. planejamento de uma campanha de TV
  • D. estratégia financeira de mercado
  • E. produtividade do material humano

Uma etapa fundamental no desenvolvimento de um projeto de comunicação é o desenvolvimento do cronograma, que deve ser o mais preciso possível.

Dessa forma, um cronograma preciso deve

  • A. criar uma base de dados completa de fornecedores e funcionários, indicando valores e datas dos pagamentos.
  • B. descrever minuciosamente todas as atividades a serem executadas, além de definir os responsáveis por cada uma.
  • C. marcar o início e o fim de cada etapa, deixando o detalhamento interno das etapas para ser feito durante a execução de cada uma.
  • D. ser o documento que servirá de guia durante toda a etapa de planejamento do projeto, sendo substituído depois pelo organograma.
  • E. unir as informações das atividades a serem executadas, as dependências entre elas, as estimativas de custo e a duração das atividades.

Ao se desenvolver um projeto de comunicação, a fase de planejamento é decisiva.

Essa fase pode reduzir os riscos de falhas, uma vez que

  • A. define organogramas e mantém os stakeholders informados.
  • B. desenvolve tarefas e cria punições para cada atraso.
  • C. detecta os defeitos mais cedo e controla prazos e custos.
  • D. distribui tarefas e organiza o tempo de cada envolvido em detalhe.
  • E. escolhe fornecedores e define padrões estéticos.

Do ponto de vista organizacional, uma comunicação eficaz exerce papel fundamental na construção de um comportamento socialmente responsável.

Sendo assim,

  • A. a organização, para captar recursos com financiadores e doadores, necessita ter credibilidade com esses públicos.
  • B. as ações de responsabilidade social são ferramentas que compõem o mix de comunicação juntamente com ações de propaganda, promoção de vendas e marketing direto.
  • C. as instituições sem fins lucrativos dependem de doações e parcerias e por isso não dispõem de recursos para investir em ações de comunicação.
  • D. os projetos de longo prazo buscam atender às demandas institucionais e defender os interesses mercadológicos dos acionistas e/ou proprietários.
  • E. os planos de responsabilidade social têm como objetivo final a divulgação mercadológica e a manutenção de uma identidade positiva junto ao consumidor.
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