Questões de Relações Humanas

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A afirmação do psicólogo Kurt Lewin revela que "A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais" evidencia que:

  • A.

    as relações interpessoais representam importante papel na contextualização de uma organização e que, além da competência técnica, o auto-conhecimento, a capacidade de superação de conflitos, ética e postura também contribuem para a consecução dos objetivos daquela sociedade.

  • B.

    a competência é fator singular nos objetivos de qualquer instituição e a ela é que se deve todo o sucesso empresarial no mundo moderno.

  • C.

    o treinamento adequado e um plano de carreira formam a base de qualquer instituição que queira atingir determinado objetivo ou meta.

  • D.

    o ambiente profissional de uma instituição, desde que bem conduzido, pode por si só oferecer o cumprimento das metas estabelecidas pela aquela sociedade.

Entende-se por definição de empatia:

  • A.

    capacidade de estar consciente do próprio estado emocional.

  • B.

    capacidade de sentir e de perceber as emoções de um terceiro. Capacidade primordial para se estabelecer relacionamentos bem sucedidos seja na vida profissional ou pessoal.

  • C.

    capacidade de cooptar opiniões alheias para que coadunem com a sua própria.

  • D.

    capacidade de expressar adequadamente o que se está sentindo sem utilizar expressões emocionais ofensivas e improdutivas, além da capacidade de expressá-las em um momento propício.

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

As habilidades gerenciais e ocupacionais são definidas como competências para administração e criação de redes de relacionamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

Uma melhor compreensão da natureza das relações humanas, do comportamento das pessoas e das interações sociais nas organizações permite ao administrador obter melhores resultados de seus subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

Criadas pelos grupos nas organizações, são características da organização formal: as regras de comportamento, as formas de recompensas ou sanções sociais, os objetivos, as escalas de valores sociais, as crenças e as expectativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

As recompensas simbólicas e não-materiais, isto é, a boa avaliação por parte dos colegas, com relação ao procedimento correto diante das normas e padrões de comportamento estabelecidos pelos grupos de trabalho, não interferem na motivação e na felicidade do trabalhador.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas sim como membros do grupo em que atuam; não são os trabalhadores que definem sua capacidade máxima de produção, mas sim os grupos sociais com os quais eles interagem; qualquer desvio de comportamento, por parte do indivíduo, tende a ser objeto de retaliação simbólica pelo grupo do qual participa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às relações humanas no trabalho, julgue os itens de 115 a 120.

Considere o fato de que muitas vezes, em uma organização, surgem espontaneamente líderes que não exercem formalmente nenhum cargo de chefia. Nessa situação, as organizações devem considerar a influência das relações humanas no desempenho global da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à organização no trabalho, às prioridades e às relações humanas, julgue os itens que se seguem.

Definir objetivos, conceber estratégias, formular linhas de orientação, planejar tarefas e fixar alvos são instrumentos fundamentais para o estabelecimento de prioridades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à organização no trabalho, às prioridades e às relações humanas, julgue os itens que se seguem.

No ambiente de trabalho, os conflitos resultantes da sobrecarga de tarefas atribuídas a alguns servidores não são solucionados por meio do planejamento e da organização do trabalho; esses procedimentos contribuem apenas para o aumento da produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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