Questões de Relações Públicas

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Profissional considerado o cartão de visita do evento que tem a função de receber, encaminhar, orientar; sendo essencial ao evento, principalmente se este for de médio a grande porte.

    A) recepcionista.

    B) cerimonialista.

    C) assessor.

    D) mestre de cerimônia.

    E) assistente de palco.

Da representação de autoridades, segundo Decreto Federal, quando o presidente da República se fizer representar em solenidade ou cerimônias, que estejam presentes os demais Poderes, o lugar que compete a seu representante à mesa de honra de número ímpar, é

    A) à esquerda da autoridade representante do Poder Legislativo.

    B) à direita da autoridade do Poder Judiciário, também representado.

    C) à esquerda da autoridade que presidir a solenidade.

    D) à esquerda da autoridade representante do Poder Judiciário.

    E) à direita da autoridade que presidir a solenidade.

Providência que os organizadores de eventos têm em mãos para lembrar e executar todos os compromissos, para a perfeita realização do evento. Na reunião de planejamento, o chefe do cerimonial deve ter em mente que, com ela, é possível identificar cada atividade a ser feita e delegar atribuições. Tal providencia chama-se:

    A) check-list.

    B) roteiro.

    C) mailing list.

    D) briefing.

    E) mapa.

A realização de um evento é composta por três momentos: pré-evento, trans-evento e pós-evento. Para a etapa do pré-evento são elencados e detalhados itens como, o nome do evento, data, local, horário, início, termino, dentre outros itens que juntos comporão a base para o êxito do evento, acompanhados de ações práticas, típicas dessa fase inicial, como

    A) saudar, conferir, planejar, executar, avaliar.

    B) reunir, planejar, ouvir, prever, propor.

    C) avaliar, conferir, checar, comparar, rever

    D) avaliar, executar, planejar, ouvir, viabilizar.

    E) executar, organizar, recepcionar, realizar; divulgar.

Das Normas do Cerimonial Público. Art.6, da precedência nos Estados, Distritos Federal e Territórios, o Governador presidirá as solenidades a que comparecer, salvo as dos

    A) Poderes Legislativo e Judiciário e as de caráter exclusivamente militar, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

    B) Poderes Legislativo e Judiciário, e as de caráter exclusivamente municipal, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

    C) Poderes Legislativo e Municipal e as de caráter exclusivamente militar, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

    D) Poderes Judiciário e Municipal e as de caráter exclusivamente militar, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

    E) Poderes Legislativo e Judiciário e Municipal, dos quais será observado o respectivo cerimonial.

Quando alguma autoridade integrante da mesa de honra chega atrasada para solenidade, recomenda-se ao cerimonial que:

    A) Deixe a autoridade à vontade sentada junto à plateia.

    B) Peça para a autoridade para ocupar lugar na primeira fila de cadeiras na plateia.

    C) Leve a autoridade retardatária a ocupar a extremidade da mesa, evitando vexames no mexer dos assentos.

    D) Peça licença à mesa e coloque a autoridade no devido lugar de honra, mesmo atrasada.

    E) Anuncie seu nome, dando boas vindas e peça para a autoridade ocupar a extremidade da primeira fila de cadeiras, ficando mais próxima à mesa de honra.

É exemplo de transformação dos aparelhos tecnológicos em mídias eficientes para a comunicação institucional:

  • A. trocar os quadros de avisos pela Intranet, o meio mais eficiente para comunicar ao público interno.
  • B. adotar critérios de noticiabilidade, como novidade e relevância, para os meios de comunicação já existentes.
  • C. impedir os colaboradores de acessar as redes sociais pelos computadores da rede interna, o que aumenta o tempo de uso da Intranet.
  • D. instalar televisores de LED ao lado dos postos de trabalho, pois a mídia televisiva é a que obtém maior índice de audiência.
  • E. restringir o acesso a sites de notícias pelos computadores da rede interna para obter maior controle dos fluxos de comunicação.

A primeira etapa na implantação de um processo de Relações Públicas é de

  • A. montagem de equipe e escolha de recursos humanos.
  • B. análise e controle.
  • C. diagnóstico.
  • D. orçamento e cronograma.
  • E. escolha de métodos e materiais.

Em uma pesquisa com entrevistas para uma amostragem com milhares de participantes, normalmente são usados formulários ou questionários. Nessas situações, é possível que se necessite coletar informações em temas que gerem, no entrevistado, medo ou receio de responder, se as perguntas forem formuladas diretamente ou, até mesmo, de forma indiscreta. Por exemplo: ao perguntar “você é favorável à preservação do meio ambiente?”, as respostas podem ser, por obviedade, sempre sim, mesmo que não correspondam à realidade. Em casos como esse, a melhor alternativa para coletar dados precisos, quantificáveis e comparáveis entre si é

  • A. realizar entrevistas com grupos para, a partir desses subgrupos, estabelecer o grau de concordância da população com o que foi proposto (no exemplo, a preservação ambiental).
  • B. modificar o formato da questão, mantendo o enunciado, porém deixando um espaço para respostas abertas, de modo a identificar no texto do participante os dados que permitam identificá-lo como favorável ou não ao que foi proposto (no exemplo, a preservação ambiental).
  • C. elaborar um instrumento a mais de pesquisa, no caso uma entrevista aberta e não estruturada, que permite maior flexibilidade para investigar caso a caso a característica que se deseja detectar.
  • D. elaborar questões que identifiquem, de forma indireta, um índice revelador ou sistema categorial de análise, o grau de concordância do participante com a questão proposta (no exemplo, ser favorável, ou não, à conservação).
  • E. reestabelecer os objetivos da pesquisa de modo a viabilizar a construção de instrumentos mais simples de serem aplicados, o que evita a elaboração de questões indiscretas.

Segundo Hebe Wey (O Processo de Relações Públicas, São Paulo: Summus, 1986, p. 61-62), o controle e a avaliação permitem medir a execução correta e objetiva no sentido de atingir as metas estabelecidas em planejamento. São elementos essenciais para qualquer sistema de controle e avaliação do processo de Relações Públicas:

I. ter um objetivo claro e predeterminado (plano, política, padrão, norma, decisão, critério, índice etc.).

II. meio(s) de previsão do fluxo do trabalho, se possível com quantificação, e comparação desse fluxo seguindo um critério.

III. design de comunicação visual que construa eficaz presença do nome da organização nas áreas preestabelecidas em projeto.

IV. formas de corrigir o fluxo, de modo a atingir o resultado estabelecido em fase de projeto.

V. estabelecimento de bom relacionamento com a imprensa, com base na confiança mútua, entre organização e jornalistas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e V.
  • E. III, IV e V.
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