Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As características de um release para divulgação de um evento são:

  • A.

    o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;

  • B. o release deve fornecer grande quantidade de informações, independendo do número de páginas destinadas ao texto. Com a redução do número de profissionais nas redações, mesmo que o jornalista não compareça, a notícia será publicada na integra;
  • C.

    a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;

  • D.

    os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;

  • E.

    no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.

Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:

  • A.

    a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;

  • B.

    a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;

  • C.

    o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;

  • D.

    teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;

  • E.

    todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.

Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:

  • A.

    é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;

  • B.

    surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;

  • C.

    tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;

  • D.

    se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;

  • E.

    busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.

Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:

  • A.

    simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;

  • B.

    motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;

  • C.

    concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;

  • D.

    credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;

  • E.

    precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.

Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:

  • A.

    o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;

  • B.

    a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;

  • C.

    o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;

  • D.

    a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;

  • E.

    a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.

Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:

  • A.

    a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;

  • B.

    a mídia que permite o uso do gênero documentário;

  • C.

    a mídia mais segmentada;

  • D.

    a mídia mais popular;

  • E.

    a mídia de maior cobertura em termos geográficos.

Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:

  • A.

    as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;

  • B.

    os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;

  • C.

    embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;

  • D.

    os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;

  • E.

    nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.

A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:

  • A.

    servir os consumidores mediante informações úteis;

  • B.

    aumentar de forma imediata os níveis de consumo;

  • C.

    prestar serviço público;

  • D.

    dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;

  • E.

    informar os empregados e obter sua cooperação.

O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:

  • A.

    o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;

  • C.

    o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;

  • D.

    o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.

O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:

  • A.

    a pesquisa bibliográfica;

  • B.

    o survey;

  • C.

    a pesquisa administrativa ou institucional;

  • D.

    a pesquisa de opinião pública;

  • E. a pesquisa de feedback.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...