Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Jean‐Paul Sartre é todavia o maior expoente do existencialismo. Define o homem como um ‘ser para a __________’, condenado a uma existência sem sentido. Define o existencialismo como um ‘humanismo’ no sentido que o homem é o único responsável pelo que fizer de si em sua existência empírica, na qual não pode escapar da realidade do fim.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. luta
  • B. inveja
  • C. morte
  • D. malícia

Ao longo da história da filosofia ocorreram várias mudanças profundas no modo de pensar humano. Em uma dessas transformações, pela primeira vez, o discurso deixou de ser cosmológico e materialista em função de um discurso moral e político. Esse novo discurso, na história da filosofia, ficou conhecido como período

  • A. físico.
  • B. atomista.
  • C. aristocrático.
  • D. antropológico.

Analise as palavras a seguir.

PESSOA – DIGNIDADE – IGUALDADE – SOLIDARIEDADE

As palavras mencionadas anteriormente são, EXCETO:

  • A. Premissas de respeito e equidade humana.
  • B. Os quatro pilares da educação religiosa no mundo.
  • C. Princípios significativos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • D. Temas de reflexões da disciplina de ensino religioso em escolas públicas.

Analise as afirmativas correlatas.

“Um dos conceitos que perpassa toda a Declaração dos Direitos Humanos é o conceito de PESSOA. Compreender que todo ser humano é diferente dos objetos, que possui natureza própria, além do direito de ir e vir livremente, exigiu (e ainda exige) do chamado ‘mundo livre’ um grande amadurecimento.”

PORQUE “

Todo o conteúdo a ser tratado nas aulas de ensino religioso contribuirá para a superação do preconceito à ausência ou à presença de qualquer crença religiosa, de toda forma de proselitismo, bem como da discriminação de qualquer expressão do sagrado. Assim, os conteúdos a serem ministrados nas aulas de ensino religioso não têm o compromisso de legitimar uma manifestação do sagrado em detrimento de outra, uma vez que a escola não é um espaço de doutrinação, de evangelização, de expressão de crença de ritos ou símbolos, campanhas e celebrações.”

 Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • B. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Em uma aula sobre tradições religiosas, os textos sagrados, como: Corão, Páli Tripitaka e Vedas podem ser usados como exemplo de livros sagrados, respectivamente, de quais religiões?

  • A. Islamismo, Budismo e Hinduísmo.
  • B. Judaísmo, Taoísmo, Brahmanismo.
  • C. Islamismo, Umbanda e Confucionismo.
  • D. Cristianismo, Fé Bahá'í e Dodecateísmo.

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:

  • A. Ser.
  • B. Ter.
  • C. Viver.
  • D. Método.

A música “Amor de índio”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, pode ser usada adequadamente para trabalhar em uma aula de ensino religioso o tema

  • A. luta social.
  • B. lugares sagrados.
  • C. diversidade religiosa.
  • D. organizações religiosas.

Sobre trabalhar o Universo Simbólico Religioso em sala de aula, analise os trechos a seguir.

Está(ão) adequado(s) apenas o(s) trecho(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. II e III.

Analise as afirmações a seguir e assinale a que resume de maneira correta a citação anterior.

  • A. A religião influencia a cultura.
  • B. A cultura influencia de maneira majoritária a religião.
  • C. A diversidade cultural e a diversidade religiosa andam juntas.
  • D. A religião deve intensificar seu conteúdo em função de uma cultura agnóstica crescente.

As palavras de Nelson Mandela em uma aula de ensino religioso podem, de maneira direta, ser usadas adequadamente

  • A. numa discussão sobre a origem do preconceito.
  • B. para introduzir uma aula com o tema religiões orientais.
  • C. para uma provocação em torno de uma crise econômica.
  • D. como argumento de autoridade para a existência do ensino religioso nas escolas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...