Questões de Relações Humanas da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa não se preocupa com sua imagem.

( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a menor credibilidade.

( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa opinião prevaleça sempre.

( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse para o momento.

A alternativa correta é:

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, F, F, F.

Para um bom relacionamento humano no ambiente de trabalho, algumas atitudes devem ser evitadas, como:

  • A. Respeito à diversidade.
  • B. Apatia.
  • C. Empatia.
  • D. Simpatia.

A base de tudo é o respeito. Com ele vem a motivação e a confiança. Todos têm o direito a falar, a opinar, mas querer convencer os outros, a qualquer custo, de que estamos certos e somos os donos da verdade é, além de arrogante, muito cansativo. Pessoas assim:

  • A. Além de se tornarem referência positiva no seu meio profissional, é também referência a ser seguida no meio social e familiar.
  • B. Perdem a credibilidade com o passar do tempo. Mesmo que um dia estejam certas, se tornam tão antipatizadas que não inspiram confiabilidade.
  • C. Tornam-se líderes de suas equipes, pois além de mostrar sua capacidade intelectual e profissional, mostram também sua capacidade de impor suas ideias.
  • D. Na maioria das vezes assumem cargos de grandes responsabilidades nas organizações, por possuírem o poder de persuasão em seus colaboradores.

A voz humana é uma verdadeira amostra de nossa personalidade, de nossas emoções e sentimentos. Como a utilizamos todo dia, nem percebemos que há alguns fatores que prejudicam seu funcionamento ao longo do tempo, principalmente no uso contínuo como nos casos da Telefonista. Assinale a alternativa correta sobre a voz:

  • A.

    A voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões (aerodinâmica) e a força muscular da laringe (miolástica).

  • B.

    A voz se produz na faringe, que é um tubo que contém as cordas vocais.

  • C.

    O ato de pigarrear é um hábito vocal adequado, propiciando alívio e melhora da voz.

  • D.

    As pregas vocais não são afetadas pelo uso do cigarro.

Sobre o relacionamento humano dentro das organizações, apenas está INCORRETO afirmar:

  • A.

    É importante para a Telefonista, no seu relacionamento diário, estar sempre atenta às diferenças de personalidade de seus clientes e colegas, para poder adotar o melhor tipo de comportamento para a ocasião e situação.

  • B.

    Dentro das organizações, uma das principais qualidades desejáveis da Telefonista é sua capacidade de relacionar-se bem com os clientes externos e internos, preservando um clima organizacional adequado.

  • C.

    O autoconhecimento é fundamental nas relações humanas, pois quando uma pessoa compreende e aceita seu mundo pessoal, ela torna-se mais tolerante com o comportamento das outras pessoas.

  • D.

    Como primeiras etapas no estudo das relações humanas no trabalho devemos considerar: ouvir tão bem quanto falar: não interromper o outro quando está falando, não ser agressivo; não impor suas próprias idéias; não compreender as pessoas a partir do ângulo de visão delas.

Os maiores problemas das organizações estão relacionados à comunicação, tais como erros operacionais, desacertos de gestão e conflitos interpessoais. Uma forma de minimizar os problemas causados pela má comunicação é o uso adequado do feedback. Nesse sentido o feedback:

  • A.

    é a comunicação recebida pelo receptor, compreendida, interpretada e encaminhada de volta ao emissor.

  • B.

    é o sistema de onde provém a mensagem no processo comunicacional. Nascente de mensagens e iniciador do ciclo da comunicação.

  • C.

    um dos protagonistas do ato comunicacional, é aquele a quem se dirige a mensagem, a decodifica, transformando os impulsos físicos em mensagem recuperada.

  • D.

    é o suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, através do espaço e do tempo.

A comunicação é um processo que se realiza em dois sentidos. Isso significa dizer que se deve encontrar o caminho para se expressar idéias e, ao mesmo tempo, ouvir ou captar por meio de gestos o que o outro compreendeu ou tem a dizer. Nesse processo, a melhor situação se dá por meio de:

  • A.

    carta registrada.

  • B.

    e-mail, desde que em sistema seguro.

  • C.

    telefone.

  • D.

    co-presença.

A afirmação do psicólogo Kurt Lewin revela que "A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais" evidencia que:

  • A.

    as relações interpessoais representam importante papel na contextualização de uma organização e que, além da competência técnica, o auto-conhecimento, a capacidade de superação de conflitos, ética e postura também contribuem para a consecução dos objetivos daquela sociedade.

  • B.

    a competência é fator singular nos objetivos de qualquer instituição e a ela é que se deve todo o sucesso empresarial no mundo moderno.

  • C.

    o treinamento adequado e um plano de carreira formam a base de qualquer instituição que queira atingir determinado objetivo ou meta.

  • D.

    o ambiente profissional de uma instituição, desde que bem conduzido, pode por si só oferecer o cumprimento das metas estabelecidas pela aquela sociedade.

Entende-se por definição de empatia:

  • A.

    capacidade de estar consciente do próprio estado emocional.

  • B.

    capacidade de sentir e de perceber as emoções de um terceiro. Capacidade primordial para se estabelecer relacionamentos bem sucedidos seja na vida profissional ou pessoal.

  • C.

    capacidade de cooptar opiniões alheias para que coadunem com a sua própria.

  • D.

    capacidade de expressar adequadamente o que se está sentindo sem utilizar expressões emocionais ofensivas e improdutivas, além da capacidade de expressá-las em um momento propício.

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