Questões de Relações Públicas da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Em uma cerimônia, um dos aspectos mais importantes se refere à hierarquia. Com base no diagrama acima, de uma mesa formada por número par de autoridades, o protocolo oficial brasileiro indica as seguintes posições, observando a precedência:

  • A. 1) presidente; 2) anfitrião; 3) segunda maior autoridade; 4) terceira autoridade na precedência; 5 e 6) continuação da montagem em precedência.
  • B. 1) anfitrião; 2) mestre de cerimônia; 3 e 4) autoridades estaduais ou municipais; 5) presidente; 6) autoridade federal.
  • C. 1) presidente; 2) outra autoridade federal; 3) anfitrião; 4, 5 e 6) caso haja outras autoridades em precedência.
  • D. 1) representante do executivo; 2) representante do legislativo; 3) representante do judiciário; 4 e 6) autoridades locais; 5) mestre de cerimônias.
  • E. 1 e 2) celebridades convidadas; 3) representante da lei; 4) mestre de cerimônias; 5) anfitrião; 6) presidente do ato.

Considerando a produção de eventos de grande porte, assinale a alternativa correta acerca da etapa de contratação de serviços de terceiros.

  • A. A contratação de serviços de terceiros corresponde à etapa de definição da agência de propaganda que desenvolverá os materiais promocionais e toda papelaria necessária.
  • B. O mais indicado em eventos de grande porte é não trabalhar com terceiros, uma vez que aumentam os riscos de falta de uniformidade e desorganização, sendo aconselhado manter somente equipe própria.
  • C. Os clientes (promotores do evento) são os responsáveis pela contratação dos serviços de acordo com suas preferências, cabendo às empresas organizadoras do evento apenas a gestão das tarefas.
  • D. Eventos de grande porte são exclusividade de instituições internacionais, como a FIFA, no caso do futebol, e o COI, no caso das Olimpíadas, fazendo com que no Brasil não tenhamos prestadores de serviços qualificados em atender tais eventos.
  • E. Os fornecedores são parceiros estratégicos na oferta de serviços, tais como bufê adequado para o tipo do evento, aluguel de equipamentos e treinamento de recepcionistas, cuja contratação dependerá do planejamento e do orçamento disponível.

A aplicação prática de regras de comportamento e(ou) normas jurídicas de sequências de partes que integram um evento ou ato formal refere-se ao(à)

  • A. relações públicas.
  • B. comunicação pública.
  • C. condecoração.
  • D. cerimonial.
  • E. protocolo.

Os eventos são recursos estratégicos importantes na comunicação dirigida das organizações, pois permitem a segmentação do público e a transmissão de mensagens específicas. O profissional de relações públicas está habilitado para atuar no planejamento e na coordenação de eventos dos mais diversos portes e objetivos. Como ferramenta de comunicação, os principais objetivos dos eventos são

  • A. integrar públicos de interesse; distribuir circulares; e memorandos; informar consumidores sobre regras e penalidades aos funcionários.
  • B. registrar as demandas dos colaboradores; atuar como um canal de ouvidoria dos consumidores; e analisar os resultados corporativos.
  • C. publicar e distribuir house organs; avaliar a eficácia de jornais murais; e desenvolver um mailing para envio de malas-direta.
  • D. promover uma imagem favorável da organização diante de públicos estratégicos; informar benefícios e vantagens de um produto ou serviço; e instituir canais de comunicação entre públicos e corporações.
  • E. apresentar metas e objetivos financeiros; ressaltar o melhor custo-benefício oferecido pela organização; e promover a imagem corporativa.

Os tipos de eventos que se enquadram nos de caráter técnico-científico são

  • A. seminários, feiras de arte, reciclagem, promoção de vendas e condecorações.
  • B. banquetes, cafés de intervalo, brunch, coquetéis e feiras beneficentes.
  • C. congressos, encontros, feiras técnicas, seminários, mesas redondas e ciclos de palestras.
  • D. colóquios, cursos, open house, leilões, desfiles e visitas institucionais.
  • E. palestras, inaugurações, condecorações, vernissages, concursos e entrevistas coletivas.

O cargo exercido, em empresas públicas ou privadas, pelo indivíduo que ouve as demandas e atua como um canal de relacionamento entre diretores, empregados e consumidores, recebe o nome de

  • A. comissionado.
  • B. previdente.
  • C. procurador.
  • D. observador.
  • E. ombudsman.

Instituições de ensino da esfera pública adotam a ouvidoria como um dos processos que contribuem para a sua modernização e melhoria na prestação dos serviços. Em se tratando do papel e dos procedimentos da ouvidoria em instituições de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. A implantação de ouvidorias leva a uma burocratização nos trâmites de atendimento das secretarias acadêmicas.
  • B. No desempenho de suas atribuições, o ouvidor recebe e apura a procedência e busca soluções para reclamações e sugestões, entre outros.
  • C. O cargo de ouvidor deve ser exercido por um profissional de psicologia que não seja ligado à instituição.
  • D. Os serviços de atendimento ao consumidor, por meio de serviços telefônicos robotizados, têm substituído a existência de ouvidorias tradicionais.
  • E. As ouvidorias são hoje o principal canal de contato entre sindicatos de trabalhadores (técnicos e professores, nesse caso) e a direção da instituição.

Em um planejamento de comunicação integrada, as áreas de publicidade, jornalismo e relações públicas devem atuar com sinergia em busca dos objetivos da organização. Em um planejamento global será necessário obter um diagnóstico amplo da organização, identificando seus principais objetivos de comunicação, os públicos de interesse, para então estabelecer ações estratégicas. Quando se trata da comunicação mercadológica, por exemplo, direcionada ao público externo, ações de publicidade e propaganda podem ser as mais adequadas. Nesse caso, para medir o resultado das propagandas em diversas mídias e assim captar a percepção do público, será necessário realizar um(a)

  • A. análise de feedback.
  • B. relatório de prospecção.
  • C. orçamento cruzado.
  • D. campanha persuasiva.
  • E. pesquisa de distribuição.

Em uma instituição de ensino técnico, a secretaria acadêmica e as coordenações de cursos realizam regularmente uma série de atividades com os alunos, a fim de melhor atender suas necessidades e assim fidelizá-los, tornando-os “propagandistas” da instituição. As atividades desenvolvidas foram: visitas às instalações, orientações educacionais, contatos regulares com pais e egressos, análise do perfil e demandas dos estudantes, estabelecimento de canais permanentes de diálogos e feedback, entre outras. A preocupação dessa instituição com o atendimento constante às necessidades dos consumidoresalunos é um exemplo de uma técnica de marketing denominada

  • A. endomarketing.
  • B. marketing de relacionamento.
  • C. pós-venda.
  • D. aftermarketing.
  • E. marketing de conquista.

Acerca de endomarketing, assinale a alternativa correta.

  • A. É a gestão estratégica do processo de inovação de cunho social, assumindo atitudes e valores com base nos direitos humanos.
  • B. Refere-se ao conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, a fim de atribuir valor à própria imagem.
  • C. Corresponde ao conjunto de ações voluntárias voltadas ao bem-estar dos públicos internos e externos de uma organização.
  • D. Trata-se do conjunto de ações voltadas ao público interno com objetivo de conscientizá-lo sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente.
  • E. É a prática da construção de relações satisfatórias, por meio de parcerias de mercado, entre organização e consumidores a fim de fidelizá-los.
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