Questões de Redação Oficial

Lista completa de Questões de Redação Oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a maneira pela qual o Poder Pu?blico redige comunicac?o?es oficiais e atos normativos é definida como:

    A) rigor literário.

    B) redac?a?o oficial.

    C)

    estilo acadêmico.



    D) estilo jornalístico.

    E) rebuscamento.

Supondo um ofício enviado pela Prefeitura Municipal de Coronel Freitas (PMCF), especificamente da Secretaria de Administração (SA), a outra Prefeitura de Santa Catarina, assinale a alternativa que corretamente apresenta a identificação desse documento.

    A) ofício n° 42/2020/SA/PMCF/SC

    B) ofício n° 42/2020/PMCF/SC/AS

    C) OFÍCIO N° 42/2020/SA/PMCF/SC

    D) OFÍCIO N° 42/2020/SA/SC/PMCF

    E) OFÍCIO N° 42/2020/SC/PMCF/SA

Assinale a alternativa correta.

    A) O Ofício, o Memorando e o Requerimento fazem parte de documentos chamados “padrão ofício”

    B) Está correta e adequada a um Memorando a frase: “Outrossim, lembramos à Vossa Senhoria o vosso compromisso, assumido junto a essa Secretaria, para a semana próxima”

    C) Como gênero textual, por seu baixo custo e celeridade, o e-mail transformou-se na preferida forma de envio de documentos apenas na administração privada.

    D) Em documentos expedidos para autoridades de superior hierarquia ao do remetente, o fecho adequado é “Atenciosamente”, por questão de formalidade, deferência e necessária impessoalidade do serviço público.

    E) “A Sua Excelência o Senhor” ou “A Sua Excelência a Senhora” é o pronome de tratamento adequado para o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre características da redação oficial. ( ) Deve valer-se da impessoalidade. ( ) Pode fazer uso de regionalismos e jargões, respeitando o linguajar e a cultura local. ( ) Preza pela articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. ( ) Precisa usar o padrão culto da língua. ( ) As comunicações administrativas devem ser sempre formais, quer por meio de documentos eletrônicos ou impressos. ( ) As orações devem ser escritas sempre na ordem indireta, buscando sempre as intercalações. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • V • F • F • F

    B) V • F • V • V • V • F

    C) V • F • V • F • F • V

    D) V • F • F • F • V • V

    E) F • V • F • V • F • V

Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
Considerando as características de uma redação oficial, analise as afirmações a seguir:
I. O autor do texto é o responsável pela redação, por isso pode expor impressões pessoais sobre o conteúdo. II. Um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações sem eliminar informações fundamentais. III. Os textos feitos em meios eletrônicos, como e-mail, também precisam respeitar as regras de formalidade e formatação.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações CORRETAS.

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    D) Apenas a afirmativa III está correta.

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) II e III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I, III e IV.

    E) IV.

O pronome de tratamento adequando a ser utilizado para um Senador da República no endereçamento é:

    A) Senhor.

    B) Vossa Excelência.

    C) A Sua Excelência o Senhor.

    D) Digníssimo.

    E) Excelentíssimo.

Acerca dos fundamentos e técnicas de redação oficial, é correto afirmar que:

    A) O tratamento por meio de Doutor confere a formalidade desejada.

    B) O vocativo será sempre seguido de dois pontos.

    C) Os termos “Respeitosamente e Atenciosamente” são utilizados como fecho.

    D) O cabeçalho é utilizado apenas na segunda página do documento, justificado na área determinada pela formatação.

    E) Na grafia de datas em um documento oficial, o texto da data deve ser alinhado à margem esquerda.

Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos:

    A) Efetivo e adjunto.

    B) Suplente e adjunto.

    C) Docente e substituto.

    D) Interino e substituto.

    E) Efetivo e interino.

Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

    A) Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    B) Introdução e desenvolvimento, apenas.

    C) Introdução, desenvolvimento, destaque e conclusão.

    D) Desenvolvimento e conclusão, apenas.

    E) Descrição, desenvolvimento e conclusão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...