Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Religiões da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    sagrado.

  • B.

    xintoísmo.

  • C.

    sabadismo.

  • D.

    sacramento.

  • A.

    Na virada do século XIX, instalou-se no Brasil um verdadeiro pluralismo religioso com a penetração de uma multiplicidade de crenças e ritos pertencentes às mais distintas tendências religiosas e seitas.

  • B.

    No percurso da história religiosa brasileira, a Igreja, embora não perseguisse os infiéis e heréticos, não transigia com determinadas práticas dos segmentos populares e étnicos que conviviam na colônia, o que facilitou a permanência de uma religiosidade popular pura e tradicional.

  • C.

    O entrelaçamento entre crenças e sistemas religiosos de tradições distintas (católica, judaica, reformada, pagã, indígena e africana), ao longo dos cinco séculos no Brasil, produziram diversos arranjos de experiências sincréticas, que se mantêm como característica do comportamento religioso brasileiro. Tal comportamento tomado individualmente e historicamente seria facilitado por uma atitude política da igreja católica de transigência em relação a esses fluxos, dadas as dificuldades enfrentadas no processo de catequese.

  • D.

    Nos primórdios da instalação do sistema colonial português com seu projeto salvacionista que se concretizou através de alguns empreendimentos fundantes no primeiro século, a começar pela catequese e a criação das irmandades religiosas, usados como instrumentos de evangelização, o catolicismo foi introduzido nas populações nativas, colonos e escravos. Os grupos étnicos envolvidos nestas empresas salvacionistas assimilaram o catolicismo à sua maneira, com crenças e ritos peculiares, de origens diversas, indígenas e negras, assim como o colono português quinhentista com suas crenças remotas nas divindades pagãs.

  • A.

    Budismo.

  • B.

    Judaísmo.

  • C.

    Judaísmo.

  • D.

    Hinduísmo.

As religiões abraâmicas são as religiões monoteístas com origem em Abraão. As principais religiões abraâmicas possuem certas semelhanças: monoteístas; concebem Deus na figura de um criador transcendente e a fonte da lei moral; as características de suas narrativas sagradas partilham muitos dos mesmos valores, histórias e lugares, embora, muitas vezes, apresente-os com diferentes funções, perspectivas e significados. As principais religiões abraâmicas, em ordem cronológica de fundação, são

  • A.

    Budismo, Hinduísmo e Espiritismo.

  • B.

    Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

  • C.

    Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

  • D.

    Hinduísmo, Islamismo e Pentecostalismo.

“Aqueles que seguem o hinduísmo devem: respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais; e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.” Segundo a crença hindu, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento.

  • B.

    a alimentação deve ser saudável, utilizando carnes como fonte de proteínas e purificações.

  • C.

    a trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (Lei do Carma).

  • D.

    os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja).

  • A.

    V, F, F, F

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, F, V, V

  • A.

    Shavi, Vedanta e Coráh.

  • B.

    Védico, Bramânico e Híbrido.

  • C.

    Indiano, Asiático e Universal.

  • D.

    Primordial, Secundário e Terciário.

  • A.

    família.

  • B.

    respeito.

  • C.

    respeito.

  • D.

    liberdade.

No ensino religioso, como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do trabalho docente. O tratamento didático dado a essa área do conhecimento nos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso) apoia-se no(a)

  • A.

    ver, julgar e agir.

  • B.

    compreender e fazer.

  • C.

    relação entre o ser e o ter.

  • D.

    observação, reflexão e informação.

  • A.

    imanentes

  • B.

    rechaçados

  • C.

    eminentes

  • D.

    transcedentes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...