Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    sagrado.

  • B.

    xintoísmo.

  • C.

    sabadismo.

  • D.

    sacramento.

  • A.

    Na virada do século XIX, instalou-se no Brasil um verdadeiro pluralismo religioso com a penetração de uma multiplicidade de crenças e ritos pertencentes às mais distintas tendências religiosas e seitas.

  • B.

    No percurso da história religiosa brasileira, a Igreja, embora não perseguisse os infiéis e heréticos, não transigia com determinadas práticas dos segmentos populares e étnicos que conviviam na colônia, o que facilitou a permanência de uma religiosidade popular pura e tradicional.

  • C.

    O entrelaçamento entre crenças e sistemas religiosos de tradições distintas (católica, judaica, reformada, pagã, indígena e africana), ao longo dos cinco séculos no Brasil, produziram diversos arranjos de experiências sincréticas, que se mantêm como característica do comportamento religioso brasileiro. Tal comportamento tomado individualmente e historicamente seria facilitado por uma atitude política da igreja católica de transigência em relação a esses fluxos, dadas as dificuldades enfrentadas no processo de catequese.

  • D.

    Nos primórdios da instalação do sistema colonial português com seu projeto salvacionista que se concretizou através de alguns empreendimentos fundantes no primeiro século, a começar pela catequese e a criação das irmandades religiosas, usados como instrumentos de evangelização, o catolicismo foi introduzido nas populações nativas, colonos e escravos. Os grupos étnicos envolvidos nestas empresas salvacionistas assimilaram o catolicismo à sua maneira, com crenças e ritos peculiares, de origens diversas, indígenas e negras, assim como o colono português quinhentista com suas crenças remotas nas divindades pagãs.

  • A.

    Budismo.

  • B.

    Judaísmo.

  • C.

    Judaísmo.

  • D.

    Hinduísmo.

As religiões abraâmicas são as religiões monoteístas com origem em Abraão. As principais religiões abraâmicas possuem certas semelhanças: monoteístas; concebem Deus na figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral; as características de suas narrativas sagradas partilham muitos dos mesmos valores, histórias e lugares, embora, muitas vezes, apresente-os com diferentes funções, perspectivas e significados. As principais religiões abraâmicas, em ordem cronológica de fundação, são

  • A.

    Budismo, Hinduísmo e Espiritismo.

  • B.

    Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

  • C.

    Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

  • D.

    Hinduísmo, Islamismo e Pentecostalismo.

“Aqueles que seguem o hinduísmo devem: respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais; e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.” Segundo a crença hindu, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento.

  • B.

    a alimentação deve ser saudável, utilizando carnes como fonte de proteínas e purificações.

  • C.

    a trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (Lei do Carma).

  • D.

    os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja).

  • A.

    V, F, F, F

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, F, V, V

  • A.

    Shavi, Vedanta e Coráh.

  • B.

    Védico, Bramânico e Híbrido.

  • C.

    Indiano, Asiático e Universal.

  • D.

    Primordial, Secundário e Terciário.

  • A.

    família.

  • B.

    respeito.

  • C.

    respeito.

  • D.

    liberdade.

No ensino religioso, como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do trabalho docente. O tratamento didático dado a essa área do conhecimento nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) apoia-se no(a)

  • A.

    ver, julgar e agir.

  • B.

    compreender e fazer.

  • C.

    relação entre o ser e o ter.

  • D.

    observação, reflexão e informação.

  • A.

    imanentes

  • B.

    rechaçados

  • C.

    eminentes

  • D.

    transcedentes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...