Questões sobre Geral

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  • A.

    4, 1, 2, 3

  • B.

    3, 2, 4, 1

  • C.

    3, 1, 4, 2

  • D.

    1, 2, 3, 4

A trajetória do ensino religioso no Brasil veicula-se às diferentes concepções de religião (do latim, religio) expressas no processo histórico. Nesse sentido, cada uma das concepções de ensino religioso são expressas através dos seguintes verbos latinos

I. reeligere.

II. religare.

III. relegere.

IV. reelião.

Estão corretas apenas as alternativas

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • A.

    incentivou o retorno dos métodos educacionais catequéticos.

  • B.

    estabeleceu que o ensino dogmático deveria ser aplicado nas escolas públicas.

  • C.

    transformou a concepção do ensino religioso num sentido puramente religioso/teológico.

  • D.

    trouxe a possibilidade de se pensar no ensino religioso como sendo admitido em caráter facultativo.

No que concerne aos elementos históricos do ensino religioso, julgue os próximos itens.

Dada a grande quantidade de pessoas que professam a fé cristã em território brasileiro (em torno de 70% a 80%), segundo dados do IBGE (anos de 1991 e 2000), o ensino religioso nas escolas oficiais deve tomar como base elementos da fé cristã para sua execução curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Martin N. Dreher, Pietismo e Ilustração podem ser vistos em uma perspectiva:

  • A. de oposição, visto que um movimento é espiritual e o outro racional.
  • B. de diferenciação, pois ocorrem em áreas diferentes da dimensão humana.
  • C. de estranheza, pois não se reconhecem como um pode se identificar no outro.
  • D. de anulação, pois um implica em posicionar-se de um lado, contrariando o outro.
  • E. de identificação, visto que se apresentam como faces de uma mesma moeda, cunhada para um novo período histórico.

Segundo Dreher, o conceito de “Protestantismo” está diretamente relacionado:

  • A. a Dieta de Spira, de 1529.
  • B. a Calvino, que cunhou o termo francês: Protestantisme.
  • C. aos morávios e aos grupos de protesto espalhados pela Europa no século XVIII.
  • D. aos católicos, que viam nos movimentos contestatórios, uma quebra do status quo.
  • E. aos teólogos do século XX, que cunharam o termo, posteriormente, para distinguir os diversos movimentos da História da Igreja.

Designam-se os moráveis como pertencentes à Reforma Protestante, por que:

  • A. foram precursores de Martinho Lutero.
  • B. a região da morávia adotou o protestantismo inglês.
  • C. segundo Spener, eram representantes do espírito do Calvinismo primitivo.
  • D. segundo Dreher, eram herdeiros do cristianismo dissidente do período medieval.
  • E. segundo Barth, eram os verdadeiros herdeiros da “Sola Gratia”, base da Reforma Protestante.

As missões cristãs entre os celtas foram especialmente levadas à frente durante os séculos VI e VII d.C. Entre os nomes mais importantes desse período expansionista, podemos citar:

  • A. Mateus e Marcos.
  • B. Gostinho e Damião.
  • C. Adelfonso e Cristovão.
  • D. Columba e Columbano.
  • E. Domiciano e Ambrósio.

O termo ”bispo”, cuja palavra se encontra no Novo Testamento como “episkopos”, só terá uma função relevante na estrutura da igreja em:

  • A. 500 d. C., quando a Igreja Cristã se torna a Igreja oficial do Império Romano.
  • B. 300 d. C., após um processo gradativo, como narra Hipólito.
  • C. 400 d. C., com as cartas de Agostinho de Hipona.
  • D. 100 d. C., com a morte do último apóstolo.
  • E. 600 d. C., já no início da Baixa Idade Média.

Segundo Clovis Pinto de Castro, “A fé cidadã manifesta-se sempre num determinado contexto histórico”. Com isso, Clovis quer dizer que:

  • A. a Teologia Prática é necessariamente uma subdisciplina da Teologia Histórica.
  • B. a Teologia Prática necessita do contexto histórico e cultural para se estruturar.
  • C. a manifestação de Deus é uma ação histórica e de fé política.
  • D. a Teologia Prática só é prática se for historicamente datada.
  • E. a cidadania é uma prática adjacente à Teologia Histórica.
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