Questões sobre Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para estar qualificada a prestar a atividade da assessoria em serviço social é preciso, neste processo,

  • A.

    o conhecimento do potencial pessoal e da capacidade intelectual do assistente social.

  • B.

    o exercício da discussão com os sujeitos envolvidos, a partir do seu potencial profissional.

  • C.

    o exercício especulativo dos temas a serem discutidos e a observação das atividades.

  • D.

    o conhecimento da realidade em que está atuando e a aplicação de dinâmicas de grupo.

  • E.

    a capacitação permanente do assistente social e a sistematização da sua prática.

Um dos pressupostos para que o assistente social exerça o papel de assessoria é o de conhecer a realidade e as condições objetivas com as quais os assessorados atuam e, em conjunto, definir demandas e apresentar as estratégias neste processo. Uma das estratégias principais é

  • A.

    a sua legitimidade.

  • B.

    a sua proposição.

  • C.

    a capacidade intelectual.

  • D.

    o processo especulativo.

  • E.

    o conhecimento.

A expansão da demanda de assessoria e consultoria em Serviço Social nas empresas de grande porte, a partir da década de 90, do século XX, expressa um caráter neoconservador, segundo o pensamento teórico de alguns estudiosos. Em outra direção, numa alternativa ao caráter neoconservador, o trabalho do Assistente Social na referida área se caracteriza por ser um(a)

  • A.

    espaço de caráter contraditório

  • B.

    espaço de sensibilização dos dirigentes das empresas

  • C.

    espaço de sensibilização dos trabalhadores das empresas

  • D.

    campo impróprio à implantação de novas ideias

  • E.

    competência da ação do gerente de Recursos Humanos

O trabalho de Assessoria em Serviço Social exige um profundo conhecimento sobre a realidade em que o Assistente Social é chamado a intervir. Em interação com o saber da equipe assessorada, numa visão horizontal do conhecimento produzido, é preciso colocar em evidência que esse conhecimento seja necessariamente

  • A.

    acessível ao entendimento dos sujeitos envolvidos e da sociedade civil.

  • B.

    idêntico ao processo de supervisão em Serviço Social.

  • C.

    divulgado na comunidade acadêmica através da publicação de seus resultados.

  • D.

    socializado e acompanhado por uma discussão com os sujeitos envolvidos.

  • E.

    neutro, pois cabe ao assessor decidir o que será feito.

Na perspectiva do fortalecimento do Serviço Social como uma prática de caráter emancipatório, no processo de assessoria à organização política dos usuários, adquire relevância a(o)

  • A.

    dimensão pedagógica do exercício profissional do assistente social

  • B.

    relação de confiança e tutela entre assessores e assessorados

  • C.

    supervalorização do papel profissional junto aos movimentos sociais

  • D.

    vinculação direta entre trabalho profissional e prática político-partidária

  • E.

    resgate atemporal da educação popular e do conceito de comunidade

Considere os seguintes elementos:

1. Estabelecimento de objetivos comuns por diferentes áreas profissionais.

 2. Metodologia de trabalho que busca o desvelamento da pluralidade de ângulos sob os quais um fenômeno pode ser apreendido.

 3. Modelo metodológico que define conceitos e verdades universais e generalizantes.

4. Postura profissional de respeito a diferenças e valorização do trabalho em equipe.

5. Práticas profissionais que reúnem, como conjunto, os conhecimentos de especialistas e peritos, valorizando os saberes disciplinares.

Podem ser definidos como características de práticas interdisciplinares:

  • A.

    1, 2 e 4 apenas.

  • B.

    2 , 3, 4 e 5 apenas.

  • C.

    1, 2 e 5 apenas.

  • D.

    1 e 3 apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

No livro “Avaliação e Linguagem”, Selma Magalhães (2003) coloca que as entrevistas podem ser

  • A.

    abertas, fechadas, quantitativas.

  • B.

    livres, dirigidas, semidirigidas.

  • C.

    qualitativas, livres, interativas.

  • D.

    terapêuticas, relacionais, dirigidas.

Segundo Selma Magalhães (2003), a capacidade que habilitaria os falantes a produzir, interpretar e reconhecer textos coerentes, a resumir e parafrasear textos, a perceber os limites e a completude ou incompletude de um texto é a

  • A.

    estratégia de escrita.

  • B.

    análise fundamentada.

  • C.

    competência técnica e textual.

  • D.

    comunicação coerente.

Considerando a relação entre dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.

Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de serviço social, constitui atribuição privativa do assistente social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assessoria em Serviço Social é a ação desenvolvida pelo profissional e tem como objeto intervir na realidade institucional para alterá-la propondo caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora. Nesse sentido, o papel da assessoria consiste em

  • A.

    analisar o mercado de trabalho e o processo coletivo.

  • B.

    construir condições operacionais de ações individualizadas, burocráticas e humanizadas de relações pessoais.

  • C.

    pensar no desenvolvimento e construção da cidadania e no fortalecimento da organização.

  • D.

    ensinar a fazer pesquisa e compreender o processo de trabalho.

  • E.

    pensar o processo de trabalho e os procedimentos de sistematização da ação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...