Questões de Publicidade do ano 2012

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Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem.

Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas

  • A. com varejistas e manuais de vendas
  • B. com varejistas e perguntas e reclamações dos SAC
  • C. com concorrentes e manuais de imagem corporativa
  • D. de opinião e formulários de treinamento
  • E. de opinião e informações técnicas dos produtos

Diariamente, a comunicação via internet apresenta situações tais como: anúncios exibidos automaticamente para usuários, selecionados conforme preferências previamente registradas; vídeos divulgados mostrando gafes cometidas por políticos ou artistas; mensagens pessoais reproduzidas em ambientes públicos.

Essas situações são exemplos de um fenômeno corrente no mundo virtual, que é a

  • A. banalização das fontes de informação
  • B. desvalorização da individualidade na esfera pública
  • C. liberalização das formas de produção de conteúdo
  • D. erosão da distinção entre público e privado
  • E. sensacionalização da experiência humana

Entender a dinâmica da construção e manutenção das redes é fundamental para o estudo das redes sociais, porque sua(seus)

  • A. estrutura, uma vez estabelecida, tende a se solidificar, mesmo que os elementos permaneçam ativos.
  • B. estrutura pode adaptar-se e modificar-se, mesmo quando construída sobre elementos estáticos.
  • C. elementos estão em permanente estado de atividade, o que coloca as redes em constante evolução.
  • D. elementos, uma vez definidos, passam a atuar entre si de forma a cristalizar a estrutura alcançada.
  • E. elementos ativos sobressaem, tornando a estrutura interna mais sólida com relação à atividade externa.

A construção da identidade corporativa de uma organização é feita

  • A. através de um trabalho desenvolvido ao longo de um período de tempo.
  • B. com base na identificação apenas dos públicos internos a atingir.
  • C. com objetivo de estabelecer as crenças e os valores associados à organização.
  • D. independentemente do seu comportamento institucional real.
  • E. concomitantemente a anúncios de ocasião para o público externo.

Diante de uma situação considerada de crise, como, por exemplo, a divulgação para a imprensa de informações que prejudiquem a imagem da empresa, o primeiro passo a ser dado deve ser

  • A. agendar as respostas aos questionamentos dos jornalistas para o dia seguinte para evitar reações apressadas.
  • B. contratar espaço pago na mídia para desmentir inteiramente as acusações.
  • C. descobrir o responsável pelo vazamento das informações para poder desmentir a versão dada.
  • D. observar, sem agir, o desenrolar dos fatos para tomar decisões com mais embasamento.
  • E. preparar uma resposta embasada às acusações para tomar o controle da situação.

As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas são motivadas por fatores externos, pressões econômicas ou pela busca de algum benefício, fiscal ou não.

Para que se minimize o risco de descontinuidade, o desenvolvimento dessas ações deve ser motivado por

  • A. benefícios fiscais
  • B. pressões econômicas
  • C. pressões logísticas
  • D. princípios corporativos
  • E. princípios mercadológicos

Na década de 1980, o modelo difusionista foi substituído pela teoria da análise da rede de comunicação, a qual definia a comunicação como um(a)

  • A. processo no qual os participantes criam e partilham informação.
  • B. sistema tecnológico complexo.
  • C. atividade de interlocutores isolados.
  • D. causalidade mecânica de sentido único.
  • E. mercadologia de produtos informacionais.

Um produto ideológico faz parte de uma realidade como todo corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo, e, ao contrário desses, também reflete e refrata uma outra realidade, que lhe é exterior. Assim, tudo que é ideológico possui um significado.

Nesse contexto, considerando-se as relações entre signos-simbólico e ideológico, conclui-se que

  • A. não pode existir um universo de signos.
  • B. sem signos não existe ideologia.
  • C. um corpo físico vale ideologicamente por si próprio.
  • D. um produto de consumo não pode ser um signo ideológico.
  • E. Eum signo existe apenas como parte de uma realidade.

Dentre as atividades básicas realizadas pelo profissional de comunicação interna, encontra-se a de

  • A. acompanhar o desenvolvimento dos produtos da empresa.
  • B. acompanhar todas as notícias que são publicadas sobre a empresa.
  • C. desenvolver ferramentas de avaliação da produtividade.
  • D. gerenciar o cronograma de planejamento financeiro.
  • E. estabelecer parcerias com o departamento de RH.

Uma das ferramentas essenciais para uma empresa é a qualidade de sua comunicação interna. Os funcionários sentem a necessidade de participar das decisões e conhecer melhor a instituição em que trabalham.

Essa comunicação tem influência direta no(a)

  • A. cronograma de produção em escala
  • B. plano de contratação de pessoal
  • C. planejamento de uma campanha de TV
  • D. estratégia financeira de mercado
  • E. produtividade do material humano
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