Questões sobre Serviço Social e a Família

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Atualmente, a família adquiriu centralidade nos programas sociais, o que exponencia a atuação do assistente social. Esse aumento é determinado pelo(a):

  • A. empobrecimento da sociedade como um todo;
  • B. crescimento de famílias chefiadas por mulheres;
  • C. nova noção de solidariedade;
  • D. priorização dada às famílias pelas políticas sociais;
  • E. vulnerabilização crescente dos núcleos comunitários.

O indivíduo domiciliado no Brasil que é candidato à adoção, mas não está previamente cadastrado nos termos da lei, poderá ter a adoção deferida quando:

  • A. houver a comprovação de que o adotando já conhecia o candidato a partir do programa Família Acolhedora;
  • B. o candidato for parente com o qual o adotando mantenha vínculos afetivos ou de afinidade;
  • C. a postulação se der mediante a confirmação de que o adotando residia anteriormente com o candidato;
  • D. o juiz assim determinar, a partir de laudo exarado por assistente social;
  • E. além de domiciliado no Brasil, o candidato tiver, também, nacionalidade brasileira.

Considerando as reflexões, concepções e propostas de intervenção em rede e com família, julgue os itens subsequentes. No trabalho com famílias, é necessário que se recorra à categoria da totalidade, como possibilidade de compreensão do objeto de trabalho, e à categoria da integralidade como princípio de atenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as reflexões, concepções e propostas de intervenção em rede e com família, julgue os itens subsequentes. Na definição de família, deve-se priorizar o chamado indicador parentesco, mundialmente reconhecido por definir a relação de parentesco com base em aspectos biológicos que vinculam os integrantes de uma família.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as reflexões, concepções e propostas de intervenção em rede e com família, julgue os itens subsequentes. A articulação dos grupos feministas contribuiu para que a Constituição Federal de 1988 assegurasse a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres na sociedade conjugal, superando a afirmação do homem como chefe da família.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, com relação a políticas e programas sociais dirigidos aos seguintes segmentos: idosos, população em situação de rua, mulheres, crianças e adolescentes. Nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, as penas de até seis meses podem ser substituídas por penas de cesta básica ou pagamento isolado de multa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias atuais o enfoque familiar é apontado como uma direção das políticas sociais. Na política de assistência social, adota-se como funções básicas das famílias:

  • A. garantir as referências fortalecidas por laços consanguíneos, no qual se identifica o papel provedor da figura paterna e referências de formação e educação para a mãe.
  • B. ampliar o universo informacional das crianças e adolescentes, além de privilegiar orientações da proteção tendo por base o modelo familiar de vínculos unicamente consanguíneos.
  • C. prover o sustento material e espiritual, sobretudo nos primeiros anos de formação da criança; já na segunda infância estabelecer uma estreita relação com a escola para que esta respeite os valores morais e religiosos de cada família.
  • D. prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.
  • E. garantir proteção a crianças e adolescentes até a maioridade penal. Ao se tratar de família ampliada, sua configuração aceita apenas a presença de primos em segundo grau.

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens seguintes. A realização de estudos sociais implica conhecer as formas assumidas pelas famílias, averiguando-se como a família exerce a proteção social de seus membros e qual o nível de solidariedade entre esses membros, independentemente de se fazerem análises da atuação do Estado e da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

“(...) a identificação do grupo conjugal como forma básica e elementar, e a percepção de parentesco e da divisão de papéis como fenômenos naturais, são obstáculos para a análise da instituição família. Por esta razão, propõe dissolver sua aparência de naturalidade, percebendo-a como criação humana mutável” (Bruschini, 1993:50).

A partir dessa citação, analise as afirmativas a seguir:

I) O modelo nuclear de família, tão natural no imaginário coletivo, só se consolidou por volta do século XVIII, como expressão da hegemonia da burguesia na direção política, econômica, moral e ideológica das sociedades capitalistas.

II) Arranjos familiares diferentes do modelo nuclear sempre existiram, mas eram marginalizados, representados como disfuncionais e imorais, sobretudo se presentes nas classes mais empobrecidas. O mito da “harmonia familiar” era atributo exclusivo da família nuclear.

III) O processo de reconhecimento normativo, político e simbólico das configurações familiares distintas do modelo dominante se revela na compreensão do conceito de instituição como um conjunto de práticas ou de relações sociais concretas que se reproduzem, e, nessa reprodução, se legitimam.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente II;
  • C. somente I e II;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

No que diz respeito ao afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar, um dos instrumentos que irá subsidiar a decisão deste afastamento é o Estudo Diagnóstico, que deve, dentre outros, contemplar os seguintes aspectos:

  • A. grau de risco e desproteção ao qual a criança ou adolescente está exposto se não for afastado do ambiente familiar; e história familiar e se há padrões transgeracionais de relacionamento com violação de direitos;
  • B. se o afastamento do adulto envolvido na situação que está provocando a necessidade da retirada da criança ou adolescente do convívio familiar resolverá a questão; e se esta criança ou adolescente é responsável pelo cuidado de outro familiar;
  • C. recursos financeiros disponíveis na família de origem; e permanência da criança ou do adolescente em local o mais próximo possível de sua residência, a fim de manter amigos e escola;
  • D. mapeamento da rede socioassistencial próxima à residência desta criança ou adolescente; e entrevista com a direção da escola que esta criança ou adolescente frequentava a fim de saber se não provocou outras situações difíceis;
  • E. se a família depende desta criança ou adolescente para receber algum tipo de benefício socioassistencial; e escutar os vizinhos sobre a ocorrência de maus tratos ou algum tipo de abuso.
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