Questões de Serviço Social

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O perfil do assistente social contemporâneo exige a ultrapassagem da ação direta de mera prestação de serviços e pressupõe sua inserção nos níveis de assessoria, planejamento, negociação, pesquisa e no estímulo à participação dos usuários na formulação, gestão e avaliação de programas e serviços. Esta revisão do trabalho exige que esse profissional tenha as seguintes características:

  • A.

    esteja informado, seja crítico e propositivo.

  • B.

    tenha uma ação respaldada na resolubilidade e na solução dos problemas sociais.

  • C.

    seja competente e exerça sua autoridade e poder no sentido de reforço do pólo instituído.

  • D.

    volte-se para uma perspectiva de ajustamento social e de ressocialização dos usuários.

  • E.

    priorize em sua intervenção a dimensão instrumentalizadora, voltada para as questões técnico-operativas.

O artigo 1o da LOAS preceitua que a assistência social, como direito do cidadão e dever do Estado, é política não contributiva de seguridade social, que provê os mínimos sociais mediante ações de iniciativa pública e da socieda-de, objetivando ao atendimento de necessidades básicas. O que podemos entender por política não contributiva, à luz do pensamento de Potyara Pereira?

  • A.

    São políticas que não trabalham com a lógica da dis-tribuição de benefícios

  • B.

    Podem ser entendidas como ações de natureza com-pensatórias financiadas pelos usuários

  • C.

    São iniciativas de natureza beneficente, cuja contra-partida prevê o financiamento do setor produtivo

  • D.

    Aquela que não estabelece condições ou contraparti-das no seu processamento.

No mundo do trabalho empresarial, a "cultura da qualidade", alicerçada em programas de qualidade total, traduz-se no apelo à "satisfação do cliente" ou do empregado na empresa. No Serviço Social, Marilda Iamamoto faz a crítica a essa linguagem empresarial, pois considera que ela é:

  • A.

    contraditória, pois tem como objetivo principal assegurar informações quanto aos direitos do consumidor, mas resvala para as práticas de controle.

  • B.

    antidemocrática, tutelar e demagógica, e desrespeita a autonomia dos sujeitos consumidores.

  • C.

    feiticeira, pois a linguagem do encantamento encobre o interesse do mercado pela conquista e fidelidade dos consumidores.

  • D.

    cerceadora da liberdade, e não visa ao alargamento da participação democrática dos trabalhadores e dos consumidores.

  • E.

    ambígua, pois a linguagem empresarial tem o propósito de ludibriar e trapacear o cliente.

Sabemos que a "questão social" está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho. No capita-lismo concorrencial, ela era tratada como ações coercitivas pelo Estado. Com o advento do capitalismo monopolista como passou a ser tratada a "questão social"?

  • A.

    Torna-se objeto de respostas institucionais por meio de políticas sociais

  • B.

    Passa a ser reconhecida como problemas a serem tra-tados sobre a intervenção contínua e sistemática do Estado e da Igreja voltada para a equidade social

  • C.

    Como elemento desencadeador das respostas sociais dadas, pelo Estado sob a lógica de uma política redistributiva

  • D.

    Como problemas sociais a serem resolvidos no âmbito da reforma fiscal

São princípios éticos imprescindíveis no cotidiano do trabalho do assistente social:

  • A. defesa intransigente dos direitos humanos e do individualismo.
  • B. compromisso com a liberdade e autonomia dos sujeitos.
  • C. recusa de todas as formas de autoritarismo e defesa da ingerência na esfera privada.
  • D. participação, entendida como partilhamento das decisões, e estímulo ao controle social sobre os sujeitos.
  • E. rompimento com o teoricismo estéril e defesa do pragmatismo.

O Estado de Bem-Estar, segundo conceito que se generali-zou após a Segunda Guerra Mundial, volta-se para a garan-tia de condições básicas de existência a todos os cidadãos, no que se refere a renda, bens e serviços sociais. O Estado de Bem-Estar compreende:

  • A.

    Ações residuais comandadas pela intermitência da provisão

  • B.

    Iniciativas voltadas para a heterogeneidade e superpo-sição de ações sociais

  • C.

    Ações compensatórias, cobertura nas situações de ris-cos do trabalho e manutenção da renda

  • D.

    Indicações direcionadas para reparações tópicas e e-mergenciais de problemas sociais.

A prática educativa, seja aquela veiculada nas entrevistas ou nos espaços grupais, considerada "uma atividade material humana, transformadora do mundo e do próprio homem", guarda relação com o seguinte conceito marxista:

  • A.

    ressocialização

  • B.

    promoção humana

  • C.

    alteridade

  • D.

    práxis

  • E.

    coesão social

No contexto da tradição gramsciana da teoria ampliada, o Estado comporta duas esfera

  • A.

    A base econômica e a superestrutura ideológica

  • B.

    A infra-estrutura e a base econômica.

  • C.

    A sociedade civil e a estrutura econômica

  • D.

    A sociedade política e a sociedade civil

Um assistente social, atuando em instituição pública, realiza entrevista com um usuário que apresenta problemas com o consumo de álcool. Este profissional baliza sua prática em preceitos democráticos, vê o usuário como sujeito na relação profissional, considera a assistência como um direito de cidadania e orienta-se pelos princípios definidos em seu Código de Ética. Nesse sentido, a entrevista que realiza terá como referência os seguintes conceitos:

  • A.

    reciprocidade e concessão

  • B.

    diálogo e compaixão

  • C.

    horizontalidade e solidariedade

  • D.

    verticalidade e cortesia

  • E.

    compreensão e controle

O conceito de seguridade absorve, desde sua origem, um conjunto diversificado de políticas sociais, como a previdência social, a saúde e a assistência social. Pergunta-se: Sua emergência teve como paradigma que tipo de organização de Estado?

  • A.

    Liberal

  • B.

    De Bem Estar (Welfare State).

  • C.

    Neoliberal

  • D.

    Socialista

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