Questões de Relações Públicas

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No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade e à capacidade que os cidadãos têm de exercer seus direitos e deveres para promover o bem coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conhecimentos acerca da identidade de uma empresa, assinale a alternativa correta.

  • A. A identidade de uma empresa no mercado é sua inserção perante os concorrentes, enquanto sua imagem é o reflexo dessa identidade junto ao respectivo público.
  • B. Uma mesma empresa ou organização pode ter uma única identidade e diversas imagens.
  • C. Falar da identidade de uma empresa é o mesmo que tratar da imagem dela.
  • D. O serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e o monitoramento das redes sociais são algumas das ferramentas que uma instituição dispõe para checar a própria identidade perante seu público.
  • E. Recursos como a pesquisa de opinião e o monitoramento de redes sociais servem exclusivamente para instrumentalizar uma empresa no trabalho de reparação de eventuais ameaças à sua imagem.

A respeito do conjunto de normas a serem observadas em uma solenidade, assinale a alternativa correta.

  • A. O cerimonial codifica as regras que compõem o protocolo.
  • B. Quando uma autoridade erra no tratamento formal de outra autoridade em uma cerimônia, houve falha de etiqueta.
  • C. À adequação do comportamento de pessoas a uma ocasião ou cerimônia, não regulada por leis ou decretos, mas por parâmetros culturais e regionais, dá-se o nome de etiqueta.
  • D. A chamada quebra de protocolo ocorre quando uma autoridade atua fora da programação estabelecida, incorrendo na falta de etiqueta.
  • E. Um conjunto de regras formais que balizam a realização de um evento ou cerimônia é chamado de etiqueta.

Com relação à promoção institucional, assinale a alternativa correta.

  • A. A promoção institucional é uma das ferramentas de comunicação utilizadas para construir ou reforçar a imagem de uma organização perante seus públicos e é também denominada marketing institucional.
  • B. A promoção institucional e a promoção de vendas são termos sinônimos, uma vez que promover uma instituição significa o mesmo que vender a imagem e reputação dela.
  • C. A realização de eventos visa exclusivamente à promoção institucional.
  • D. A realização de evento interno de uma organização não se insere entre as estratégias de promoção institucional.
  • E. A promoção institucional atualmente se define como atividade de comunicação que vincula a imagem da organização às questões ambientais, sociais ou culturais.

No que tange à estratégia da organização de eventos, assinale a alternativa correta.

  • A. Com o advento das redes sociais e dos novos meios de comunicação, tornou-se uma atividade que está gradativamente caindo em desuso.
  • B. A presença de um profissional de relações públicas competente em empresa ou órgão do Estado, independentemente da dimensão, torna dispensável a contratação de empresas especializadas no setor.
  • C. Um planejamento considerado perfeito antecipa todos os detalhes, anulando a chance de ocorrência de qualquer contratempo, falha ou eventual problema.
  • D. Uma vez consolidada a imagem e a reputação da organização, lançam mão de estratégias comuns aos diversos públicos.
  • E. Essas estratégias são planejadas para atingir objetivos específicos perante públicos específicos.

Com base nos conhecimentos a respeito de cerimonial e etiqueta, assinale a alternativa correta.

  • A. O cerimonial reúne um conjunto de normas legais, de regras de conduta e de tradições e costumes que devem ser observados em atos oficiais.
  • B. O conjunto de formalidades para um ato público ou solene é denominado cerimonial ou etiqueta.
  • C. Ao protocolo, instrumento de suporte ao cerimonial, cabe estabelecer regras de conduta a serem seguidas, bem como a precedência de autoridades e a disposição de pessoas e símbolos.
  • D. O protocolo, ou etiqueta, define-se pelo conjunto de normas e procedimentos característicos da boa educação, cortesia e polidez, por ocasião de solenidades.
  • E. Ao conjunto de regras conhecido como cerimonial cabe a definição, por exemplo, da disposição das bandeiras nacionais em um evento internacional.

Considerando o público-alvo das ações de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Ele constitui-se, na verdade, de diversos e distintos públicos, corporativamente nivelados perante um planejamento global.
  • B. Os clientes são identificados e estratificados somente a partir de pesquisa de opinião, confeccionada para essa finalidade.
  • C. A visão do público de forma generalizada pauta e modera as estratégias de comunicação de uma instituição com seus diversos segmentos.
  • D. Os clientes de uma empresa recebem atenção prioritária em relação aos funcionários da organização.
  • E. A identificação das expectativas de seus públicos, bem como dos resultados esperados pela organização quanto ao seu relacionamento com eles, são algumas das etapas básicas de um planejamento.

No que se refere a relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Ombudsman, revisão de textos institucionais e realização de eventos tipificam algumas das respectivas atribuições.
  • B. A responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável são temas atuais também inseridos no campo de ação de relações públicas.
  • C. Essa área diverge do campo da comunicação organizacional.
  • D. A gestão da presença da instituição nas redes sociais é atribuição exclusiva do jornalista e do profissional de tecnologia da informação.
  • E. O papel das relações públicas na construção e na manutenção da imagem, da identidade e da reputação corporativa ganha caráter predominantemente reativo em tempos de conteúdos gerados pelo consumidor.

Quanto às atividades de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. A elaboração do manual de acolhimento, instrumento de comunicação direta da empresa com os respectivos funcionários, não é uma atividade do profissional de relações públicas, visto que se trata de prerrogativa exclusiva do jornalista.
  • B. A realização de eventos internos, como confraternização de final de ano, cria oportunidades de relacionamento entre os empregados e destes com o corpo diretivo da instituição.
  • C. A instituição de estímulo dos funcionários por meio de premiação não é uma atividade de relações públicas, mas típica do departamento de recursos humanos.
  • D. O profissional de relações públicas desempenha um papel secundário diante do profissional de jornalismo na relação com a imprensa e com os meios de comunicação como um todo.
  • E. Com a queda da exigência do diploma de jornalismo, caíram também as diferenças entre as prerrogativas dos profissionais dessa área com a do relações públicas.

Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das ferramentas utilizadas em relações públicas.

  • A. Redes sociais, realização e participação em eventos, planejamento gráfico, desenvolvimento de estratégias de mercado.
  • B. Redes sociais, patrocínio de atividades esportivas, planejamento de campanhas de marketing, serviço de atendimento pós-venda.
  • C. Mecenato, redes sociais, produção de brochuras, redação de artigos e notícias para publicações internas e (ou) externas.
  • D. Quadros informativos, realização de eventos, organização de entrevistas coletivas, organização editorial de material informativo.
  • E. Apoio financeiro a projetos culturais, relatórios periódicos, publicação de artigos e notícias em publicações internas e (ou) externas, manual de acolhimento.
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