Questões sobre Geral

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Para Lothar Carlos Hoch, a discussão sobre a Teologia Prática e a Teologia da Libertação, inserem-se em um contexto de relacionamento. Como, segundo o pensamento de Lothar, podemos definir tal relacionamento?

  • A. De importante contribuição, pelo oferecimento de um importante fundamento teórico.
  • B. De uma perigosa desqualificação, pelas enormes diferenças entre o campo católico e o campo protestante.
  • C. De exclusão, visto que a Teologia Prática Protestante não tem relação com a Teologia da Libertação Católica.
  • D. Histórico, pois o grau de prática da Teologia da Libertação aproxima as duas áreas.
  • E. De assimilação, porque a Teologia Prática necessita do aporte teórico que a Teologia da Libertação proporciona e o Protestantismo Latino-americano carece.

Segundo os estudiosos, a corrente que acabou triunfando na formação do conceito trinitário no Concílio de Constantinopla (381 d. C.) foi a corrente dos teólogos:

  • A. Capadócios.
  • B. Medievais.
  • C. Romanos.
  • D. Gregos.
  • E. Árabes.

Na área da Teologia Sistemática, um dos pontos controvertidos é a questão das diversas teorias da inspiração do texto. Segundo estudiosos, pode-se afirmar que, dentre as diversas teorias, temos:

  • A. da mecânica, proposicional e mitologia, segundo Bultmann.
  • B. da coincidência, da iluminação e do paralelismo, na visão de Barth.
  • C. do comparativismo, da coincidência e da história, defendida por Lott.
  • D. da intuição, da iluminação, dinâmica, verbal e do ditado, segundo Erickson.
  • E. da filosofia religiosa, da conceituação e mitológica, conforme o pensamento de Morris.

Pode-se afirmar, segundo alguns autores da História da Missão, que a ortodoxia influenciou:

  • A. o luteranismo, mas, não o calvinismo.
  • B. de forma relativa, apenas o calvinismo.
  • C. profundamente, tanto o luteranismo quanto o calvinismo.
  • D. profundamente o calvinismo e relativamente o luteranismo.
  • E. profundamente o luteranismo e relativamente o calvinismo.

O temo “Missão”, dentro do contexto da História da Teologia, alude a diversos significados. Um deles diz respeito:

  • A. ao pensamento Batista de ação social no século XIX.
  • B. exclusivamente à Doutrina da Trindade, até o século XVI.
  • C. aos nomes dados aos departamentos ou seções da igreja presbiteriana.
  • D. à expansão dos calvinistas no século XVIII no que tange ao “Comércio Protestante”.
  • E. a uma ação relacionada ao espírito de empreendedorismo do ministério pastoral relacionado com a igreja metodista.

Dentro do amplo campo da Teologia, o mito possui muitos significados e é entendido de diferentes maneiras. Um ponto que aproxima as opiniões é que o mito tem como função:

  • A. mascarar o erro.
  • B. iludir o significado.
  • C. desviar da verdade.
  • D. ocultar os mistérios mais profundos.
  • E. ensinar por meio da reiteração sem fim.

Para Geoval Jacinto da Silva, em seu livro: Educação Teológica e Pietismo, o Pietismo teve grande impacto nas denominações protestantes, sendo correto afirmar que tal impacto foi:

  • A. homogêneo em todas as denominações.
  • B. relativo na liturgia e ausente na educação.
  • C. diferenciado entre as denominações, mas, ausente na liturgia.
  • D. meramente curricular, não afetando as igrejas como um todo.
  • E. diferenciado entre as diversas denominações, inclusive na liturgia.

Para Timothy George existem diversas perspectivas de estudos da Reforma Protestante. Segundo ele, as principais são:

  • A. Sociais, teóricas e políticas.
  • B. Marxistas, políticas e sociais.
  • C. Políticas, teológicas e teóricas.
  • D. Políticas, sociais e econômicas.
  • E. Políticas, religiosas, econômicas e sociais.

Para Pannenberg, o conceito de “religião” tornou-se fundamental para a Teologia Evangélica recente por que:

  • A. apresenta-se como o mais importante conceito capaz de construir uma Teologia acadêmica.
  • B. assumiu este papel pela decadência da doutrina da inspiração verbal.
  • C. descreve melhor o que a Teologia define com “fé em Deus”.
  • D. tornou-se usual aos teólogos modernos a partir de 1930.
  • E. demonstra uma gama de possibilidades para a Teologia.

A palavra grega “dogma” assumiu significados distintos ao longo da História da Teologia. Um desses significados, ligado diretamente ao texto bíblico de Lucas 2:1, define:

  • A. Doutrina dos fariseus.
  • B. Palavras de Jesus.
  • C. Editos imperiais.
  • D. Verdade.
  • E. Mentira.
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