Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Jean‐Paul Sartre é todavia o maior expoente do existencialismo. Define o homem como um ‘ser para a __________’, condenado a uma existência sem sentido. Define o existencialismo como um ‘humanismo’ no sentido que o homem é o único responsável pelo que fizer de si em sua existência empírica, na qual não pode escapar da realidade do fim.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. luta
  • B. inveja
  • C. morte
  • D. malícia

Ao longo da história da filosofia ocorreram várias mudanças profundas no modo de pensar humano. Em uma dessas transformações, pela primeira vez, o discurso deixou de ser cosmológico e materialista em função de um discurso moral e político. Esse novo discurso, na história da filosofia, ficou conhecido como período

  • A. físico.
  • B. atomista.
  • C. aristocrático.
  • D. antropológico.

Analise as palavras a seguir.

PESSOA – DIGNIDADE – IGUALDADE – SOLIDARIEDADE

As palavras mencionadas anteriormente são, EXCETO:

  • A. Premissas de respeito e equidade humana.
  • B. Os quatro pilares da educação religiosa no mundo.
  • C. Princípios significativos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • D. Temas de reflexões da disciplina de ensino religioso em escolas públicas.

Analise as afirmativas correlatas.

“Um dos conceitos que perpassa toda a Declaração dos Direitos Humanos é o conceito de PESSOA. Compreender que todo ser humano é diferente dos objetos, que possui natureza própria, além do direito de ir e vir livremente, exigiu (e ainda exige) do chamado ‘mundo livre’ um grande amadurecimento.”

PORQUE “

Todo o conteúdo a ser tratado nas aulas de ensino religioso contribuirá para a superação do preconceito à ausência ou à presença de qualquer crença religiosa, de toda forma de proselitismo, bem como da discriminação de qualquer expressão do sagrado. Assim, os conteúdos a serem ministrados nas aulas de ensino religioso não têm o compromisso de legitimar uma manifestação do sagrado em detrimento de outra, uma vez que a escola não é um espaço de doutrinação, de evangelização, de expressão de crença de ritos ou símbolos, campanhas e celebrações.”

 Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • B. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Em uma aula sobre tradições religiosas, os textos sagrados, como: Corão, Páli Tripitaka e Vedas podem ser usados como exemplo de livros sagrados, respectivamente, de quais religiões?

  • A. Islamismo, Budismo e Hinduísmo.
  • B. Judaísmo, Taoísmo, Brahmanismo.
  • C. Islamismo, Umbanda e Confucionismo.
  • D. Cristianismo, Fé Bahá'í e Dodecateísmo.

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:

  • A. Ser.
  • B. Ter.
  • C. Viver.
  • D. Método.

A música “Amor de índio”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, pode ser usada adequadamente para trabalhar em uma aula de ensino religioso o tema

  • A. luta social.
  • B. lugares sagrados.
  • C. diversidade religiosa.
  • D. organizações religiosas.

Sobre trabalhar o Universo Simbólico Religioso em sala de aula, analise os trechos a seguir.

Está(ão) adequado(s) apenas o(s) trecho(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. II e III.

Analise as afirmações a seguir e assinale a que resume de maneira correta a citação anterior.

  • A. A religião influencia a cultura.
  • B. A cultura influencia de maneira majoritária a religião.
  • C. A diversidade cultural e a diversidade religiosa andam juntas.
  • D. A religião deve intensificar seu conteúdo em função de uma cultura agnóstica crescente.

As palavras de Nelson Mandela em uma aula de ensino religioso podem, de maneira direta, ser usadas adequadamente

  • A. numa discussão sobre a origem do preconceito.
  • B. para introduzir uma aula com o tema religiões orientais.
  • C. para uma provocação em torno de uma crise econômica.
  • D. como argumento de autoridade para a existência do ensino religioso nas escolas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...