Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua

Lista completa de Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue o próximo item, relativo a questões de gênero.


Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a alteração de nome e gênero no assento de registro civil condiciona-se ao procedimento cirúrgico de redesignação de sexo.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das afirmações extraídas do artigo “A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do assistente social”, de Márcia Campos Eurico (2018).

    A) O Serviço Social brasileiro enfrenta, na década de 1980, os mesmos dilemas postos para a sociedade, no árduo processo de redemocratização do país. Do ponto de vista do debate acerca do racismo, o período também é emblemático, e o avanço da luta contra o preconceito e a discriminação étnico-racial, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente, com certeza incide na profissão.

    B) O combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação étnico-racial exige, em diferentes medidas, o combate à sociedade de classes, à desigualdade de gênero, bem como o respeito à opção sexual, entre outras garantias individuais cotidianamente respeitadas.

    C) O racismo, no que se refere à população negra e aos povos indígenas, está enraizado na sociedade brasileira.

    D) O racismo é um fenômeno universal que, no caso do Brasil, incide majoritariamente sobre a população negra e tem como uma das formas mais eficazes de opressão a desqualificação de tudo aquilo que remete a sua herança genética, cultural, religiosa, a suas tradições e valores, quando estes colocam em jogo a supremacia branca.

    E) O racismo institucional refere-se às operações anônimas de discriminação racial em instituições, profissões ou mesmo em sociedades inteiras.

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


No campo ideocultural, o avanço do fundamentalismo religioso e da intolerância acirra a discriminação, e variadas formas de opressão manifestam-se de maneira cada vez mais violenta, mas também impulsiona novas maneiras de manifestação, organização e defesa de direitos de grupos sociais historicamente explorados e oprimidos, como mulheres, jovens, negros e LGBTQI+.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, tem a missão institucional de

    A) gerenciar o sistema de saúde indígena no Brasil.

    B) emitir relatórios socioculturais para garantir aos povos indígenas o acesso aos programas sociais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

    C) tutelar as decisões dos povos indígenas nos órgãos públicos,em decorrência das restrições acerca de suas capacidades civis para atos deliberativos.

    D) proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

    E) promover os direitos dos povos indígenas no Brasil e tutelar suas decisões comerciais em outros países.

Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a opção correta sobre movimentos sociais:

    A) A compreensão dos movimentos sociais como, baderna, desordem social e ações criminosas, está superada no Brasil atual.

    B) Movimento social refere-se a uma atividade, que se esgota em si mesma quando concluída, sendo ferramenta para uma mobilização social.

    C) Caracteriza uma organização, com relativo grau de formalidade e de estabilidade.

    D) Os Movimentos Sociais constituem-se de um conjunto de ações individuais de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas.

No debate sobre a organização dos movimentos sociais, segundo Sheren-Warren (2006), um tema que toma centralidade na atualidade são as redes de movimentos socais. Para organização de uma rede de movimentos sociais, é necessária a identificação de sujeitos coletivos em torno de valores, objetivos ou projetos em comum, os quais definem os atores ou situações sistêmicas antagônicas que devem ser combatidas e transformadas. Ao encontro disso, de acordo com a autora, os movimentos sociais se constituem em torno de uma identidade, da definição de ___________, defesa de um projeto e num processo de interações e articulações.

    A) parceiros

    B) articuladores

    C) adversários

    D) mobilizadores

    E) simpatizantes

No atual estágio da democracia brasileira, os movimentos sociais vivenciam dilemas e desafios à organização política e à viabilização das lutas sociais. Como desafios postos aos movimentos urbanos, tem-se a(o):

    A) Humanização.

    B) Colonialismo.

    C) Criminalização.

    D) Laicização.

    E) Diversidade cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...