Questões de Religiões do ano 2013

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  • A.

    Na virada do século XIX, instalou-se no Brasil um verdadeiro pluralismo religioso com a penetração de uma multiplicidade de crenças e ritos pertencentes às mais distintas tendências religiosas e seitas.

  • B.

    No percurso da história religiosa brasileira, a Igreja, embora não perseguisse os infiéis e heréticos, não transigia com determinadas práticas dos segmentos populares e étnicos que conviviam na colônia, o que facilitou a permanência de uma religiosidade popular pura e tradicional.

  • C.

    O entrelaçamento entre crenças e sistemas religiosos de tradições distintas (católica, judaica, reformada, pagã, indígena e africana), ao longo dos cinco séculos no Brasil, produziram diversos arranjos de experiências sincréticas, que se mantêm como característica do comportamento religioso brasileiro. Tal comportamento tomado individualmente e historicamente seria facilitado por uma atitude política da igreja católica de transigência em relação a esses fluxos, dadas as dificuldades enfrentadas no processo de catequese.

  • D.

    Nos primórdios da instalação do sistema colonial português com seu projeto salvacionista que se concretizou através de alguns empreendimentos fundantes no primeiro século, a começar pela catequese e a criação das irmandades religiosas, usados como instrumentos de evangelização, o catolicismo foi introduzido nas populações nativas, colonos e escravos. Os grupos étnicos envolvidos nestas empresas salvacionistas assimilaram o catolicismo à sua maneira, com crenças e ritos peculiares, de origens diversas, indígenas e negras, assim como o colono português quinhentista com suas crenças remotas nas divindades pagãs.

  • A.

    Budismo.

  • B.

    Judaísmo.

  • C.

    Judaísmo.

  • D.

    Hinduísmo.

As religiões abraâmicas são as religiões monoteístas com origem em Abraão. As principais religiões abraâmicas possuem certas semelhanças: monoteístas; concebem Deus na figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral; as características de suas narrativas sagradas partilham muitos dos mesmos valores, histórias e lugares, embora, muitas vezes, apresente-os com diferentes funções, perspectivas e significados. As principais religiões abraâmicas, em ordem cronológica de fundação, são

  • A.

    Budismo, Hinduísmo e Espiritismo.

  • B.

    Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

  • C.

    Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

  • D.

    Hinduísmo, Islamismo e Pentecostalismo.

“Aqueles que seguem o hinduísmo devem: respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais; e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.” Segundo a crença hindu, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento.

  • B.

    a alimentação deve ser saudável, utilizando carnes como fonte de proteínas e purificações.

  • C.

    a trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (Lei do Carma).

  • D.

    os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja).

  • A.

    V, F, F, F

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, F, V, V

  • A.

    Shavi, Vedanta e Coráh.

  • B.

    Védico, Bramânico e Híbrido.

  • C.

    Indiano, Asiático e Universal.

  • D.

    Primordial, Secundário e Terciário.

  • A.

    família.

  • B.

    respeito.

  • C.

    respeito.

  • D.

    liberdade.

No ensino religioso, como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do trabalho docente. O tratamento didático dado a essa área do conhecimento nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) apoia-se no(a)

  • A.

    ver, julgar e agir.

  • B.

    compreender e fazer.

  • C.

    relação entre o ser e o ter.

  • D.

    observação, reflexão e informação.

  • A.

    imanentes

  • B.

    rechaçados

  • C.

    eminentes

  • D.

    transcedentes

Durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal houve uma preocupação muito grande com o ensino religioso dos nativos por parte dos colonizadores. Tal fato é facilmente compreendido quando se olha numa perspectiva cultural para o “homem europeu” que chegou na América. Analise as afirmativas.

I. O ensino religioso só poderia ou deveria ser ministrado apenas em alguns estabelecimentos específicos, como, por exemplo, nas escolas de cunho religioso e não mais naquelas mantidas pelo Poder Público. Essa linha de pensamento foi influenciada pelos ideais da liberdade religiosa regida pelo princípio da laicidade do Estado, segundo a concepção francesa.

II. A religião passa a ser um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependência ao poder político por parte da Igreja. Dessa forma, a instituição eclesial é o principal sustentáculo do poder estabelecido, e o que se faz na escola é o Ensino da Religião Católica Apostólica Romana.

III. O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    II e III.

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